Guia da Semana

O mês de outubro chegou com muitas atrações gratuitas imperdíveis em São Paulo – sim, gente, rolês na faixa! São shows, exposições e eventos culturais para todos os gostos e todos os estilos.

Sempre pensando em te ajudar, o Guia da Semana reuniu mais de 10 passeios grátis em São Paulo em outubro de 2019. Confira:

SHOWS


Maria Gadú | Foto:
Globo/Fábio Rocha


► MARIA GADÚ

Maria Gadú apresenta show de comemoração de 20 anos de carreira. Duas vezes indicada ao Grammy Latino, a cantora lançou seu primeiro álbum em 2009, mas desde os 13 anos já se apresentava em bares, festas e shows locais. Em 2019, lançou seu novo single, Mundo Líquido, e está produzindo um novo álbum. Entre os sucessos que marcaram sua carreira, destacam-se "Altar particular", "Bela flor", "Dona Cila" e "Shimbalaiê".

QUANDO: 19 de outubro, às 20h
ONDE: Sesc Campo Limpo
QUANTO: entrada gratuita


► LINIKER E OS CARMELOWS

A banda Liniker e os Caramelows apresenta seu novo álbum "Goela Abaixo", com forte influência da música do nordeste da África e também da América Central, mas sem tirar um dos pés do Brasil.

QUANDO: 26 de outubro, às 20h
ONDE:
QUANTO: entrada gratuita


EXPOSIÇÃO


NUNO - POÉTICAS TÊXTEIS CONTEMPORÂNEAS

O universo têxtil japonês com sua riqueza e variedade de tecidos e estampas é a nova vertente da cultura japonesa a ser apresentada na Japan House São Paulo por meio da exposição ‘NUNO – Poéticas têxteis contemporâneas’, em cartaz até 27 de outubro. A mostra destaca peças criadas pela designer japonesa Reiko Sudo, da marca NUNO, que desenvolve linhas estéticas, materiais e técnicas, muitas vezes reinterpretando a tradição têxtil do Japão para o mundo contemporâneo.

QUANDO: de terça-feira a sábado, das 10h às 20h | domingos e feriados, das 10h às 18h [até 27 de outubro]
ONDE:


INVENÇÕES HÍBRIDAS

Até 3 de novembro, a Caixa Cultural São Paulo recebe a mostra ‘Invenções Híbridas’, do artista paulista Paulo Nenflidio, que explora, de forma inovadora, o elo entre artes visuais, ciência, eletrônica, música e tecnologia. Sob a curadoria de Fernanda Vogas, a exposição apresenta 18 obras criadas pelo artista nos últimos 15 anos. Além do reconhecido valor estético, as peças apresentam aspectos interdisciplinares, onde estão presentes som, eletrônica, movimento, aleatoriedade, robótica, física, interação e novas tecnologias.

QUANDO: de terça a domingo, das 9h às 19h
ONDE:

TEATRO


Foto: Divulgação (via assessoria de imprensa - Re Said)


DOPAMINA

O Dopamina é uma noite de comédia Stand Up experimental gratuita estrelada por 19 comediantes mulheres que está em temporada no Teatro Pequeno Ato, em São Paulo, todas as quartas, até dezembro.

QUANDO: quartas, às 21h
ONDE: Teatro Pequeno Ato [Rua Dr Teodoro Baima, 78]
QUANTO: entrada gratuita - é necessário fazer a reserva clicando aqui


PASSEIOS


Foto: Shutterstock


► MERCADO MANUAL

A Pinacoteca de São Paulo apresenta, nos dias 26 e 27 de outubro, a 3ª edição do Mercado Manual, festival dedicado à cultura feita à mão, realizado pela Manual - rede de artesãos contemporâneos e pequenos empreendedores, com intuito de criar ambientes de negócios, conhecimento, conteúdo e entretenimento. São cerca de 80 expositores de artigos diversos — design, moda, decoração, beleza, bem-estar, joalheria, artigos infantis e gastronomia. A presente edição também oferece shows, incluindo o harpista Sole Yaya, a dupla de música eletrônica Xaxim e projeto musical do C de Cultura, e quatro oficinas de processos manuais.

QUANDO: 26 e 27 de outubro, das 10h às 18h
ONDE:
QUANTO: entrada gratuita


CINEMA


Foto: Shutterstock


► O ESTRANHO MUNDO DE JACK

QUANDO: 19 de outubro, às 12h
ONDE: Sesc Bom Retiro
QUANTO: entrada gratuita


► CASTELO RÁ-TIM-BUM O FILME

QUANDO: 19 de outubro, às 14h
ONDE: Sesc Santana
QUANTO: entrada gratuita


► POKÉMON - DETETIVE PIKACHU

QUANDO: 20 de outubro, às 11h
ONDE: CineSesc
QUANTO: entrada gratuita


► MEU AMIGO, O DRAGÃO

QUANDO: 20 de outubro, às 17h
ONDE: Sesc Belenzinho
QUANTO: entrada gratuita


► A FAMÍLIA ADDAMS

QUANDO: 26 de outubro, às 14h
ONDE: Sesc Santana
QUANTO: entrada gratuita


► RATATOUILLE

QUANDO: 27 de outubro, às 17h
ONDE: Sesc Belenzinho
QUANTO: entrada gratuita


► X-MEN: PRIMEIRA CLASSE

QUANDO: 30 de outubro, às 15h30
ONDE: Sesc Bom Retiro
QUANTO: entrada gratuita

Atualizado em 1 Nov 2019.