Guia da Semana

São Paulo tem programação para todos os gostos e bolsos. Do luxo à simplicidade, as opções de diversão na capital são inúmeras. Para quem gosta de economizar ou está sem grana, a boa notícia é que a cidade oferece uma série de passeios gratuitos: shows, exposições e até cursos sem que você precise colocar a mão no bolso.

Quer saber onde encontrar programas gratuitos com frequência em SP? Então confira 14 desses lugares e aproveite a programação:

FIESP


Crédito: Divulgação Facebook

A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, mais conhecida como FIESP, apresenta programação gratuita para o público toda semana. O Domingo na Paulista reúne atrações variadas, de shows a espetáculos, para quem vai passear na região. O palco é montado na frente do prédio e os eventos acontecem durante a tarde. Acompanhe a agenda completa aqui. Além do projeto, no interior do local, o público pode ainda conferir exposições e peças de teatro no novo centro cultural que foi inaugurado recentemente.

Endereço: Av. Paulista, 1313
Telefone: (11) 3549-4499

Centro Cultural de São Paulo


Crédito: Divulgação Facebook

Localizado na região do Paraíso, o CCSP disponibiliza oficinas variadas (cursos de origami, braille, etc), peças de teatro, shows, debates e exposições. Outro fato interessante do local é a horta comunitária feita em ambiente colaborativo, em determinados dias as pessoas se juntam para fazer a manutenção e as verduras ali plantadas podem ser colhidas. Conheça toda a programação grátis aqui.

Endereço: Rua Vergueiro, 1000
Telefone: (11) 3397-4002

Itaú Cultural


Crédito: Divulgação Facebook

O Itaú Cultural, além de ter sua casa própria na Avenida Paulista, também comanda as atividades do Auditório Ibirapuera. Nem tudo na programação é grátis, mas há muitos shows, exposições e cursos disponíveis para o público. Para saber o que vai rolar, é só ficar de olho aqui. O Itaú Cultural tem como objetivo divulgar os melhores artistas e projetos do cenário cultural brasileiro.

Itaú Cultural

Endereço: Av. Paulista, 149
Telefone: (11) 2168-1777

Auditório Ibirapuera

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/nº - Parque do Ibirapuera
Telefone: (11) 3629-1075

Cinemateca


Crédito: Divulgação Facebook

A Cinemateca é conhecida por ter um dos maiores acervos de filmes da América Latina. Com programação gratuita, semanalmente o local exibe diversos longas e curtas feitos por brasileiros. No calendário, você confere tudo o que vai rolar no mês. Pra quem gosta de cinema ao ar livre, a Cinemateca frequentemente realiza sessões em seu jardim, ou seja, é só ficar de olho na programação.

Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207
Telefone: (11) 3512-6111

Trianon MASP


Crédito: Divulgação Facebook

O MASP oferece entrada gratuita para o público todas as terças, das 10h às 18h. O museu é conhecido como um dos mais influentes do Brasil e tem um ótimo acervo de arte ocidental. Vale ficar de olho nos eventos que acontecem no vão do local, na última quinta de todo mês. É o caso do projeto gratuito "Música no Vão", que apresenta atrações musicais para o público.

Endereço: Av. Paulista, 1578
Telefone: (11) 3251-5644

Casa das Rosas


Crédito: Divulgação Facebook

De cinema a debates e cursos, a programação da Casa das Rosas investe forte em conteúdo cultural para seu público. O lugar é ideal para quem gosta de literatura já que não faltam oficinas relacionadas ao assunto. Vale ficar de olho na agenda do lugar que tem, inclusive, programação infantil.

Endereço: Av. Paulista, 37
Telefone: (11) 3285-6986

SESC


Crédito: Divulgação Facebook

Com diversas unidades espalhadas por São Paulo, o SESC oferece programação diferenciada e completa para o público. De esportes a aulas de yoga e música, shows, cinema e teatro, tem de tudo! Pra ver o que está acontecendo na unidade mais próxima de você, clique aqui. Vale lembrar que nem tudo é grátis, mas os programas gratuitos são ótimos para serem aproveitados.

Labhacker


Crédito: Divulgação Facebook

O espaço na região da Armênia oferece programação voltada para o cenário hacker e tecnológico. Com cursos gratuitos que falam sobre autonomia, software e outros assuntos da área, tem opção para todas as idades. Para conhecer mais sobre o projeto Labhacker, clique aqui.

Endereço: Rua Alfredo Maia, 506
Telefone: (11) 4323-6919

Matilha Cultural


Crédito: Ciclo Mídia

Se você ainda não conhece a Matilha Cultural, não sabe o que está perdendo. O local, que é pet friendly, oferece sessões de cinema gratuitas, exposições variadas, cursos, feiras que reúnem marcas independentes e rolam até debates sobre assuntos que estão na mídia. Fica de olho em tudo aqui.

Endereço: R. Rêgo Freitas, 542
Telefone: (11) 3256-2636

Caixa Cultural


Crédito: Ciclo Mídia

Bem no coração de São Paulo, o Caixa Cultural abre suas portas para o público. A programação grátis reúne espetáculos de música, teatro, dança, exposições de artes visuais, dentre outros. Artistas brasileiros são o grande foco dos projetos que acontecem no local.

Endereço: Praça da Sé, 111
Telefone: (11) 3321-4400

Mirante 9 de Julho


Crédito: Divulgação Facebook

Localizado logo atrás do MASP, o Mirante 9 de Julho conta com programação gratuita eventualmente. De happy hour a sessão de cinema ao ar livre, o local ainda conta com restaurante e serviço de bar (mas estes são pagos).

Endereço: R. Carlos Comenale, s/n - Bela Vista, São Paulo - SP, 01308-080
Telefone: (11) 3111-6330

Fundação Ema Klabin


Crédito: Divulgação Facebook

Com cursos variados, palestras, atrações musicais e visitas guiadas, a Fundação Ema Klabin tem programação gratuita aberta para todas as idades. A casa fica no Jardim Europa e ainda possui acervo de arte europeia, ocidental, oriental e outras.

Endereço: R. Portugal, 43 - Jardim Europa, São Paulo - SP, 01446-020
Telefone: (11) 3897-3232

Sala São Paulo


Crédito: Divulgação Facebook

Você sabia que dá pra assistir a apresentação de uma orquestra de graça na Sala São Paulo? Na maioria dos domingos, às 11h, o local oferece sessões gratuitas para o público. Para participar, é preciso pegar o ingresso na segunda-feira anterior ao dia da apresentação na bilheteria. E caso queira conhecer o lugar, existem visitas guiadas que contam toda a história do prédio. Confira a programação.

Endereço: Praça Júlio Prestes, 16
Telefone: (11) 3367-9500

Museu da Imagem e Som


Crédito: Divulgação Facebook

O MIS organiza eventos gratuitos mensalmente para o público, além de ter a "terça grátis" com entrada livre das 11h às 20h. A programação vai de shows a feiras e sessões de cinema na área externa do museu. Fique de olho em tudo aqui.

Endereço: Av. Europa, 158
Telefone: (11) 2117-4777

Shows imperdíveis que rolam essa semana em São Paulo

Destaques vão para Madball, Marília Mendonça, Bangta Boys e Glória.

11 lugares que servem pizzas diferentonas (e irresistíveis) em SP

Massa de pão de mel, pizza de metro, recheio de Lindt e outras delícias

15 bares com double drink, chope e cerveja em São Paulo

Os melhores lugares pra beber bem sem pagar uma fortuna!

Por Juliane Romanini

Atualizado em 5 Jul 2017.