Guia da Semana
Na Cidade
Por Luísa Celiberto

9 rolês em São Paulo para matar o seu tédio de domingo

Dê adeus à ideia de que o domingo é um dia tedioso!.

Fotos: Ariel Martini/Divulgação Mirante 9 de Julho | Shutterstock

domingo é geralmente associado à depressão, tédio, sono, preguiça e ficar dentro de casa. Mas que tal mudar esse quadro? São Paulo, a cidade que nunca dorme, possui diversos rolês para você aproveitar o último dia do seu final de semana (ou o primeiro dia da semana) em grande estilo!

Levanta do sofá e bora pra rua: confira 9 passeios em São Paulo para matar o seu tédio de domingo:
 

1. Visitar a Feirinha da Liberdade


Shutterstock

A Feira de Arte, Artesanato e Cultura da Liberdade, mais conhecida como Feirinha da Liberdade, acontece aos domingos no bairro mais oriental de São Paulo. Lá é possível encontrar de tudo um pouco: desde comidas típicas, como o famoso yakissoba e o exótico bolinho de feijão doce, até bugigangas, acessórios, artesanatos e itens tradicionais da cultura japonesa.

Feirinha da Liberdade

Endereço: Praça da Liberdade - Liberdade
 


2. Curtir a programação do Mirante 9 de Julho


Ariel Martini/Divulgação Mirante 9 de Julho

Desde 2015, o Mirante 9 de Julho passou de um monumento abandonado para se tornar um dos espaços multiculturais mais legais de SP. O local conta com restaurante, café, arte urbana, musicais, exibições de filmes ao ar livre e feiras independentes, tudo com entrada gratuita. Aproveita que o mirante fica aberto de terça a domingo, das 10h às 22h.

Mirante 9 de Julho

Endereço: R. Carlos Comenale, s/n - Bela Vista
Telefone: (11) 3111-6342
 


3. Fazer umas comprinhas naturebas na feira orgânica do Parque da Água Branca


Shutterstock

Parque da Água Branca é conhecido por preservar um pedaço da história cafeeira de São Paulo, sendo um verdadeiro refúgio verde em meio ao caos e agitação da Zona Oeste da cidade. Por lá é normal encontrar galinhas, cisnes e filhotes de aves andando harmoniosamente em meio aos visitantes. Aos domingos, o local recebe uma feira de produtos orgânicos e ainda oferece um café da manhã especial para quem estiver passando por lá. 
 


4. Aproveitar a Paulista Aberta


Shutterstock

A Avenida Paulista, um dos cartões postais mais importantes da cidade, é fechada para carros aos domingos e feriados, das 9h às 19h. Os pedestres podem explorar os 2,7 km da avenida a pé, e aproveitar os diversos programas que o point oferece. Além dos parques, praças, restaurantes e lojas, por lá ainda é possível andar de bicicleta, skate, praticar esportes ao ar livre e até mesmo levar cadeiras de plástico e apenas relaxar! Se você tiver sorte, pode esbarrar com shows ao vivo e apresentações artísticas.
 


5. Praticar atividades físicas no Minhocão


Shutterstock

O Elevado Presidente João Goulart, mais conhecido como Minhocão, é um ótimo local para quem quer praticar esportes ao ar livre no domingão, seja para uma caminhada ou até mesmo para andar de bicicleta e skate. A via é fechada para carros diariamente, das 21h às 6h30, e aos domingos e feriados durante o dia todo. Ao todo, são 3,5 km de pista livre para usar como quiser!
 


6. Dar um rolê pelos museus localizados dentro do Parque do Ibirapuera


Shutterstock

Não tá afim de se exercitar em pleno domingão? Beleza! Mas que tal então aproveitar o circuito de museus e espaços culturais que existem dentro do Parque do Ibirapuera? Por lá você pode visitar o Museu Afro Brasil, o Museu de Arte Moderna (MAM), o Museu de Arte Contemporânea (MAC-USP), o Pavilhão das Culturas Brasileiras, a Bienal e até mesmo o Planetário! Muita coisa boa reunida num lugar só.

Parque do Ibirapuera

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral - Vila Mariana
Telefone: (11) 5574-5045
 


7. Assistir ao entardecer na Praça Pôr do Sol


Shutterstock

A Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiro, mais conhecida como Praça Pôr do Sol, costuma receber, principalmente aos finais de semana, uma grande plateia, só para ver o sol se pôr na Zona Oeste da cidade. A praça, localizada no Alto de Pinheiros, fica em uma altitude privilegiada, com o skyline dos prédios emoldurando o espetáculo do céu cor de laranja. Com um visual desses, fica até mais fácil encarar a segundona no dia seguinte!

Praça Pôr do Sol

Endereço: Rua Desembargador Ferreira França, s/n - Alto De Pinheiros
 


8. Cair nas festinhas que rolam de domingo


Luiz Fernando/Reprodução Facebook Selva

Muitas casas em São Paulo, como o Desmanche, a Selva, o TEX Bar e a Casa das Caldeiras, contam com uma programação semanal de festas que rolam no domingo. Por que não aproveitar o último dia do final de semana caindo na gandaia, não é mesmo? Basta ficar de olho na programação dessas baladas!
 


9. Assistir a um filme diferente em um dos cinemas de rua da cidade


Reprodução/Facebook Cinesala

A cidade de São Paulo ainda preserva a antiga cultura de cinemas de rua, como o Caixa Belas Artes, Cinesala e o CineSesc. Que tal matar o tédio de domingo assistindo a um filme em alguns desses? Além de ser uma experiência única, você foge das grandes filas e das muvucas dos shoppings, curtindo uma programação diferenciada e um ambiente mais intimista.
 

10 rolês para fazer em São Paulo por até R$ 10

Roteirinho pra você aproveitar a cidade gastando o mínimo possível!

22 mirantes em São Paulo para ver a cidade de cima

A capital paulista possui paisagens maravilhosas - e pode ser apreciada por diversos ângulos!

Chama nos contatinhos: os 10 melhores bares pra paquerar e conhecer gente nova em São Paulo

Tá querendo conhecer gente nova e dar uns beijo? Se liga nesse roteirinho!


Por Luísa Celiberto

Atualizado em 23 Set 2018.

Mais notícias

12 lugares para curtir São Paulo ao ar livre em qualquer época do ano

Na Cidade

O que fazer no feriado de Corpus Christi 2019 em São Paulo

Na Cidade

Festival de sopas, show do Nando Reis e mais 21 eventos imperdíveis neste fim de semana em São Paulo

Na Cidade

Onde assistir aos jogos da Copa do Mundo Feminina 2019 em São Paulo

Na Cidade

Conheça 10 points gastronômicos no bairro da Mooca

Na Cidade

'Smorgasburg', 'Quermesse do Calvário' e mais 17 eventos neste final de semana em São Paulo

Na Cidade