Guia da Semana
Na Cidade
Por Ricardo Archilha e Luísa Celiberto

12 lugares que todo cinéfilo precisa conhecer em São Paulo

Conheça salas, bibliotecas e centros culturais dedicados ao universo da sétima arte!.

Fotos: Reprodução Facebook Itaú Cultural de Cinema Augusta | Reprodução/Facebook Cinesala

A cidade de São Paulo é um oásis cinematográfico. É que o polo cultural do Brasil conta com centenas de salas, comerciais ou não, além de vários outros espaços dedicados à sétima arte. Bora desvendar e conhecer cada um deles?

Então fica o roteiro para os cinéfilos de plantão: confira 12 lugares em São Paulo dedicados à arte do cinema:

1. Cinesala

Reprodução/Facebook Cinesala

O Cinesala funciona como um cinema de rua desde 1962 em São Paulo. O local fica em Pinheiros e tem o objetivo de recuperar essa cultura quase extinta na hora de assistir aos filmes na telona. Em cartaz, o visitante encontra uma grande variedade de filmes, com ingressos que variam de R$ 20 a R$ 80. Mas o diferencial está nos sofás acolchoados que ocupam as primeiras fileiras da sala, oferecendo o máximo de conforto aos cinéfilos na hora de curtir um filminho.

Cinesala

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 361 - Pinheiros
Telefone: (11) 5096-0585

2. MIS - Museu da Imagem e do Som


Ding Musa/Divulgação

Com programação que não abrange apenas à sétima arte, o MIS é um lugar para amantes de artes em geral, do cinema à música, fotografia e televisão brasileira. Os cinéfilos não podem deixar de conferir suas exposições elaboradas e ultratecnológicas, que registram e preservam as obras audiovisuais do passado e do presente. O espaço conta com mais de 200 itens e possui uma programação bem diversificada.

MIS - Museu da Imagem e do Som

Endereço: Av. Europa, 158 - Jardim Europa
Telefone: (11) 2117-4777

3. Cine Sesc


Reprodução/Facebook CineSesc

Com uma sala ampla - uma das melhores da cidade -, o diferencial do Cine Sesc é a programação especial. Lá, você encontra filmes que dificilmente estarão em cartaz em outros cinemas, além de mostras e cursos. O local também conta com um bar com várias delicinhas, além de loja e pipoqueiro, que está sempre na porta. Durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Cine Sesc é um dos espaços mais concorridos.

Cine Sesc

Endereço: Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César
Telefone: (11) 3087-0500

4. Playarte Cine Marabá


Foto: Shutterstock

Inaugurado em 15 de maio de 1945, o Cine Marabá foi por décadas um local de concentração cultural e sofisticação no centro da capital paulista. Reformado em maio de 2009 com projeto de Ruy Ohtake, o cinema foi reinaugurado pela PlayArte e recebeu o nome de Multiplex PlayArte Marabá. Apesar da programação mainstream, vale a visita pela importância histórica que o local representa.

Playarte Cine Marabá

Endereço: Avenida Ipiranga, 757 - República
Telefone: (11) 5053-6881

5. Cinemateca Brasileira


Shutterstock

Filha do Clube de Cinema de São Paulo, que nasceu nos anos 40, a Cinemateca conta com mais de 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais. Além disso, a casa ainda possui livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes que traduzem a história da sétima arte. Com programação mensal, é um dos poucos lugares na cidade dedicado totalmente à sétima arte. Para conhecer, relembrar ou apenas passear, vale a visita!

Cinemateca Brasileira

Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino
Telefone: (11) 3512-6111

6. Cine Matilha


Shutterstock

Parte do centro cultural independente Matilha Cultural, o Cine Matilha nasceu para exibir produções cinematográficas independentes e proporcionar o acesso do público do centro da cidade a festivais e mostras da sétima arte. Com a ideia de que o conhecimento é livre e pertence a todos, a programação do local não é voltada somente ao cinema, mesmo que boa parte seja. Vale lembrar que o local é pet friendly - essa é a única sala de cinema na cidade onde a entrada de cães é permitida em todas as sessões.

Cine Matilha

Endereço: Rua Rêgo Freitas, 542 - República
Telefone: (11) 98196-9290

7. CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil


Leandro Viola/Divulgação

Ocupando um prédio histórico na Rua Álvares Penteado, o CCBB é um dos centros culturais mais bacanas de São Paulo. Com programação voltada para as artes plásticas, fotografia, música e teatro, o empreendimento ainda conta com ótimas opções de filmes - a sala do CCBB costuma promover mostras de cinema (faz parte do circuito de lançamentos alternativos e independentes).

CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 - Sé
Telefone: (11) 3113-3651

8. CCSP - Centro Cultural São Paulo


Shutterstock

Localizado junto a estação Vergueiro do metrô, o CCSP é um espaço público de cultura e convívio. A programação abrange teatro, música, literatura e poesia, artes visuais, oficinas, debates, palestras e também projeções de cinema e vídeo. É um espaço bacana por si só, mas ficar de olho na programação é sempre uma boa, já que rolam diversas mostras que contemplam a sétima arte.

Centro Cultural São Paulo

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade
Telefone: (11) 3397-4002

9. CINUSP


Shutterstock

Aberta ao público em geral, o CINUSP é uma sala de cinema gratuita com programação variada. Localizada no campus da Cidade Universitária, conta com mostras temáticas produzidas por professores e alunos, seminários, debates, cursos, pré-estreias e parcerias com festivais de cinema. Além das sessões, cursos e debates, o CINUSP produz publicações que expressam a pesquisa e a reflexão sobre temas relacionados a suas atividades, com textos inéditos e de referência.

CINUSP

Endereço: Rua do Anfiteatro, 181 - Favo 04, Cidade Universitária
Telefone: (11) 3091-3540

10. Reserva Cultural


Shutterstock

O Reserva Cultural, localizado na parte inferior do prédio da Gazeta (o mesmo da faculdade Cásper Líbero e do cursinho Objetivo), na Avenida Paulista, é ideal para quem prioriza uma programação de qualidade. O espaço está sempre de portas abertas para filmes europeus e filmes de arte que não encontram espaço no circuito comercial. Uma vez por mês, ele recebe uma sessão especial de cinema francês acompanhado de um café-da-manhã temático. Além do cinema, o Reserva também abriga o café Pain de France e uma pequena livraria, cheia de achados para o público cinéfilo.

Reserva Cultural

Endereço: Avenida Paulista, 900 - Bela Vista
Telefone: (11) 3287-3529

11. Casa Guilherme de Almeida


Foto: Reprodução/Facebook Casa Guilherme de Almeida

Inaugurada há pouco tempo na Casa Guilherme de Almeida, em Perdizes, a Sala Cinematographos é um cantinho de encontro para quem não quer apenas ver filmes, mas também estudá-los. A programação inclui exibições de clássicos na Sessão Versátil, debates sobre psicologia no Cine Lacaneando e cursos diversos, que abordam desde monstros e criaturas fantásticas até o surrealismo de David Lynch ou o cinema argentino contemporâneo. E o melhor: é tudo de graça!

Casa Guilherme de Almeida

Endereço: Rua Macapá, 187 - Perdizes
Telefone: (11) 3673-1883

12. Espaço Itaú de Cinema Augusta


Reprodução/Facebook Espaço Itaú de Cinema (Augusta)

Segundo cinema mais antigo de São Paulo, o Espaço Itaú de Cinema Augusta já teve diversos nomes, mas sempre reuniu um público eclético e apaixonado por cinema. Hoje, o espaço (que ainda conta com um anexo do outro lado da rua) mescla o que há de mais alternativo no circuito comercial com filmes que você só vai ver ali, num autêntico cinema de rua. O local ainda conta com uma lojinha cheia de mimos cinéfilos e um café.

Espaço Itaú de Cinema Augusta

Endereço: Rua Augusta, 1475 - Cerqueira César

Do antigo ao tecnológico: conheça 8 cinemas diferentões para conhecer em SP

Desbrave o que há de mais interessante entre as novas e antigas salas da cidade

Espaço Itaú de Cinema faz promoção 'seu ingresso vale por dois'; saiba mais!

Na compra de um ticket, você garante que alguém possa reutilizá-lo em outra data

Para ver na Netflix: 21 filmes e séries de suspense que vão te dar um frio na espinha

Para aqueles dias em que você estiver a fim de sentir um medinho!


Por Ricardo Archilha e Luísa Celiberto

Atualizado em 26 Mar 2018.

Mais notícias

Confira o melhor da programação grátis e virtual em agosto de 2020

Na Cidade

'Botafogo Xperience' é opção de empreendimento charmoso no bairro de Botafogo, no Rio de janeiro; saiba tudo!

Na Cidade

Exposições imperdíveis para conferir em agosto de 2020

Na Cidade

13 exposições de arte brasileira para conferir online

Na Cidade

LEGO inaugura loja certificada em São Paulo; saiba tudo!

Na Cidade

Tour virtual: 10 pontos turísticos de São Paulo para conhecer online

Na Cidade