Guia da Semana

Por causa do coronavírus, diversos eventos ao redor do mundo estão sendo adiados e cancelados. E no Brasil não é diferente. Nesta sexta-feira (13), a organização do Lollapalooza Brasil anunciou que a edição 2020 do famoso festival foi remarcada para dezembro.

Para que você fique por dentro de tudo, o Guia da Semana listou alguns eventos e atividades que foram cancelados ou adiados em todo o país. Confira:


SHOWS


LOLLAPALOOZA BRASIL 2020

Por conta do coronavírus, o Lollapalooza Brasil 2020 foi adiado para dezembro. O festival, que aconteceria nos dias 3, 4 e 5 de abril no Autódromo de Interlagos, em São Paulo, será nos dias 4, 5 e 6 de dezembro. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (13), pela organização do evento. Os headliners Guns N’ Roses, The Strokes e Travis Scott seguem confirmados para as três datas remarcadas.


MCFLY NO BRASIL

O grupo McFly adiou sua turnê pelo Brasil para os meses de setembro e outubro. A banda inglesa de pop rock, que tinha nada menos do que sete shows marcados no país entre março e abril, anunciou o adiamento no Twitter.


TURNÊ DOS GRUPOS RENAISSANCE E CURVED AIR NO BRASIL

A Top Cat informa que a turnê dos grupos Renaissance e Curved Air, originalmente agendada para os dias 19, 21 e 22 de marco, foi adiada para os dias 20 de agosto (São Paulo, no Espaço das Americas ), 21 de agosto ( Rio de Janeiro, Vivo Rio) e 22 de Agosto ( Belo Horizonte, no Palácio das Artes), por recomendação de órgãos superiores e em função da nota divulgada esta semana pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Os ingressos serão automaticamente transferidos para as novas datas.


FESTIVAL MÚSICA EM TRANCOSO

O Mozarteum Brasileiro informa que decidiu cancelar a realização de todas as atividades da 9ª edição do Festival Música em Trancoso, em função da pandemia do Covid 19, o Coronavirus, confirmada pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A medida visa garantir a segurança e o cuidado com a saúde do público, dos artistas e de toda a equipe de trabalho. A decisão foi tomada após consulta ao Ministério Público e aos órgãos de saúde pública do Estado da Bahia.

FEIRAS E EVENTOS


CPSXP - CAMPINAS EXPERIENCE

Devido à crescente preocupação com questões de saúde relacionadas à disseminação do COVID-19 e o aumento do número de casos confirmados no Brasil, a organização do CPSXP - Campinas Experience, o 1º Game Park do interior, que aconteceria nos dias 4 e 5 de abril, no Expo D. Pedro, decidiu adiar o evento para os dias 12 e 13 de dezembro. A decisão foi baseada nas recomendações de especialistas da área médica de evitar aglomeração de pessoas neste período de propagação do vírus.


EDUEXPO EM SÃO PAULO

A EDUEXPO – maior feira de intercâmbio do mundo, com feiras realizadas em 25 cidades de todos os continentes e 20 anos de experiência do setor – anunciou o cancelamento dos seus eventos agendadas para São Paulo, neste final de semana (14 e 15), em Brasília, no dia 17, e no Rio de Janeiro, no dia 19. As datas para a edição de setembro/outubro da EDUEXPO 2020 seguem confirmadas.


LANÇAMENTO DA SÉRIE “PAULO FREIRE, UM HOMEM DO MUNDO” EM SÃO PAULO

O III Seminário Internacional Arte, Palavra e Leitura – Por uma Educação Transformadora, que estava previsto para os dias 17 a 19 de março de 2020, no Sesc Pinheiros, bem como todas as atividades relacionadas ao evento, foi suspenso. Uma das atividades seria o evento de lançamento da série Paulo Freire, Um Homem do Mundo e a estreia on demand, que aconteceriam em 17/03, quanto a exibição no canal, dia 1/4.


WME CONFERENCE 2020

Diante dos últimos desdobramentos da pandemia de COVID-19, o WME Conference 2020, que aconteceria nos dias 27, 28 e 29 de março, no CCSP, em São Paulo, foi adiado. Informações sobre as novas datas serão divulgadas em breve.

MUSEUS E CENTROS CULTURAIS


SP-ARTE 2020 EM SÃO PAULO

Em meio ao agravamento da situação envolvendo o COVID-19 no Brasil, a 16ª edição da SP-Arte, que aconteceria de 1º a 5 de abril, no Pavilhão da Bienal, foi suspensa.


INAUGURAÇÃO DA NOVA SEDE DO INSTITUTO DE ARTE CONTEMPORÂNEA

A abertura oficial da nova sede do IAC – Instituto de Arte Contemporânea, que aconteceria dia 14 de março em um prédio Na confluência das avenidas Dr. Arnaldo e Paulista, importante eixo cultural da cidade de São Paulo, foi adiada. A nova data será informada em breve.


CENTRO CULTURAL FIESP SÃO PAULO

O Centro Cultural Fiesp, em São Paulo, informa que suspenderá todas as suas atividades por tempo indeterminado a partir do dia 13 de março, como uma medida de precaução, tendo em vista o aumento de casos do Coronavírus no país. A decisão leva em consideração o bem-estar e a saúde do público que frequenta o espaço e tem acesso a sua programação cultural gratuita diariamente.


ITAÚ CULTURAL SÃO PAULO

O Itaú Cultural promoveu alterações em sua agenda de atividades em função da pandemia de coronavírus (Covid 19). As medidas são as seguintes: Cancelamento de toda a programação de março do Cantinho da Leitura e Feirinha de Troca, realizada tradicionalmente aos finais de semana na instituição. Estão canceladas, também, as contações de história com a artista Kelly Orasi, que aconteceriam neste mês no local; Cancelamento de todas atividades em salas de espetáculos do IC (sala multiúso, sala Itaú Cultural e sala vermelha); Instalação de conta-giros de entrada e saída para controlar o número de visitantes - serão permitidas apenas 500 visitantes simultâneos nas instalações do Instituto; Redução do horário de funcionamento do IC, com abertura 12h e fechamento às 18h - o instituto fecha às segundas-feiras para o público; Cancelamento de todos os eventos do Auditório Ibirapuera, uma vez que a casa tem capacidade para mais de 500 espectadores; Cancelamento do Seminário Convivência Intercultural – Perspectiva Latino-Americana, que aconteceria no dia 18 de março (quarta-feira), com a participação de convidados da Argentina, Brasil, Colômbia, Congo e Equador; Preventivamente, foram cancelados os agendamentos de ônibus para visitação de alunos de escolas públicas e cursos presenciais, que serão reagendados.


CCBB RJ

A partir de 14 de março, as atividades do CCBB RJ estão suspensas, a fim de mitigar o risco de propagação do Coronavírus (Covid-19). Para aqueles que compraram ingressos no site Eventim, a devolução pode ser feita pelo SAC da empresa. Para aqueles que compraram na bilheteria, presencialmente, a orientação é aguardar a normalização do funcionamento.


FESTIVAL DE CURITIBA

A produção do Festival de Curitiba informa a decisão do adiamento de toda a sua programação devido a pandemia do Covid 19, o Coronavírus. A decisão se deve à segurança e ao cuidado com a saúde do público, dos artistas e de toda a equipe de trabalho. O evento está reagendado para setembro de 2020, entre os dias 1° e 13. Os ingressos já adquiridos continuam válidos para a programação nas datas informadas. Mais informações serão divulgadas em breve.


EXPOSIÇÃO “TARSILA: ESTUDOS E ANOTAÇÕES”, NO FAMA MUSEU, EM ITU

A abertura da exposição Tarsila: estudos e anotações, marcada para este sábado (14/3) no FAMA Museu, em Itu, foi adiada em função da pandemia de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2), conforme anunciado ontem (11/3) pela Organização Mundial de Saúde (OMS). A nova data para abertura da mostra será decidida nos próximos dias, com base nas orientações das autoridades de saúde.

VIAGENS


COSTA CRUZEIROS

Visando a proteção da saúde e a segurança de seus hóspedes e tripulação, além das restrições imigratórias impostas pelas autoridades de outros países na América do Sul, a Costa Cruzeiros antecipa o término de sua temporada brasileira 2020 e anuncia a interrupção das operações de cruzeiros na região a partir do dia 17 de março. Os cruzeiros a bordo do navio Costa Fascinosa com embarques programadas para os dias 17, 23 e 31 de março e 6 de abril de 2020 estão cancelados. O roteiro de travessia Brasil-Itália, com saída em 14 de abril, também não ocorrerá.

CINEMA


FILME “DE PERTO ELA NÃO É NORMAL”

Devido a pandemia do Covid 19, o coronavírus, a estreia do filme “De Perto Ela Não É Normal”, que seria realizada no dia 2 de abril em cinemas de todo o Brasil, foi adiada. Ainda não há informações sobre a nova data de lançamento da produção.


FILME “NO GOGÓ DO PAULINHO”

Em virtude da pandemia de Coronavírus (Covid-19) decretada pela Organização Mundial da Saúde e com a intenção de preservar a saúde do espectador brasileiro, a Downtown Filmes e a Camisa Listrada, distribuidora e produtora da comédia “No Gogó do Paulinho”, informam que o lançamento do longa será adiado e não mais acontecerá em 16 de abril. Ainda sem nova data confirmada, o filme mantém a previsão de estreia para o ano de 2020. Tanto a Downtown Filmes quanto a Camisa Listrada entendem que a alegria do personagem Paulinho Gogó não combina com o atual momento que é de alerta.


FILMES “A MENINA QUE MATOU OS PAIS” E “O MENINO QUE MATOU MEUS PAIS”

O lançamento dos filmes A Menina Que Matou Os Pais e O Menino Que Matou Meus Pais, sobre o caso Von Richthofen, foi adiado. A Galeria Distribuidora e a Santa Rita Filmes estão acompanhando o cenário e, até o momento, mantêm a estreia dos longas em 2020, ainda sem data definida.


FILME “UM LUGAR SILENCIOSO – PARTE II

A Paramount Pictures decidiu alterar a data de lançamento de “Um Lugar Silencioso – Parte II” mundialmente, inclusive no Brasil. A futura data de lançamento do filme será anunciada assim houver uma percepção melhor do impacto dessa pandemia no mercado de cinema global.


FILME “AOS OLHOS DE ERNESTO”

A produtora Casa de Cinema de Porto Alegre e a distribuidora Elo Company informam o adiamento da estreia do filme “Aos Olhos de Ernesto”, de Ana Luiza Azevedo, que estava marcada para 2 de abril. A decisão foi tomada devido aos acontecimentos mundiais em torno do Coronavirus (COVID – 19).

Atualizado em 13 Mar 2020.