Guia da Semana

Guia da Semana

O Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa promoverá uma série de atividades, ao longo do mês de junho, para aproximar o público infantojuvenil da obra de José Saramago. Essas ações vão acontecer em três encontros especiais, nos dias 1º, 15 e 29 de junho, das 12h às 13h, e também no projeto "Estação Famílias", aos domingos, das 10h30 às 12h30. Esses eventos, que são gratuitos, serão realizados no Saguão B, onde está a Instalação O Conto da Ilha Desconhecida, que homenageia o autor português.

No dia 1º de junho, no encontro intitulado "Imagem-Palavra", os educadores e educadoras do Museu da Língua Portuguesa vão apresentar os livros infantojuvenis de Saramago, que escreveu uma série de histórias baseadas no cotidiano e nas pequenas coisas da vida. Na atividade, será possível aprender que uma narrativa pode ser contada de diferentes formas, seja por meio da escrita ou do desenho.

Já o título do encontro do dia 15 de junho é "Poesia Inesperada". Nesta data, os visitantes serão convidados a criar uma poesia a partir de frases e palavras retiradas dos livros infantojuvenis de Saramago, o único escritor em língua portuguesa a ganhar o Prêmio Nobel de Literatura.

Por fim, no dia 29 de junho, no encontro "Uma Luz Inesperada", o Núcleo Educativo do Museu propõe uma contação de história baseada no livro “Uma Luz Inesperada”, de Saramago. Será feito um convite ao público para imaginar possíveis caminhos a serem percorridos com um mapa e diferentes objetos usados para contar essa história. Além disso, aos domingos, no projeto Estação Famílias, o Educativo promove leituras dos trabalhos infantis de Saramago.

Homenagem a Saramago

A Instalação "O Conto da Ilha Desconhecida", uma enorme barca inflável que ocupa o Saguão B do Museu da Língua Portuguesa até 24 de julho, é livremente inspirada no livro de mesmo nome de José Saramago. Trata-se de mais uma homenagem ao centenário do escritor.

O projeto tem como foco crianças e jovens, que, muitas vezes, não são considerados leitores da obra de Saramago. Ele é o autor de clássicos como “A Caverna” e “O Evangelho Segundo Jesus Cristo”.

A ideia da instalação é proporcionar uma experiência cenográfica imersiva, que poderá ser usufruída de forma lúdica pelo público, principalmente as crianças. Dentro da barca, há uma série de bonecos feitos nos mais diferentes materiais - o público pode entrar nela e, claro, fotografar.

Todo o ambiente do Saguão B foi construído e desenvolvido pela companhia teatral Pia Fraus, que tem uma trajetória reconhecida de performances para o público infantil.


Serviço


Atividades educativas na Instalação O Conto da Ilha Desconhecida
QUANDO: Dias 1º, 15 e 29 de junho, das 12h às 13h
ONDE: Saguão B do Museu da Língua Portuguesa

Estação Famílias
QUANDO: Aos domingos, das 10h30 às 12h30
ONDE: Saguão B do Museu da Língua Portuguesa

Instalação O Conto da Ilha Desconhecida
QUANDO: Em cartaz até 24 de julho, de terça a domingo, das 9h às 18h
ONDE:Saguão B do Museu da Língua Portuguesa

Por Amanda Matos

Atualizado em 30 Mai 2022.