Guia da Semana

O Museu da Língua Portuguesa está preparando uma programação de férias gratuita, repleta de jogos e instalações lúdicas para crianças de todas as idades e suas famílias. De 9 a 26 de janeiro, de terça a sábado, das 10h às 17h, o museu promoverá o ''Estação Férias – Brincadeiras Musicais''.

Durante o Estação Férias, o coletivo Aqui a gente brinca!, composto por artistas educadoras, proporcionará experiências sensíveis e criativas do livre brincar. Um dos destaques é o Labirinto da Composição, onde os participantes poderão mergulhar em um emaranhado de palavras de diversas canções para recompô-las livremente. Haverá também um microfone à disposição para quem quiser soltar a voz e jogos da cultura popular brasileira.

Nos sábados 13 e 20 de janeiro, e no aniversário da cidade de São Paulo, em 25 de janeiro (quinta-feira), o Estação Férias – Brincadeiras Musicais também ocupará a calçada do Saguão B com um festival, incluindo apresentações artísticas e, é claro, mais brincadeiras.

Todas as atividades do Brincadeiras Musicais dialogam com o tema da exposição temporária Essa nossa canção, que explora a relação da língua portuguesa com a canção popular brasileira por meio de músicas de diversos gêneros. Faixas de artistas como Noel Rosa, Cartola, Chico Buarque, Racionais MC’s e MC Marcelly se misturam, promovendo trocas interessantes entre diferentes faixas etárias.

Uma das experiências notáveis para as crianças é a linha do tempo Do Cilindro à Nuvem, que reúne aparelhos e objetos utilizados para a gravação e reprodução de canções desde o fim do século 19. É comum observar adultos explicando como funcionava o walkman para as crianças que só conhecem a reprodução de música pelo celular.

Exposição principal

Outra atração imperdível para quem visita o Museu da Língua Portuguesa é a sua exposição principal, que, por meio de experiências interativas, apresenta a diversidade e a riqueza do português falado no Brasil.

Na experiência Palavras Cruzadas, os visitantes podem escolher uma palavra em uma tela sensível ao toque, descobrindo seu significado e ouvindo sua pronúncia na língua da qual se originou, que pode ser africana, tupinambá, ou até mesmo inglesa, francesa, italiana ou espanhola. Já na Praça da Língua, textos da literatura em língua portuguesa são projetados no teto, criando uma espécie de planetário das palavras.

Como uma recordação da visita, a dica é fazer uma foto no terraço do Museu da Língua Portuguesa, aberto para o público desde a reabertura da instituição em julho de 2021, com a icônica torre do relógio da Estação da Luz ao fundo.


SERVIÇO

Estação Férias – Brincadeiras Musicais
De 9 a 26 de janeiro, de terça a sábado, das 10h às 17h
No Saguão B, no Pátio B e na Calçada do Saguão B do Museu da Língua Portuguesa
Grátis

Exposição principal + mostra temporária Essa nossa canção
De terça a domingo, das 9h às 16h30 (com permanência até as 18h)
Fechado nos dias 24, 25 e 31 de dezembro e 1º de janeiro
R$ 20 (inteira); R$ 10 (meia)
Grátis para crianças até 7 anos
Grátis aos sábados
Acesso pelo Portão A
Venda de ingressos na bilheteria e pela internet:
https://bileto.sympla.com.br/event/68203

Por Amanda Matos

Atualizado em 22 Dez 2023.