Guia da Semana

O Edifício Altino Arantes, mais conhecido como prédio do Banespa, estava fechado para visitações desde o ano de 2015, para a tristeza dos paulistanos que queriam desfrutar de uma vista única da cidade. Mas agora essa realidade é passado - porque o Banespão vai voltar a abrir as suas portas a partir do dia 25 de janeiro, bem no aniversário de São Paulo!

O prédio, que agora também atende pelo nome Farol Santander, reinaugura todo repaginado, com uma pista de skate no 21º andar; espaço para exposições e workshops; um café no mirante do 26º andar; e, claro, uma vista única e 360º do skyline da cidade! As atrações do projeto ocupam 18 dos 35 andares do edifício, trazendo novidades imperdíveis e novos espaços de convivência.

O projeto também vai oferecer uma oportunidade única aos paulistanos: a possibilidade de se hospedar em um símbolo de São Paulo, com uma vista incrível da cidade. O Loft do 25 é um apartamento de 335 m² e decoração art déco, que será de uso exclusivo para hospedagem ou eventos.

A visitação para o público em geral estará aberta a partir do dia 26, mediante compra de ingresso. Os valores serão a partir de R$ 7,50 e podem variar de acordo com o combo desejado pelo público para visitação. O horário de funcionamento é de terça a domingo, das 9h às 20h.

Compre seu ingresso aqui.


TOUR PELO PRÉDIO

Confira as novas instalações do antigo prédio Banespa (agora, Farol Santander) andar por andar:

Térreo
O térreo, acessado pela Rua João Brícola, 24, conta com o hall de entrada, onde os visitantes já se ambientam com painéis e linhas do tempo que trazem um pouco da história do edifício, enquanto acessam bilheterias e elevadores.

Memória - 2º e 3º andares


Renato Suzuki/Divulgação Santander

As salas destes andares serão abertas ao público e contarão com acervo histórico e recursos tecnológicos, dando um tom de memória viva ao espaço. Os andares contarão com ambientes audiovisuais, proporcionando uma experiência imersiva.

5º andar
O 5º andar permite um mergulho literal ao passado. O ambiente preserva objetos e instalações de antigas presidências e diretorias que por ali passaram. Lambris e mobiliários feitos artesanalmente, em madeiras nobres, estarão expostos ao público. Duas salas foram reservadas para exposição dos retratos dos presidentes que ao longo de décadas, colaboraram para a construção do banco Santander.

Vista 360 por Vik Muniz - 4º andar


Renato Suzuki/Divulgação Santander

Esta será uma grande instalação permanente no prédio, feita pelo renomado Vik Muniz. A instalação Vista 360 consiste em diversas fotos da vista do mirante, feita de vários materiais, entre eles mais de 20 toneladas de sucatas produzidas no próprio Farol Santander. São 6 painéis de 150x200 cm e 1 painel complementar de 100x2015 cm.

Arena de Economia Criativa - 8º andar
A Arena de Economia Criativa é um local dedicado ao debate sobre empreendedorismo e economia criativa, promovendo grandes encontros e palestras quinzenais e sempre aos sábados, convidando o público a participar.

Pista de skate - 21º andar


Renato Suzuki/Divulgação Santander

A pista, idealizada por Bob Burnquist, tem mais de 300 m², vista para a cidade e é um circuito Street com rampas e obstáculos. O espaço também recebeu grafites geométricos e lambe lambes fotográficos produzidos pelo Baixo Ribeiro, da Choque Cultural. A programação inclui aulas regulares e horários para livre uso do público, com capacidade simultânea para até 12 pessoas. O andar ainda terá locação de skates e equipamentos de segurança necessários para a prática do esporte.

Arte Imersiva - 22º e 23º andares
Dois andares estão dedicados a exposições de arte imersiva, com artistas nacionais e internacionais, sob curadoria de Facundo Guerra e Tatiana Wlasek, da Storymakers. Os espaços de cada andar têm 330m² e poderão ser adaptados de acordo com as exposições vigentes, contando com educadores e orientadores de público. As exposições terão periodicidade de 100 dias.

Loft - 25º andar


Renato Suzuki/Divulgação Santander

O 25º andar reserva uma oportunidade para quem sonha se hospedar em um símbolo de São Paulo, com uma vista incrível da cidade. O Loft do 25 é um inédito apartamento em um edifício histórico como o Altino Arantes. Com uso exclusivo para hospedagem ou eventos, o apartamento, com mais de 335 m² e decoração art déco, tem capacidade de cinco pessoas em formato de hospedagem e 50 em formato de eventos ou locação.

Mirante e café - 26º andar


Renato Suzuki/Divulgação Santander

No mirante do 26º andar o público poderá acessar sua área externa, com capacidade para 30 pessoas e observar dali, a 160 metros de altura, uma das vistas mais famosas da cidade. Junto ao mirante, há o Suplicy Cafés, com capacidade para aproximadamente 70 lugares, ambientação art déco, tendo ao redor todo o horizonte da metrópole.

Objetos de sucata
Distribuídos por diferentes andares do prédio estão 24 objetos em sucata, produzidos por Marcelo Stefanovicz, a partir de 10 toneladas de materiais descartados do próprio edifício. A série de obras é composta por objetos utilitários, como fruteiras e candelabros, passando por itens de médio porte, como cadeiras, poltronas e luminárias, até mobiliários maiores, como mesa de jantar, mesa de centro e armários.

FAROL SANTANDER

Endereço: Rua João Brícola, 24 - Centro
Horário de funcionamento: terça a domingo, das 9h às 20h
Ingressos: site e bilheteria física no local (das 9h às 19h)

22 mirantes em São Paulo para ver a cidade de cima

A capital paulista possui paisagens maravilhosas - e pode ser apreciada por diversos ângulos!

15 rooftops perfeitos para curtir as noites quentes de verão em São Paulo

Pegue uma roupa curta e uma sandália de dedos porque as noites de verão estão aí!

10 lugares novos em São Paulo para descobrir em 2018

Bares, restaurantes, centros culturais e até parque de aventuras está bombando na capital. Vem ver a lista completa ;)

Por Luísa Celiberto

Atualizado em 19 Fev 2018.