Guia da Semana

Procurando algo em específico? Roupas, discos, decoração, móveis ou instrumentos musicais? Felizmente, em São Paulo há locais que concentram lojas de determinados segmentos, facilitando a vida e experiência do cliente. São ruas e galerias totalmente dedicadas a um tipo de produto – o que ajuda bastante na negociação dos valores.

Sempre pensando em te ajudar, o Guia da Semana separou 19 lugares em São Paulo para fazer compras temáticas. São lojas especializadas em objetos para casa, eletrônicos, antiguidades, produtos étnicos, música, roupas e muito mais. Confira:

Artigos para casa

Foto: Shutterstock


Rua Consolação, Consolação

Em direção ao centro, é possível encontrar na Rua da Consolação lustres, lâmpadas e luminárias para enfeitar sua casa. São quarteirões com diversas lojas, de vários preços, por isso, tome seu tempo para fazer a melhor escolha.

Como chegar: Pegue a linha amarela e desça na estação Paulista. Ou pegue um ônibus que desça a Rua da Consolação.


Rua 25 de Março, Centro

Com tanta variedade de produtos, é possível se perder pela Rua 25 de Março, tão famosa em São Paulo. Caso procure utensílios de cozinha, ali é seu destino. O foco destes produtos fica no final da Ladeira Porto Geral até a Praça Parque Dom Pedro.

Como chegar: Desça na estação São Bento do metrô (linha azul) ou pegue algum ônibus que desça no Parque Dom Pedro II.


Rua Oriente, Brás

A Rua Oriente é o local para quem procura produtos para cama, mesa e banho. Ali ficam os preços mais acessíveis, desde lojas a comerciantes ambulantes. As opções são muito variadas.

Como chegar: Desça na estação Brás, da linha vermelha do metrô, ou na estação Brás da CPTM, nas linhas safira, coral e turquesa.


Rua Teodoro Sampaio, Pinheiros

A parte da Rua Teodoro Sampaio mais perto do Largo do Batata é marcada por lojas de móveis. São muitas opções, das mais baratas até às mais sofisticadas. Tome um tempo para achar o móvel certo para sua sala, quarto, cozinha ou banheiro.

Como chegar: Desça na estação Faria Lima, da linha amarela do metrô, ou pegue um ônibus que suba a Teodoro Sampaio.

Eletrônicos e acessórios

Foto: Shutterstock


Rua Santa Ifigênia, República

Local preferido dos aficionados por eletrônicos e games, a Santa Ifigênia é especializada neste segmento. Há artigos de informática, impressoras, games, foto e vídeo, assistência técnica, celulares, TV, monitores e até drones.

Como chegar: Desça na estação São Bento, linha azul do metrô, ou na Estação Luz, linha amarela e azul do metrô.


Galerias da Avenida Paulista, Bela Vista

A famosa avenida de São Paulo é centro comercial para vários produtos e serviços na cidade. Reconhecida por ser um centro cultural, com espaços para exposições, apresentações e cinemas, a avenida também é ponto para quem busca comprar eletrônicos e acessórios. É possível encontrar uma variedade de galerias com consoles, assistência técnica, fones de ouvido, games, controles, celulares, acessórios para smartphones, entre muitos outros.

Como chegar: desça nas estações Consolação ou Trianon-Masp, na linha verde do metrô, ou pegue um ônibus que passe pela Avenida Paulista.

Antiguidades

Foto: Shutterstock


Feira Benedito Calixto, Pinheiros

Todo sábado acontece a Feira da Benedito Calixto, em que os expositores vendem antiguidades desde louça, óculos e discos de vinil até decoração, móveis e objetos militares. É um passeio muito interessante e diferente, perfeito para sair da rotina. Na praça, também há restaurantes e outras lojas que oferecem produtos artesanais, como roupas e acessórios.

Como chegar: Descer na estação Faria Lima do metrô (linha amarela) ou pegue qualquer ônibus que passe pela Rua Teodoro Sampaio.


Rua Cardeal Arcoverde, Pinheiros

Também em Pinheiros, a Rua Cardeal Arcoverde oferece uma quantidade boa de lojas de antiguidades, que vendem principalmente objetos de decoração e móveis antigos.

Como chegar: Descer na estação Clínicas, da linha verde do metrô, ou na estação Oscar Freire, da linha amarela do metrô.


Praça Dom Oriente, Bixiga

Localizada no bairro do Bixiga, a Praça Dom Oriente abriga uma feira de antiguidades, parecida com a da Benedito Calixto, porém, com menor variedade – mas o passeio compensa pelos preços acessíveis dos produtos.

Como chegar: desça na estação Brigadeiro da linha verde do metrô.


Rua Pedroso de Morais, Pinheiros

Este passeio é para os amantes de literatura. A Rua Pedroso de Morais abriga uma variedade de sebos com diversas opções de livros e discos usados. O segredo é entrar e se perder entre as prateleiras. Você pode encontrar desde títulos mais recentes até os mais clássicos por preços bem acessíveis.

Como chegar: Desça na estação Fradique Coutinho da linha amarela do metrô.

Produtos étnicos

Foto: Shutterstock


Rua Galvão Bueno, Liberdade

Todo paulistano sabe que no bairro da Liberdade é possível encontrar as mais variadas opções de itens da cultura japonesa, em especial da gastronomia. Aproveite a feirinha que ocorre todo domingo no bairro e não deixe de checar as galerias da Rua Galvão Bueno – por lá, você vai encontrar de tudo um pouco.

Como chegar: Desça na estação Japão-Liberdade ou São Joaquim da linha azul do metrô.


Rua Paulo Afonso, Brás

Localizada no Brás, a Rua Paulo Afonso oferece muitos produtos da cultura do Nordeste e Norte do Brasil. São opções de carnes, doces, temperos, grãos e também roupas e artesanato.

Como chegar: Desça na estação Brás da linha vermelha do metrô.

Música

Foto: Shutterstock


Galeria do Rock, Centro

Famosa galeria de São Paulo, a Galeria do Rock reúne tudo o que os fãs do gênero querem: discos, roupas, piercings, tatuagem, entre outras coisas inusitadas. Localizada no centro de São Paulo, a galeria oferta bons preços e produtos especializados ao público do gênero musical.

Com chegar: Desça na estação República da linha amarela e vermelha do metrô.


Galeria Nova Barão, Centro

Localizada no centro de São Paulo, entre as ruas 7 de abril e Barão de Itapetininga, a galeria Nova Barão é o paraíso para os fãs de discos de vinil. Lá, você encontra desde os clássicos até títulos contemporâneos e de fabricação nova. Os preços variam muito, mas é possível encontrar preciosidades a preços acessíveis.

Como chegar: Desça na estação República ou Anhangabaú da linha vermelha do metrô.


Rua Teodoro Sampaio, Pinheiros

Paraíso para os instrumentistas, a parte da Teodoro mais próxima à estação Clínicas é repleta de lojas de instrumentos musicais. Por lá, é possível comprar violão, baixo, piano, bateria, teclado, guitarra, amplificadores e muito mais. Os preços são muito variáveis – depende da marca e da qualidade.

Como chegar: Desça na estação Clínicas da linha verde do metrô.

Roupas, fantasias e acessórios

Foto: Shutterstock


Galeria Ouro Fino, Cerqueira César

Localizada na Rua Augusta, a Galeria Ouro Fino possui uma série de lojas para o pessoal mais descolado. Em sua maioria, são lojas de roupas e acessórios, porém, é possível encontrar salão de beleza, estúdio de tatuagem e lanchonetes. Por serem marcas pequenas e modernas, os preços são um pouco mais altos.

Como chegar: Pegue um ônibus que desça a Rua Augusta.


Ladeira Porto Geral, Centro

A ladeira que desemboca na 25 de março é repleta de lojas de fantasias e acessórios. A rua possui até um shopping, que conta com muitas opções de lojas deste segmentos, além de points especializados em artigos para festa, beleza, maquiagem, óticas, eletrônicos, entre outros. Ou seja: as festas a fantasia estão garantidas na Ladeira Porto Geral.

Como chegar: Desça na estação São Bento da linha azul do metrô.


Rua José Paulino, Bom Retiro

Sacoleiros de plantão, atenção aqui: a José Paulino é o paraíso para as compras em quantidades. É um ótimo local para quem quer revender roupas, já que os preços são bem acessíveis e a qualidade é boa.

Como chegar: Desça na estação Tiradentes da linha azul do metrô.


Avenida Rebouças, Pinheiros

Apesar de ser uma longa avenida, a Rebouças possui uma parte somente dedicada às noivas e roupas formais. É o destino certo para quem quer comprar ou alugar vestidos e ternos. A parte da avenida que concentra lojas deste segmento se encontra na região de pinheiros, entre as avenidas Faria Lima e Brasil.

Como chegar: Desça na Estação Fradique Coutinho da linha amarela do metrô.

Por Lidia Capitani

Atualizado em 7 Fev 2020.