Guia da Semana

A programação do Museu da Língua Portuguesa em junho de 2022 está incrível! Recheada de eventos presenciais, online e interações, a agenda do famoso museu situado na Estação da Luz está bem diversificada.

Ficou animada(o)? Confira a programação do Museu da Língua Portuguesa em junho de 2022:


EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA “Sonhei em português!”

Em horário de funcionamento do Museu

A migração como um direito humano é a premissa da exposição realizada pelo Museu da Língua Portuguesa. Com curadoria de Isa Grinspum Ferraz, Sonhei em português! tematiza esta que é uma das grandes questões sociais do século XXI, revelando como tal experiência é atravessada pela questão da língua. A mostra entrou em cartaz no dia 12 de novembro de 2021, na sede do
museu, localizado na Estação da Luz, em São Paulo, tradicional ponto de partida e chegada de migrantes no coração do bairro do Bom Retiro, que também tem todo o seu povoamento baseado na imigração. A exposição temporária “Sonhei em português!” conta com patrocínio do Grupo Volvo e apoio do Mattos Filho Advogados, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


QUA ATIVIDADES E JOGOS RELACIONADOS À INSTALAÇÃO O CONTO DA ILHA DESCONHECIDA
Das 11h30 às 12h30, no saguão B

Atividades do Núcleo Educativo relacionadas à Instalação O Conto da Ilha Desconhecida, inspirada na obra de mesmo nome de José Saramago.

01/06 - Imagem-Palavra: Já percebeu como alguns livros trazem imagens e textos para narrar suas histórias? Nessa ação, vamos conhecer os livros infantojuvenis de José Saramago, que escreveu várias histórias baseadas no cotidiano e nas coisas singelas da vida. Assim, vamos conversar e aprender sobre como as histórias podem ser contadas de diferentes formas, através da
escrita e do desenho.

15/06 - Poesia Inesperada: Ler é uma aventura e nós convidamos você a viajar com a gente pela literatura de Saramago. Por meio de frases retiradas dos livros infantojuvenis, vamos criar uma poesia desconhecida e assim viajar entre livros e contos do autor.

29/06 - Uma Luz Inesperada: O Núcleo Educativo vai propor uma contação de história baseada no livro "Uma Luz Inesperada", de Saramago.
Grátis


Brincar

22/06, das 11h às 13h, presencial, saguão B e calçada

O coletivo Birico Arte ocupa a calçada do Museu da Língua Portuguesa a cada 15 dias por meio do projeto Biricar. Trata-se de mais uma ação artístico- pedagógica do Museu da Língua Portuguesa com grupos de sua vizinhança.
Grátis


SARAU LÍNGUA AFIADA - SÉRGIO VAZ E CONVIDADOS
18/06, em diversos espaços, das 12h às 14h, Saguão da CPTM

O ativista cultural e escritor Sérgio Vaz comanda a quarta edição do Sarau Língua Afiada. Desta vez, os convidados serão o Grupo Vopo Grupo Vopo - Vozes poéticas e o DJ Zeca. Além disso, o microfone vai estar aberto para quem quiser falar a sua poesia. Atividade promovida pelo Núcleo de Exposições e Programação Cultural. Nesta edição Vaz traz os convidados Dj
Zeca e Grupo Vopo - Vozes poéticas.
Grátis


NA PONTA DA LÍNGUA
24/06, das 12h às 13h, Saguão CTPM

"Quem disse que tá errado?" Sombrancelha ou sobrancelha? A sobrancelha faz sombra para os olhos? Quais palavras nós falamos diferentemente do modo que a escrevemos? O Núcleo Educativo do Museu da Língua Portuguesa vai ao Saguão Central da CPTM conversar sobre as múltiplas modalidades da língua e realizar jogos e brincadeiras sobre a língua portuguesa, cultura popular e outras curiosidades com o público que circula pela Estação da Luz.
Grátis


ESTAÇÃO FAMÍLIAS - EDIÇÃO ESPECIAL COM PIA FRAUS
26/06, das 10h30 às 12h, no saguão B

A companhia teatral Pia Fraus apresenta o espetáculo "O Conto da Ilha Desconhecida", baseado no livro homônimo de José Saramago. Com quatro atores em cena, a peça conta a história de um homem que vai ao rei pedir que lhê dê um barco para que possa encontrar a ilha desconhecida. Fundada em 1984, a companhia Pia Fraus é conhecida por usar os espaços públicos, como
praças e parques, para as suas apresentações. No Museu da Língua Portuguesa, a montagem será exibida no Saguão B, onde está em cartaz a Instalação O Conto da Ilha Desconhecida. Outra marca do grupo é a utilização de bonecos infláveis gigantes.
Grátis


FORMAÇÃO DE ACERVOS DEDICADOS A LÍNGUAS: TRATAMENTO DA INFORMAÇÃO E SALVAGUARDA
30/06, das 15h às 17h, Virtual (Zoom)

Este encontro, promovido pelo Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, tratará sobre possibilidades de definição e aplicação de critérios para o tratamento da informação de acervos dedicados a línguas, articulando esse processo à preservação e às formas de difusão e comunicação. Serão abordados casos de iniciativas voltadas à salvaguarda de registros de línguas
numa perspectiva processual e metodológica, incluindo questões como direitos autorais e de imagem. Este é o segundo evento do ciclo de encontros “Formação e tratamento de acervos dedicados a línguas: caminhos metodológicos”.
Grátis

ATIVIDADES RECORRENTES

VISITA EDUCATIVA PARA GRUPOS
Terça a Sexta, às 9h, 10h, 13h30 ou 15h, presencial

Ideal para escolas e instituições. As visitas têm duração de uma hora e meia e acontecem com o acompanhamento dos educadores e educadoras do Museu da Língua Portuguesa.
Necessário agendamento prévio: [email protected] | Tel 4470 -1515 (ramal 1014)


VISITAS TEMÁTICAS ÀS EXPOSIÇÕES
Sábados e domingos, das 10h e 13h, presencial

Ideal para visitantes espontâneos que gostariam de conhecer perspectivas específicas das nossas exposições a partir de mediações com os educadores. Tem cerca de 1 hora de duração. 10 vagas. Não é necessário inscrição prévia, basta se apresentar no Portão A do Museu. Sujeito a disponibilidade, por ordem de chegada.
Grátis


VISITA AO PRÉDIO DA ESTAÇÃO DA LUZ
Sábados e Domingos, às 11h e 15h, presencial

Visita para visitantes espontâneos que desejam se aprofundar na história e características da Estação da Luz. A visita é mediada pelos educadores e educadoras do MLP e tem cerca de 1 hora de duração. Ao longo de uma hora os visitantes poderão percorrer a gare da Estação da Luz e a ala histórica do museu, com término no terraço Paulo Mendes da Rocha, uma das novidades
pós-reconstrução e restauração do espaço. - Grátis 10 vagas
(Não é necessário inscrição prévia, basta se apresentar no Portão A do Museu. Sujeito a disponibilidade, por ordem de chegada)


ESTAÇÃO FAMÍLIAS
Domingos, das 10h30 às 12h30, no Saguão B, presencial

O MLP convida as famílias para atividades educativas e lúdicas a todas as idades. É um programa de incentivo à leitura e de estímulo a visitas em família a museus e espaços culturais, que proporciona atividades lúdicas para serem compartilhadas em família, mesclando lazer a diversas formas de leitura.

* Programação sujeita a alterações


SERVIÇO

Endereço: Praça da Luz s/n - Luz - São Paulo
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
Ingressos: R$20 Inteira | R$10 Meia
*crianças até 7 anos não pagam
**entrada gratuita para todos aos sábados

Atualizado em 20 Jun 2022.