Guia da Semana

Com o tema “Passado, presente, futuro”, a Feira Preta chega a São Paulo para trazer programação artística sobre a cultura negra. A feira acontece dos dias 7 e 8 de dezembro, no Memorial da América Latina, e promete ser um evento impactante. Separada por temáticas, a feira atravessa diversos pontos de atuação da militância, do entretenimento, dos negócios, do empreendedorismo e de oportunidades de trabalho.

Além da feira em si, ocorre também o Festival Feira Preta, que começou dia 2 de novembro e desde então conta com uma programação cultural pela cidade inteira, com feira de produtos e serviços, palestras, workshops, diálogos, shows, exposições, cinema, literatura, performance e muito mais.

Ficou curioso(a) para saber mais? O Guia da Semana reuniu bons motivos para você visitar a Feira Preta em 2019. Confira

► Shows incríveis

Foto: Bruno Trindade/Divulgação (via assessoria - Teto Cultura Comunicação)


Nos dias 7 e 8 de dezembro, o Memorial da América Latina vai estar repleto de atrações imperdíveis. No palco principal da feira vão rolar alguns shows de bandas como Drika Barbosa com Danna Lisboa, Larissa Luz convida Linn da Quebrada, Tuyo, Banda Africanos, Encontro dos Blocos Afros: Ilu Oba, Ilu Ina, Zumbido e Umoja, Atoxxa e mais! Pode apostar que serão shows incríveis, muito animados e engajados. O memorial vai tremer!


► Incentiva o empreendedorismo negro

Desde 2002, o Pretahub, instituto responsável pela feira, faz mapeamento do empreendedorismo negro no Brasil e atua como incubadora e aceleradora de negócios negros, além de fornecer educação empreendedora. Na feira, haverá um espaço totalmente dedicada ao empreendedorismo, com workshops, palestras, roda de conversas e exposições sobre o assunto e também sobre o mercado financeiro. Será uma boa oportunidade para aprender, fazer networking e discutir ideias.


► 17 anos de história

Foto: Reprodução/Site Oficial Feira Preta

Desde 2002, a feira vem crescendo em ritmo acelerado, chegando em 2018 com um resultado incrível de público. Em 2018, foram 50 mil participantes, mais que o dobro de 2017, com 10 dias de programação e 40 atrações. Este ano, a feira não fica atrás: a expectativa é reunir cerca de 100 empreendedores negros e receber mais de 30 mil visitantes. É a maior feira de cultura e empreendedorismo negro da América Latina. Você não vai querer ficar de fora dessa!

► De olho nos diversos mercados

Com grande foco no empreendedorismo, a feira diferencia seus espaços conforme os mercados disponíveis de atuação, todos com uma programação de workshops, palestras e exposição. São espaços voltados à tecnologia e inovação, mercado geek, turismo e experiência afros, mercado de trabalho, saúde e bem-estar, literatura e mais! A feira promete uma grande diversidade de pessoas e empreendimentos de várias áreas, com oferta de produtos e serviços.


► Programação imperdível

Para além da programação incrível da feira, o festival conta com uma variedade de atrações desde exposições e filmes a workshops e festas. O festival termina no dia 8 de dezembro, juntamente com a feira. Entretanto, ainda há boas atrações rolando pela cidade de São Paulo que podem te interessar.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Foto de capa: Reprodução/Site Oficial Feira Preta | Victor Hugo K F / Shutterstock.com

Atualizado em 29 Nov 2019.