Guia da Semana

Nos dias 20 e 21 de maio a cidade de São Paulo recebe a Virada Cultural 2017, evento que tem como objetivo promover a descoberta e a convivência em espaço público, convidando a população a aproveitar mais a cidade e seus equipamentos culturais e de lazer.

São muitas atrações artísticas e culturais, como shows, peças de teatro, musicais, apresentações de dança, intervenções, manifestações populares e até cortejos. O Centro de São Paulo, bem como espaços de lazer e cultura como a Chácara do Jockey, o Autódromo de Interlagos e o Parque Anhembi, são palcos das inúmeras atrações confirmadas da 13ª edição do festival.

Sempre pensando em você, o Guia da Semana fez um roteiro com o melhor da Virada Cultural 2017. Confira:

SHOWS

Em 24 horas ininterruptas de programação, a Virada Cultural 2017 conta com diversos shows incríveis e imperdíveis. Falamansa, É o Tchan, Gretchen, Molejo, Liniker, Samba da Vela, Simoninha, Thaíde, Titãs, Daniela Mercury, Fafá de Belém, Planta e Raiz, Diogo Nogueira, Alcione, Fundo de Quintal, Mato Seco, Mano Brown, Guilherme Arantes e Erasmo Carlos são alguns dos nomes que se apresentam na 13ª edição do evento. Ou seja, tem show para todos os gostos e estilos.

+ Confira a nossa seleção dos shows imperdíveis da Virada Cultural 2017

TEATRO

Dentro da programação da Virada Cultural 2017, há diversas atrações para quem é apaixonado (a) por teatro – são peças, movimentos artísticos e até musicais. No Vale do Anhangabaú, o público poderá assistir aos espetáculos “Alegria, alegria”, musical sobre os 50 anos da Tropicália, “Gota D’água a Seco”, estrelado pela atriz e cantora Laila Garin, “60! Década de Arromba”, musical que narra a trajetória artística da cantora Wanderléa, “Carrossel, o musical”, voltado para o público infanto-juvenil, entre outros. Sem falar nas sessões gratuitas dos 40 teatros independentes participantes do evento.

+ Confira programação completa peças de teatro e musicais na Virada Cultural 2017


GASTRONOMIA

Além de muita música, teatro, programação infantil e intervenções artísticas, a Virada Cultural 2017 terá uma programação especial voltada para a gastronomia. O evento, que acontece nos dias 20 e 21 de maio em diversas regiões de São Paulo, vai trazer atrações gastronômicas que vão de cerveja artesanal a galinhada modernista - sempre com preços populares, de R$ 5 a R$ 15. O Bar da Dona Onça e Casa do Porco Bar são alguns dos destaques!

+ Confira a programação gastronômica da Virada Cultural 2017

PROGRAMAÇÃO INFANTIL

A Virada Cultural 2017 também conta com uma programação infantil recheada. Circo, teatro, musicais, shows, contações de histórias e muitas outras atividades destinadas aos pequenos fazem parte da Viradinha, que rola em diversos espaços da cidade. No Parque Chácara do Jockey, por exemplo, o público pode conferir o show “Beatles para Crianças”, que apresenta canções do quarteto de Liverpool de forma lúdica. O melhor de tudo isso? É tudo de graça!

+ Confira a programação infantil na Virada Cultural 2017

VIRADA ORIENTAL

Além de shows, teatro e atrações para as crianças, a Virada Cultural 2017 traz uma programação especial para enaltecer a cultura chinesa, japonesa e coreana. Pela primeira vez, a cidade irá receber a Virada Oriental, cujas atrações acontecem na Praça do Correio, no Centro. Demonstrações de artes marciais, danças típicas, shows internacionais e até mesmo uma apresentação cover do PSY (cantor coreano do hit "Gangnam Style") fazem parte da programação.

+ Confira a programação da Virada Oriental da Virada Cultural 2017

CCBB | Cinema

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), que ocupa o prédio antigo da esquina da Rua Álvares Penteado com a Rua da Quitanda, também vai participar da Virada Cultural 2017. Atrações como teatro, exposições e até mesmo sessões de cinema fazem parte da programação gratuita deste ano, que acontece nos dias 20 e 21 de maio.

+ Confira a programação completa do CCBB durante a Virada Cultural 2017

CEUs

Os Centros Educacionais Unificados da cidade de São Paulo, mais popularmente conhecidos pela sigla CEUs, serão palco de diversos shows da Virada Cultural 2017, como o da banda Raimundos e dos cantores Ivo Meirelles e Jair Oliveira. A programação gratuita deste ano conta ainda com apresentações circenses e atividades dedicadas às crianças.

+ Veja a programação completa da Virada Cultural 2017 nos CEUs

TRANSPORTE

Para que o público possa aproveitar os shows, peças e atividades da Virada Cultural 2017, a Prefeitura de São Paulo anunciou que a CPTM e linhas de Metrô funcionam sem parar durante todo o evento. Além disso, os passageiros terão disponíveis as 150 linhas do serviço Noturno. A operação conta também com a criação de uma linha ligando as estações Tietê e Barra Funda do Metrô, além de mudanças em trajetos de 66 linhas de ônibus.

+ Saiba mais sobre o transporte público na Virada Cultural 2017

Atualizado em 22 Mai 2017.