Guia da Semana

Se engana quem pensa que São Paulo não tem lugares para curtir os dias de sol! Não é porque não tem praia que não existem parques, rooftops e bares a céu aberto para aproveitar as temperaturas mais altas na cidade. E aí, bora botar essa cara no sol?

Vai ficar trancado em casa com esse dia lindo lá fora? Confira 8 rolês para curtir São Paulo ao ar livre e aproveite a cidade:


1. Visitar o Pipa SP, a praia urbana de SP

Dani Ortiz | Reprodução/Facebook Pipa SP

Tem coisa melhor do que aproveitar o sol na praia urbana de São Paulo? O espaço Pipa SP, localizado na região do Bixiga, conta com um extenso gramado, areia de praia, guarda-sóis, chuveirões e árvores, além de atividades esportivas, aulas de yoga, feira orgânica e oficinas. Tudo isso com entrada gratuita!

Pipa SP

Endereço: Rua Doutor Alfredo Ellis, 198 - Bixiga
Telefone: (11) 99812-1646
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h.


2. Assistir ao entardecer na Praça Pôr do Sol

Shutterstock

A Praça Coronel Custódio Fernandes Pinheiros, apelidada carinhosamente pelos paulistanos de Praça Pôr do Sol, fica localizada na região de Alto de Pinheiros. O apelido do local não é à toa: de lá se tem uma das mais belas vistas de São Paulo! As pessoas costumam se reunir por lá com seus comes&bebes para fazer um piquenique enquanto assistem ao espetáculo.

Praça Pôr do Sol

Endereço: Rua Desembargador Ferreira França, s/n - Alto de Pinheiros


3. Reunir os amigos com bons drinks e comidinhas orgânicas no Pitico


Reprodução/Facebook Pitico

O Pitico, localizado em Pinheiros, é um bar com ambiente descolado e bem descontraído, feito a partir de estruturas de contêineres e acomodando os clientes em cadeiras de praia. O espaço é praticamente todo a céu aberto, rodeado de muitas árvores e um belo jardim. O local abre ao meio-dia e vai até a meia-noite - do almoço ao happy hour! No cardápio, é possível encontrar cerveja gelada, bons drinks e comidinhas orgânicas com ingredientes cultivados na horta do local.

Pitico

Endereço: Rua Guaicui, 61 - Pinheiros
Telefone: (11) 3582-7365
Horário de funcionamento: segunda, das 18h à 0h; terça a domingo, das 12h à 0h.


4. Aproveitar a programação gratuita do Mirante 9 de Julho

Divulgação/Mirante 9 de Julho

O Mirante 9 de Julho, monumento que passou por uma revitalização em 2016, é hoje um grande espaço multicultural, unindo arte, lazer, cinema ao ar livre, comida, café, cerveja e bons drinks. O local sempre recebe festas e exposições, mas é bom lembrar que vale passar por lá a qualquer hora do dia para tomar uma com os amigos, já que o espaço fica aberto de terça a domingo, das 10h às 22h.

Mirante 9 de Julho

Endereço: Rua Carlos Comenale, s/n - Bela Vista
Telefone: (11) 3111-6342
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 22h.


5. Curtir o happy hour na Pracinha do Seu Justino, bar a céu aberto da Vila Madalena

Reprodução/Instagram @pracinhadoseujustino

A Pracinha do Seu Justino é o mais novo espaço a céu aberto da Vila Madalena. Dos mesmos donos do bar Vila Seu Justino, o local funciona em uma charmosa vila da Rua Harmonia, com estrutura de contêiner e ambiente descontraído. Para curtir a pracinha, a entrada é gratuita, e por lá dá para saborear comidinhas, bons drinks e cerveja gelada.

Pracinha do Seu Justino

Endereço: Rua Harmonia, 117 - Vila Madalena
Telefone: (11) 2305-0938
Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 17h às 3h; sábado e domingo, das 12h às 3h.


6. Relaxar, se exercitar e fazer de tudo no Parque Ibirapuera

Shutterstock

Se Nova York tem o Central Park, São Paulo tem o Ibirapuera! O parque já foi eleito um dos melhores do planeta e, desde 1954, é um espaço de lazer para os paulistanos. Tem opção para quem quer se exercitar, praticar esportes, para quem quer relaxar, para quem quer visitar museus (O Museu de Arte Moderna, a Oca e outras galerias de arte fazem parte do parque), entre outras atividades ao ar livre.

Parque Ibirapuera

Endereço: Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n (portões 2, 3 e 10); Avenida IV Centenário (portões 6 e 7A); e Avenida República do Líbano (portão 7)
Horário de funcionamento: diariamente, das 5h à 0h.


7. Aproveitar o domingo na Paulista Aberta


Shutterstock

A Avenida Paulista, cartão postal da cidade de São Paulo, é fechada para carros e aberta ao público aos domingos, desde 2015. Este espaço de lazer pode ser muito bem aproveitado por quem quer andar de bicicleta pela extensão da avenida (que já conta com uma ciclovia própria para isso), por quem quer correr, por quem quer passear e até mesmo por quem quer visitar os bares da região e tomar uma gelada!

Paulista Aberta

Endereço: Avenida Paulista, s/n
Horário de funcionamento: todos os domingos, das 10h às 18h.


8. Praticar esportes aquáticos na Represa de Guarapiranga

Shutterstock

Na Represa de Guarapiranga é possível praticar esportes como SUP (Stand Up Paddle), wakeboard, kitesurf, windsurf, canoa e muitos outros! Alguns clubes, localizados às margens da represa, oferecem aulas e o aluguel de equipamentos para as práticas. Já pensou em fazer tudo isso sem sair da capital? A represa também conta com praias de uso público em seu entorno, que permitem banhistas.

De caipirinha de cerveja a frozen de catuaba: 11 drinks alcoólicos que vão te refrescar neste verão

Vem aprender como fazer essas delícias alcoólicas em casa!

Bate e volta: 12 destinos próximos a São Paulo que vão te fazer querer botar o pé na estrada

Sem custos de passagem nem hospedagem, do litoral ao interior, #partiu explorar os arredores da cidade!

Deu onda: 11 praias próximas a São Paulo que são o paraíso de qualquer surfista

Veja um roteiro com as melhores ondas do litoral paulista - partiu botar o pé na estrada?

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 11 Set 2017.