Guia da Semana

O Museu da Língua Portuguesa e o Museu do Futebol são ótimas opções de passeio para o fim de semana do Dia dos Pais 2022. Ambos têm atrações inéditas e exposições que enaltecem a cultura brasileira, seja por meio da diversidade de nosso idioma ou pela relação do futebol com a Semana de Arte Moderna de 1922.

No sábado, dia 13 de agosto, acontece a Feira Luz Criativa Indígena no Museu da Língua Portuguesa. O evento, que será realizado no Saguão B e no Pátio B da instituição, reunirá mais de 10 expositores, sendo a maioria deles indígenas, que comercialização seus produtos a quem passar pelo local das 10h às 17h. Entre eles, a marca Sioduhi Studio, que, por meio de roupas e acessórios, expressa a presença indígena nos centros urbanos e nas aldeias; e Aho, Bruno, cujos carros-chefes são os maracás. Grupos não-indígenas, como o Pão do Povo da Rua, Fita de Moça e Elo Sons, também estarão presentes. O evento contará com as apresentações do coral indígena Opy Mirim (às 12h) e do músico MC Werá (às 14h30). A entrada será gratuita.

Há também a opção de visitar a exposição principal do Museu da Língua Portuguesa, que destaca a variedade de nosso idioma por meio de textos informativos, produções audiovisuais e interatividade em experiências como o "Português do Brasil" – linha do tempo da língua portuguesa falada em nosso país – e o "Nós da Língua" – um conjunto de telas interativas sobre a língua portuguesa falada ao redor do mundo. A "Praça da Língua", uma experiência imersiva na qual textos da literatura portuguesa são projetados no texto, também é imperdível.

O ingresso para visitar a exposição aos sábados é gratuito. Aos domingos, custa apenas R$ 20 (inteira). Lembrando que quem visitar pode realizar um tour pela mostra principal com educadores do Museu (aos sábados e domingos, às 10h e às 13h) ou ainda um passeio pelo histórico prédio da Estação da Luz, sede do Museu (aos sábados e domingos, às 11h e às 15h). Os grupos, de até 15 pessoas, são formados 15 minutos antes do início do passeio, próximo à bilheteria do Pátio A.

Já o Museu do Futebol conta atualmente com duas exposições em cartaz. A mostra temporária "22 em Campo", que traz relações surpreendentes entre o modernismo e o futebol que foram fundamentais na construção da identidade brasileira, enquanto a exposição principal relata a chegada e a consolidação da modalidade no país ao longo de 15 salas interativas.

No sábado, dia 13 de agosto, o Museu do Futebol promove dois eventos especiais. Pela manhã, das 11h às 13h, o "Deixa Ela Torcer" reunirá torcedoras no Auditório para debater o espaço da mulher nos estádios. Já à tarde, das 14h às 17h,
será comemorado o aniversário de 102 anos da Portuguesa, com homenagens, exibição de documentário e uma mesa-redonda. Por fim, há também a possibilidade de fazer visitas mediadas pelo time de educadores do Museu do Futebol, de forma gratuita. Os grupos são formados por até 10 pessoas, por ordem de chegada, às 10h e às 14h.


COMBO

Ao comprar ingresso para o Museu da Língua Portuguesa pela internet, o visitante tem a opção de, no ato da compra, pegar o ingresso do Museu do Futebol pela metade do preço. Na promoção, o visitante terá 30 dias para ir aos dois museus. A promoção é válida somente para as compras pela internet iniciadas pelo ingresso do Museu da Língua Portuguesa. Vale lembrar que, aos sábados, a entrada do Museu da Língua Portuguesa é gratuita; já no Museu do Futebol, quem o visita às terças-feiras não paga
nada.


SERVIÇO

MUSEU DA LÍNGUA PORTUGUESA
Endereço: Praça da Luz, s/n [Estacionamento conveniado (Garage K): entrada pela avenida Tiradentes, 248 e pela Rua João Teodoro, 78]

MUSEU DO FUTEBOL
Endereço: Praça Charles Miller, s/n - Pacaembu - São Paulo [Estacionamento com Zona Azul Especial – R$ 5,75 por três horas]

Por Amanda Matos

Atualizado em 12 Ago 2022.