Guia da Semana

A programação gratuita de janeiro de 2020 em São Paulo está fervendo. Tem opções para quem gosta de ver exposições, para quem quer curtir momentos incríveis com as crianças, para quem gosta de um cineminha ou para quem quer curtir um bom show. Ou seja, atrações para todos os gostos!

Ficou curioso(a) para saber mais detalhes sobre a programação grátis da cidade? O Guia da Semana fez um roteiro com 25 passeios gratuitos imperdíveis em São Paulo em janeiro de 2020. Confira:

SHOWS

Foto: Rodrigo Gianesi (via assessoria do Sesc)


► FRANCISCO EL HOMBRE

O grupo formado por Juliana Strassacapa, Mateo Piracés-Ugarte, Sebastián Piracés-Ugarte, Andrei Martinez Kozyreff e Rafael Gomes apresenta seu show mais recente com canções que marcaram a carreira da banda. O show será no Sesc Campo Limpo, dia 17 de janeiro.

Quando: 17 de janeiro de 2020
Onde: Sesc Campo Limpo
Quanto: gratuito


► DINGO BELLS

Formada por Diogo, Felipe, Rodrigo e Fabricio, a banda Dingo Bells faz músicas que que misturam elementos do pop, rock, soul e funk. A sonoridade do show promete riqueza de timbres, com instrumentos tipo guitarra, bateria, violão e teclados, além dos vocais a quatro vozes. O disco mais recente, Todo Mundo Vai Mudar (2018), foi lançado pelo selo Natura Musical em abril de 2018 e figurou nas principais listas de melhores álbuns, incluindo Rolling Stone Brasil e APCA.

Quando: 19 de janeiro de 2020
Onde: Sesc Pompeia
Quanto: gratuito


► LINIKER E OS CARAMELOWS

O grupo Liniker e os Caramelows faz show de seu mais recente álbum, Goela Abaixo, o segundo disco de carreira. Um trabalho traz elementos do R&B e da Soul Music, com letras sobre amor e lirismo de encantar. O show faz parte das comemorações do Aniversário de São Paulo e acontece no dia 25 de janeiro, no Sesc Campo Limpo.

Quando: 25 de janeiro de 2020
Onde: Sesc Campo Limpo
Quanto: gratuito


► RINCON SAPIÊNCIA

Rincon Sapiência fará show do seu segundo disco de carreira, "Mundo Manicongo: dramas, danças e afroreps", com influência de diversos sons, como pagode e funk, mas também conta com uma pitada da música pop contemporânea africana. O disco ainda conta com participação de Lellê, Rael, Gaab e do coletivo de Mc's Audácia, além dos baianos do grupo ÀTTØØXXÁ e da cantora e Mc Duquesa.

Quando: 25 de janeiro de 2020
Onde: Sesc Itaquera
Quanto: gratuito

EXPOSIÇÕES

Foto: Antonio Melcop/Divulgação (via assessoria - Conteúdo Comunicação)


► OCUPAÇÃO ALCEU VALENÇA, NO ITAÚ CULTURAL

Da série Ocupações no Itaú Cultural, a 48º Ocupação é dedicada à Alceu Valença e segue em cartaz até 2 de fevereiro. A mostra exibe todo o universo de Alceu, dos versos às rimas, do baião ao frevo, do circo ao cinema, perpassando toda a sua vida e obra. A exposição apresenta ao público fotografias, poemas, músicas, audiovisuais, objetos e produções literárias de sua autoria.

Quando: até 2 de fevereiro | de terça a sexta, das 9h às 20h (permanência até 20h30) | sábados, domingos e feriados, das 11h às 20h
Onde: Itaú Cultural
Quanto: entrada gratuita


► SUSAN MEISELAS: MEDIAÇÕES, IMS

Iniciada no dia 15 de outubro no IMS, a exposição é uma retrospectiva do trabalho da fotógrafa americana Susan Meiselas. São obras que datam de 1970 até os dias atuais, entre fotos, vídeos, filmes e documentos. Integrante da agência Magnum desde 1976, ela cobre uma vasta área, desde direitos humanos, identidade cultural até indústria do sexo. A exposição chama atenção para indivíduos e comunidades sujeitos à violência e à opressão na América Central, retrata a diáspora do povo curdo e também expõe as mulheres sobreviventes de abuso doméstico no Reino Unido.

Quando: até 1 de março de 2020
Onde: IMS São Paulo
Quanto: entrada gratuita


► EXPOSIÇÃO LINHAS DA VIDA, CENTRO CULTURAL BANCO DO BRASIL

O CCBB de São Paulo recebe uma exposição incrível da artista japonesa Chiharu Shiota, que trata sobre conexão, memórias e reflexões sobre a vida. A mostra faz uma retrospectiva do trabalho da artista desde seu início até os dias atuais. São 70 obras entre pinturas, fotografias, performances e instalações, que frequentemente são emaranhados de linhas. São cinco núcleos que convidam o visitante a mergulhar em reflexões e sensibilidade.

Quando: de quarta a segunda, das 9h às 21h - até 27 de janeiro
Onde: CCBB SP
Quanto: entrada gratuita


► EXPOSIÇÃO OLÁ MAURÍCIO!, FIESP

A Fiesp recebe a exposição sobre a vida e carreira do célebre autor da Turma da Mônica. A mostra comemora os 60 anos de trajetória do autor e quase 500 personagens criados. São personagens que fazem parte da cultura brasileira e que protagonizam histórias com importantes temas, como acessibilidade e sustentabilidade.

Quando: até 16 de fevereiro
Onde: Fiesp
Quanto: entrada gratuita


► ALMASURF

Em janeiro, o Shopping Ibirapuera recebe a exposição Almasurf, com fotos, pranchas e experiências do mundo do surf. São 20 dias de evento gratuito e a programação inclui atrações para jovens e adultos. Dentre as atrações, destaque para a exposição da história da modalidade, com nomes icônicos e fotos de profissionais, além de um óculos de realidade virtual que vai divertir a garotada.

Quando: de 7 a 26 de janeiro
Onde: Shopping Ibirapuera
Quanto: entrada gratuita


CINEMA

Foto: Divulgação (via assessoria do MIS)


► MOSTRA FORA DA CAIXA

Durante o mês de janeiro, o MIS exibe a mostra “Fora da Caixa” com filmes de personagens que não se encaixam nas regras impostas pela sociedade e que são confrontados com as consequências desse fato. São filmes como “Hair”, “The Rocky Horror Picture Show”, “Amor, Sublime, Amor”, “O prisioneiro do rock” e “Charity, meu amor”. Confira a programação completa aqui.

Quando: janeiro de 2020
Onde: MIS
Quanto: gratuito


► #CIÊNCIA - O JOGO DA IMITAÇÃO

Começou a temporada 2020 do #Ciência no Museu de Imagem e Som, com exibições de filmes que falam sobre ciência. O mês de janeiro conta com o filme “O Jogo da Imitação”. A sessão acontece no dia 12 de janeiro, às 16h, e a entrada é gratuita – para participar, basta retirar ingresso uma hora antes do início na recepção do museu.

Quando: 12 de janeiro de 2020, às 16h
Onde: MIS
Quanto: gratuito


► CINE PRAIA

O Sesc Belenzinho realiza uma temporada de filmes com exibição gratuita voltada às crianças. São filmes como ‘O Mar Não Está Para Peixe’ (15/01), ‘Free Willy’ (16/01), ‘O Golfinho - Histórias de um Sonhador’ (17/01), ‘O Espanta Tubarões’ (18/01), ‘As Aventuras de Sammy” (22/01), ‘As Aventuras de Pi’ (23/01), ‘As Aventuras de Robison Crusoé’ (24/01). Todas as sessões são às 19h30, no auditório Uriel Gaspar.

Quando: de 15 a 24 de janeiro, às 19h30
Onde: Sesc Belenzinho
Quanto: gratuito


► VERÃO OTAKU

O CCSP está com uma mostra de cinema Otaku, com exibição de animes, onde foram selecionadas as melhores produções do momento, como o filme “Hero Academia - Two Heroes”, clássicos, como “Cowboy Bebop” e “X/1999 da Clamp”, e maratonas, como o novo “Fire Force”. Além dos filmes, serão feitas rodas de conversas propostas pelo grupo Black Pipe Entretenimento, um canal com foco no Lifestyle, Universo Geek e Música.

Quando: de 18 de janeiro a 2 de fevereiro
Onde: CCSP
Quanto: gratuito


ATIVIDADES

Foto: Shutterstock


► JANEIRO NO PÁTIO METRÔ SÃO BENTO

Neste mês, o Pátio Metrô São Bento está com uma programação musical muito interessante com bike tour, shows de estilos variados, aula de samba rock e outras atividades especiais. Todos os sábados, às 11h, o complexo realiza uma tour guiada pelo Centro Histórico de São Paulo de forma gratuita. Todas as quartas, a partir do dia 15 de janeiro, acontece aulas de samba rock na rua, das 18h às 19h30. Já as bike tours ocorrem todos os domingos, com saídas às 9h, 11h, 13h e 15h. O espaço pede apenas a doação de 2 kg de alimentos não-perecíveis para participar.

Quando: durante o mês de janeiro
Onde: Pátio Metrô São Bento
Quanto: gratuito


► PROGRAMAÇÃO DA REDE DE MUSEUS-CASAS LITERÁRIOS

A Casa Guilherme de Almeida, Casa das Rosas e Casa Mário de Andrade realizam em janeiro e fevereiro atividades gratuitas que ponderam o impacto das novas tecnologias nas mídias tradicionais, na produção de conteúdo cultural, na música, cinema, literatura e outras linguagens.

Na Casa Guilherme de Almeida serão duas atividades: dia 14 de janeiro, a partir das 19h, acontece a palestra “Para Onde Caminham As Mídias?”, que discutirá se existem convergências entre rádio, TV, internet e podcasts. Em 18 de janeiro, das 10h30 às 18h, o museu recebe o 1º Ciclo Cinematográfico de Podcasts, com debates sobre os modelos de podcasts, cinema nas escolas e até mesmo o papel artístico e político do cinema.

A Casa das Rosas promove o curso - “A Literatura e os Novos Canais” a partir de 4 de fevereiro, enquanto que a Casa Mário de Andrade realiza a palestra "Música e Tecnologia em Perspectiva" dia 15/02.

Quando: durante o mês de janeiro
Onde: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade
Quanto: gratuito


► LEONARDO DA VINCI - PROGRAMAÇÃO DE FÉRIAS

Durante o mês de férias, o MIS Experience oferece uma programação educativa para crianças, jovens e adultos inspirada na exposição “Leonardo da Vinci – 500 anos de um gênio”. As atividades começam a partir do dia 7 de janeiro e acontecem de terça a domingo em dois horários: às 10h30 e às 14h. A programação é gratuita e, para participar, é necessário se inscrever 30 minutos antes na bilheteria. São visitas guiadas, oficinas de animação, construindo engenhocas, pintando com têmpera, objetos voadores e contação de histórias. Confira a programação completa aqui.

Quando: durante o mês de janeiro
Onde: MIS Experience
Quanto: gratuito


► MUSEU DA IMIGRAÇÃO

Durante o mês de janeiro, o Museu da Imigração realizará uma programação gratuita para as famílias, entre os dias 8 de janeiro e 2 de fevereiro. São atividades como espaço de leitura “Semear Leitores”, contação de história, oficina de bordado e pintura para bebês. A programação está marcada de quarta a domingo, para crianças até 10 anos, das 11h às 17h, na “Hospedaria em Movimento”. Confira a programação completa aqui.

Quando: de 8 de janeiro a 2 de fevereiro
Onde: Museu da Imigração
Quanto: gratuito


► JANEIRO BOWIE NO MIS

O MIS Educativo está com atividades especiais para o mês de janeiro em homenagem ao artista David Bowie, que comemora data de nascimento e morte no mês. São duas oficinas voltadas às crianças e adultos com entrada gratuita – os ingressos serão entregues 1h antes da atividade. Dia 11, às 14h, inicia a oficina Pequeno Ziggy, que contará a história do personagem mais icônico do cantor. As crianças vão poder criar sua própria versão de Ziggy Stardust com maquiagem, colagem e desenhos. Já a Oficina Transfer Bowie acontece do dia 28 ao 31, às 14h, onde as pessoas vão poder homenagear David Bowie criando suas próprias estampas através de desenhos em ecobags e tecidos.

Quando: durante o mês de janeiro
Onde: MIS
Quanto: gratuito


► ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO NO MUSEU DA CASA BRASILEIRA

Para comemorar o aniversário de São Paulo, dia 25 de janeiro, o Museu da Casa Brasileira está com programação especial para a data. No dia 25, sábado, das 10h às 18h, os visitantes poderão visitar as exposições em cartaz, assistir a um concerto e ainda participar de uma oficina com o Educativo MCB. A exposição ‘A Casa e a Cidade – Coleção Crespi Prado’ é um passeio no tempo para compreender as transformações urbanas da cidade na primeira metade do século 20. Já na oficina “Casa na Praia”, adultos e crianças vão se divertir com atividades típicas de praia como frescobol, peteca, frisbee, esguicho, banho de sol e esculturas de areia.

Quando: 25 de janeiro, das 10h às 18h
Onde: Museu da Casa Brasileira
Quanto: gratuito | visitação ao museu: R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada)


► CURSOS NAS CASAS LITERÁRIAS DE SÃO PAULO

As Casas Literárias em São Paulo, Casas Guilherme de Almeida e Mário de Andrade e a Casa das Rosas estão com programação de cursos imperdíveis para quem gosta de cultura, literatura e cinema. Alguns dos cursos disponíveis são cinema francês e cinema LGBT, Caetano Veloso, música africana e afro-brasileira, fotografia, poesia cabralina e mais. É um ótimo jeito de aproveitar o mês aprendendo e discutindo temas interessantes.

Quando: durante o mês de janeiro
Onde: Casa das Rosas, Casa Guilherme de Almeida e Casa Mário de Andrade
Quanto: gratuito


TEATRO E DANÇA

Foto: Pedro Liberal (via assessoria - Conteúdo Comunicação)


► A_PONTE: CENA DO TEATRO UNIVERSITÁRIO

Entre os dias 16 e 26 de janeiro, o Itaú Cultural realiza a segunda edição de “a_ponte: cena do teatro universitário”. São 10 espetáculos gratuitos apresentados por grupos de teatro de nove estados do Brasil. Além disso, o Itaú Cultural também chamou sete grupos consagrados de teatro na cena regional e nacional para participarem da programação com montagens atuais de seus repertórios. Confira a programação gratuito aqui

Quando: 16 e 26 de janeiro
Onde: Itaú Cultural
Quanto: gratuito


► DOMINGO É DIA DE TEATRO NO SHOPPING MARKET PLACE

As apresentações começam no dia 12 de janeiro de 2020, com a peça “O Sítio do Pica Pau Amarelo em: O Circo de Cavalinhos”, às 16h. No dia 19 acontece a peça “Alice no País das Maravilhas”, enquanto no dia 26 é a vez de “João e Maria Perdidos na Floresta”. As apresentações ocorrem no auditório, no Mezanino da Livraria Cultura. A entrada é gratuita e mediante confirmação pelo e-mail [email protected] até às 17h da sexta-feira que antecede a apresentação.

Quando: 12, 19 e 26 de janeiro de 2020, às 11h e 15h
Onde: Auditório Livraria Cultura do Shopping Market Place
Quanto: entrada gratuita


► COISAS DO BRASIL - 40 ANOS

“Coisas do Brasil” teve sua estreia no Theatro Municipal de São Paulo em 1979 e recebeu Prêmio APCA de Melhor Espetáculo. A peça, que faz um histórico cultural e poético da formação da sociedade brasileira, já percorreu o Brasil e a América Latina. Ao completar 40 anos, o espetáculo volta no CCSP para discute nosso passado em contato direto com o contemporâneo.

Quando: 23 a 26 de janeiro, quinta a sábado, às 20h, e domingo, às 18h
Onde: CCSP
Quanto: gratuito


► TRÍPTICO SERTANEJO

O espetáculo de dança mergulha no mundo dos sertões brasileiros com a proposta de entender suas paisagens, as pessoas e lendas. O espetáculo organiza-se a partir de um tríptico, uma obra em três partes. Um boi encantado conduz os espectadores para um sertão reinventado, pelas lendas femininas do cangaço, pelos espaços vazios do pós-guerra de Canudos e pelos virtuosos sapateados dos tropeiros gaúchos e paulistas.

Quando: de 31 de janeiro a 2 de fevereiro | sexta e sábado, às 21h; domingo, às 19h
Onde: CCSP
Quanto: gratuito


► CARANGUEJO OVERDRIVE

A peça conta a história de Cosme, ex-catador de caranguejos no mangue carioca da metade do século 19. Convocado para integrar as forças brasileiras na Guerra do Paraguai, enlouquece no campo de batalha, volta ao Rio e encontra uma cidade em grande transformação.

Quando: de 17 a 19 de janeiro | sexta e sábado, às 21h; domingo, às 20h
Onde: CCSP
Quanto: gratuito

Fotos de capa: Antonio Melcop/Divulgação (via assessoria - Conteúdo Comunicação) | Reprodução/Site MIS

Atualizado em 9 Jan 2020.