Guia da Semana

O Parque Augusta, localizado na região central de São Paulo, acaba de ser inaugurado. Com projeto da Kruchin Arquitetura, que tem à frente o arquiteto e urbanista Samuel Kruchin, e em uma Parceria Público-Privada entre SETIN Incorporadora, Cyrela e Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura da Cidade de São Paulo (SMVA), o projeto nasce com a missão de resgatar elementos históricos da cidade.

Em uma área de quase 25 mil m², o terreno reúne fragmentos de construções históricas que datam do início do século 20. Localizavam-se no terreno a Escola Santa Mônica, o Instituto Sedes Sapientiae e o tradicional Colégio Des Oiseaux. E é desta última instituição que se origina um dos elementos centrais do novo parque: o Jardim Des Oiseaux.

Sob os cuidados das freiras do Colégio, o bosque original era formado por espécies exóticas, como Araucárias australianas, reflexo da influência estrangeira na administração do Colégio. Por seus caminhos, que foram restaurados e novamente interligados pelo projeto de arquitetura, situavam-se os oratórios e uma colina de reflexão - elementos que também foram incorporados ao projeto.

Também foi realizado um restauro da portaria original da Escola Santa Mônica, do muro para a rua Augusta e de uma das construções secundárias do Jardim Des Oiseaux. Nesta construção, foi preservada uma interferência feita no longo período de inatividade do lote: o graffiti de um tamanduá, criação de um artista anônimo.

Completam o programa uma academia ao ar livre, área para pets e um jardim contemporâneo. A partir de sapatas e fundações das construções originais, resgatadas no trabalho de pesquisa do terreno, foi criada também uma escultura que ocupa o centro do parque.

Samuel Kruchin reforça que, ainda assim, trata-se de um ‘parque em processo’, devido aos registros encontrados na área onde está implantado. "Em algum momento este subsolo, que esconde ainda muitos elementos, terá que ser explorado para transformá-los em mais atrativos do Parque Augusta. Ainda há muito a conhecermos desta história", finaliza o arquiteto.

Atualizado em 8 Nov 2021.