Guia da Semana

A cidade de São Paulo é um oásis cinematográfico. É que o polo cultural do Brasil conta com centenas de salas, comerciais ou não, além de vários outros espaços dedicados à sétima arte. Bora desvendar e conhecer cada um deles?

Então fica o roteiro para os cinéfilos de plantão: confira 12 lugares em São Paulo dedicados à arte do cinema:

1. Cinesala

Reprodução/Facebook Cinesala

O Cinesala funciona como um cinema de rua desde 1962 em São Paulo. O local fica em Pinheiros e tem o objetivo de recuperar essa cultura quase extinta na hora de assistir aos filmes na telona. Em cartaz, o visitante encontra uma grande variedade de filmes, com ingressos que variam de R$ 20 a R$ 80. Mas o diferencial está nos sofás acolchoados que ocupam as primeiras fileiras da sala, oferecendo o máximo de conforto aos cinéfilos na hora de curtir um filminho.

Cinesala

Endereço: Rua Fradique Coutinho, 361 - Pinheiros
Telefone: (11) 5096-0585

2. MIS - Museu da Imagem e do Som


Ding Musa/Divulgação

Com programação que não abrange apenas à sétima arte, o MIS é um lugar para amantes de artes em geral, do cinema à música, fotografia e televisão brasileira. Os cinéfilos não podem deixar de conferir suas exposições elaboradas e ultratecnológicas, que registram e preservam as obras audiovisuais do passado e do presente. O espaço conta com mais de 200 itens e possui uma programação bem diversificada.

MIS - Museu da Imagem e do Som

Endereço: Av. Europa, 158 - Jardim Europa
Telefone: (11) 2117-4777

3. Cine Sesc


Reprodução/Facebook CineSesc

Com uma sala ampla - uma das melhores da cidade -, o diferencial do Cine Sesc é a programação especial. Lá, você encontra filmes que dificilmente estarão em cartaz em outros cinemas, além de mostras e cursos. O local também conta com um bar com várias delicinhas, além de loja e pipoqueiro, que está sempre na porta. Durante a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, o Cine Sesc é um dos espaços mais concorridos.

Cine Sesc

Endereço: Rua Augusta, 2075 - Cerqueira César
Telefone: (11) 3087-0500

4. Playarte Cine Marabá


Foto: Shutterstock

Inaugurado em 15 de maio de 1945, o Cine Marabá foi por décadas um local de concentração cultural e sofisticação no centro da capital paulista. Reformado em maio de 2009 com projeto de Ruy Ohtake, o cinema foi reinaugurado pela PlayArte e recebeu o nome de Multiplex PlayArte Marabá. Apesar da programação mainstream, vale a visita pela importância histórica que o local representa.

Playarte Cine Marabá

Endereço: Avenida Ipiranga, 757 - República
Telefone: (11) 5053-6881

5. Cinemateca Brasileira


Shutterstock

Filha do Clube de Cinema de São Paulo, que nasceu nos anos 40, a Cinemateca conta com mais de 200 mil rolos de filmes, entre longas, curtas e cinejornais. Além disso, a casa ainda possui livros, revistas, roteiros originais, fotografias e cartazes que traduzem a história da sétima arte. Com programação mensal, é um dos poucos lugares na cidade dedicado totalmente à sétima arte. Para conhecer, relembrar ou apenas passear, vale a visita!

Cinemateca Brasileira

Endereço: Largo Senador Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino
Telefone: (11) 3512-6111

6. Cine Matilha


Shutterstock

Parte do centro cultural independente Matilha Cultural, o Cine Matilha nasceu para exibir produções cinematográficas independentes e proporcionar o acesso do público do centro da cidade a festivais e mostras da sétima arte. Com a ideia de que o conhecimento é livre e pertence a todos, a programação do local não é voltada somente ao cinema, mesmo que boa parte seja. Vale lembrar que o local é pet friendly - essa é a única sala de cinema na cidade onde a entrada de cães é permitida em todas as sessões.

Cine Matilha

Endereço: Rua Rêgo Freitas, 542 - República
Telefone: (11) 98196-9290

7. CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil


Leandro Viola/Divulgação

Ocupando um prédio histórico na Rua Álvares Penteado, o CCBB é um dos centros culturais mais bacanas de São Paulo. Com programação voltada para as artes plásticas, fotografia, música e teatro, o empreendimento ainda conta com ótimas opções de filmes - a sala do CCBB costuma promover mostras de cinema (faz parte do circuito de lançamentos alternativos e independentes).

CCBB - Centro Cultural Banco do Brasil

Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 - Sé
Telefone: (11) 3113-3651

8. CCSP - Centro Cultural São Paulo


Shutterstock

Localizado junto a estação Vergueiro do metrô, o CCSP é um espaço público de cultura e convívio. A programação abrange teatro, música, literatura e poesia, artes visuais, oficinas, debates, palestras e também projeções de cinema e vídeo. É um espaço bacana por si só, mas ficar de olho na programação é sempre uma boa, já que rolam diversas mostras que contemplam a sétima arte.

Centro Cultural São Paulo

Endereço: Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade
Telefone: (11) 3397-4002

9. CINUSP


Shutterstock

Aberta ao público em geral, o CINUSP é uma sala de cinema gratuita com programação variada. Localizada no campus da Cidade Universitária, conta com mostras temáticas produzidas por professores e alunos, seminários, debates, cursos, pré-estreias e parcerias com festivais de cinema. Além das sessões, cursos e debates, o CINUSP produz publicações que expressam a pesquisa e a reflexão sobre temas relacionados a suas atividades, com textos inéditos e de referência.

CINUSP

Endereço: Rua do Anfiteatro, 181 - Favo 04, Cidade Universitária
Telefone: (11) 3091-3540

10. Reserva Cultural


Shutterstock

O Reserva Cultural, localizado na parte inferior do prédio da Gazeta (o mesmo da faculdade Cásper Líbero e do cursinho Objetivo), na Avenida Paulista, é ideal para quem prioriza uma programação de qualidade. O espaço está sempre de portas abertas para filmes europeus e filmes de arte que não encontram espaço no circuito comercial. Uma vez por mês, ele recebe uma sessão especial de cinema francês acompanhado de um café-da-manhã temático. Além do cinema, o Reserva também abriga o café Pain de France e uma pequena livraria, cheia de achados para o público cinéfilo.

Reserva Cultural

Endereço: Avenida Paulista, 900 - Bela Vista
Telefone: (11) 3287-3529

11. Casa Guilherme de Almeida


Foto: Reprodução/Facebook Casa Guilherme de Almeida

Inaugurada há pouco tempo na Casa Guilherme de Almeida, em Perdizes, a Sala Cinematographos é um cantinho de encontro para quem não quer apenas ver filmes, mas também estudá-los. A programação inclui exibições de clássicos na Sessão Versátil, debates sobre psicologia no Cine Lacaneando e cursos diversos, que abordam desde monstros e criaturas fantásticas até o surrealismo de David Lynch ou o cinema argentino contemporâneo. E o melhor: é tudo de graça!

Casa Guilherme de Almeida

Endereço: Rua Macapá, 187 - Perdizes
Telefone: (11) 3673-1883

12. Espaço Itaú de Cinema Augusta


Reprodução/Facebook Espaço Itaú de Cinema (Augusta)

Segundo cinema mais antigo de São Paulo, o Espaço Itaú de Cinema Augusta já teve diversos nomes, mas sempre reuniu um público eclético e apaixonado por cinema. Hoje, o espaço (que ainda conta com um anexo do outro lado da rua) mescla o que há de mais alternativo no circuito comercial com filmes que você só vai ver ali, num autêntico cinema de rua. O local ainda conta com uma lojinha cheia de mimos cinéfilos e um café.

Espaço Itaú de Cinema Augusta

Endereço: Rua Augusta, 1475 - Cerqueira César

Do antigo ao tecnológico: conheça 8 cinemas diferentões para conhecer em SP

Desbrave o que há de mais interessante entre as novas e antigas salas da cidade

Espaço Itaú de Cinema faz promoção 'seu ingresso vale por dois'; saiba mais!

Na compra de um ticket, você garante que alguém possa reutilizá-lo em outra data

Para ver na Netflix: 21 filmes e séries de suspense que vão te dar um frio na espinha

Para aqueles dias em que você estiver a fim de sentir um medinho!

Por Ricardo Archilha e Luísa Celiberto

Atualizado em 26 Mar 2018.