Guia da Semana

Com tanta coisa que acontece em São Paulo, fica difícil acompanhar a programação. O mês de março de 2020 está repleto de passeios bacanas e interessantes, bem como inúmeras atrações gratuitas. São shows, exposições, cinema, teatro, passeios, programação para crianças e muito mais.

Pensando nisso, o Guia da Semana preparou uma programação gratuita imperdível em São Paulo em março de 2020. Confira:

EXPOSIÇÕES

Foto: Divulgação (via assessoria - MktMix Assessoria de Comunicação)


► HEBE FOREVER, SHOPPING MORUMBI

O Shopping Morumbi recebe, a partir do dia 8 de março, a exposição “Hebe Forever” dedicada à Hebe Camargo. A mostra conta com mais de 200 itens distribuídos pelo ambiente, entre figurinos inéditos, réplicas de joias usadas por ela ao longo de sua carreira, seu carro, louças, discos, fotos, além de bolsas, calçados e outros acessórios. A exposição é gratuita e segue até 10 de maio.

Quando: até 10 de maio
Onde: Shopping Morumbi
Quanto: gratuito


► PASTEUR, O CIENTISTA, SESC INTERLAGOS

O Sesc Interlagos apresenta a exposição “Pasteur, o cientista” de 6 de fevereiro a 26 de julho, com entrada gratuita. A exposição apresenta a vida e obra de Pasteur através de vídeos, grafismos, animações, projeções, textos e desenhos. O visitante poderá conhecer melhor as invenções e inovações do século 19 e também poderá interagir com algumas das descobertas incríveis de Pasteur.

Quando: de 6 de fevereiro a 26 de julho de 2020
Onde: Sesc Interlagos
Quanto: gratuito


► O PASQUIM 50 ANOS, SESC IPIRANGA

A exposição “O Pasquim 50 anos”, no Sesc Ipiranga, celebra os 50 anos da primeira edição do Pasquim, periódico que marcou o jornalismo brasileiro por seu humor, liberdade, irreverência e criatividade. A exposição é gratuita e é possível reservar uma visita guiada para saber toda a história do jornal que marcou o jornalismo brasileiro.

Quando: até 12 de abril 2020
Onde: Sesc Ipiranga
Quanto: gratuito


► ARQUIVO PETER SCHEIER, IMS

A exposição no IMS Paulista “Arquivo Peter Scheier” é um mergulho nos trabalhos do fotógrafo, com destaque para suas obras que saíram na Revista Cruzeiro, na década de 1940, seus registros sobre o nascimento de instituições como o Museu de Arte de São Paulo e a Bienal de São Paulo, nos anos 1950, bem como sua colaboração com arquitetos como Rino Levi e Lina Bo Bardi.

Quando: até 24 de maio de 2020
Onde: IMS Paulista
Quanto: gratuito


► AGORA OU NUNCA – DEVOLUÇÃO, IMS

A exposição “Agora ou nunca - devolução” no IMS Paulista apresenta obras da fotógrafa inglesa Maureen Bisilliat só que em vídeo. São 12 extratos de vídeos das obras produzidas pela artista de 89 anos radicada em São Paulo, desde 1957.

Quando: até 5 de abril de 2020
Onde: IMS
Quanto: gratuito


► MARCIA PASTORE: CONTRACORPO, PINACOTECA

Até o dia 6 de abril, a Pinacoteca exibe a exposição “Marcia Pastore: contracorpo”, com um recorte da produção da artista paulista reunidos no quarto andar da Pinacoteca. São 40 trabalhos produzidos ao longo de quase três décadas. As obras discutem a relação entre artes plásticas e a arquitetura, em que ela mistura diversos materiais como borracha, gesso, ferro, para compor obras experimentais.

Quando: até 6 de abril de 2020
Onde: Pinacoteca
Quanto: gratuito


► JAPÃO EM SONHOS, JAPAN HOUSE

A exposição “Japão em Sonhos”, na Japan House, trata-se de uma experiência imersiva em instalação feita com projeções de grande escala em mapeamento de vídeo, acompanhada de trilha sonora especial para oferecer ao visitante uma viagem de sonhos por meio de imagens icônicas do Japão. São imagens e sons que destacam elementos da cultura japonesa desde a beleza efêmera da florada das cerejeiras e o famoso festival de lanternas, até uma floresta misteriosa habitada por espíritos do folclore japonês.

Quando: até 26 de abril de 2020
Onde: Japan House
Quanto: gratuito


► OCUPAÇÃO RINO LEVI, ITAÚ CULTURAL

O homenageado da 49ª Ocupação no Itaú Cultural é Rino Levi, arquiteto e urbanista que atuou no processo de modernização de São Paulo, marcando a paisagem da cidade a partir do final da década de 1920. São peças de acervo e vídeos, além de um passeio em realidade virtual pelo Cine Universo que resgata a história do arquiteto, que se confunde com a própria história de São Paulo.

Quando: até 12 de abril de 2020
Onde: Itaú Cultural
Quanto: gratuito


► O CENTENÁRIO - FELLINI NO MUNDO

Em comemoração aos 100 anos de nascimento do cineasta italiano Federico Fellini (1920-1993), o Banco do Brasil apresenta a exposição “O centenário - Fellini no Mundo”. São 130 peças incluindo fotos, desenhos, documentos e figurinos originais de seus filmes. A mostra ficará em cartaz entre 20 de março e 01 de maio de 2020, no espaço expositivo do Banco do Brasil, na Avenida Paulista.

Quando: de 20 de março a 01 de maio de 2020
Onde: Edifício Banco do Brasil | Av. Paulista, 1230 - São Paulo
Quanto: gratuito

TEATRO

Foto: Rodrigo de Oliveira (via assessoria - Sesc Interlagos)


► ISTO É NEGRO?

O Sesc Interlagos traz gratuitamente o espetáculo “Isto é Negro?” entre os dias 7 e 28 de março. A peça, do grupo "EQuemÉGosta", discute o que é ser negro e negra no Brasil e sobre as práticas do racismo estrutural presente no país.

Quando: 7 a 28 de março, das 15h às 16h40
Onde: Sesc Interlagos
Quanto: gratuito - retirada uma hora antes do espetáculo.


► ORDINÁRIOS

Três soldados formam um pelotão improvável. Quanto mais avançam pelo território inimigo, ficam evidentes os segredos que um esconde do outro e o quanto são inadequados para o mundo da guerra.

Quando: de 6 a 15 de março. Sexta e sábado, às 21h, e domingo, às 19h
Onde: Teatro Alfredo Mesquita. Av. Santos Dumont, 1.770, Santana. Zona Norte
Quanto: gratuito


► O HOMEM MEGAFONE

O enredo do espetáculo faz uma reflexão sobre as demandas da vida e sobre a visão distorcida do certo e errado na sociedade atual. O Menino-Mega-Fone tem como herói o Homem-Mega-Fone, que lhe ensina que o trabalho de catador é de importância crucial na vida da cidade.

Quando: 14/3. Sábado, às 19h.
Onde: Teatro Flávio Império. R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba
Quanto: gratuito


► FRIDA KAHLO - VIVA LA VIDA

Frida Kahlo prepara um jantar no Dia dos Mortos e passeia por sua vida relembrando e trazendo os personagens que passaram por sua história, como Diego Rivera, Trotsky, Rockfeller, Chavela Vargas, André Breton.

Quando: De 7 a 29/3 (dia 14 haverá tradução em libras, e, dia 28, audiodescrição). Sábados, às 21h, e domingos, às 19
Onde: Teatro Arthur Azevedo. Av. Paes de Barros, 955, Mooca
Quanto: gratuito


► A MÃE - CANÇÕES PARA ACORDAR BERTOLD BRECHT

O Itaú Cultural recebe de 12 a 15 de março (quinta-feira a domingo) a temporada de estreia de A Mãe - Canções para Acordar Bertold Brecht, da Companhia do Feijão. A peça conta a história de uma mãe que, a partir da causa defendida pelo filho, reflete sobre o funcionamento das relações humanas e da necessidade da desnaturalização destas relações. No palco, a companhia transita entre o cabaré e intervenções cinematográficas, e entre cenas teatrais a uma roda de samba.

Quando: de 12 a 14 de março, às 20h; 15 de março, às 19h
Onde: Itaú Cultural
Quanto: gratuito

SHOWS

Foto: Divulgação (via assessoria - Sesc Santana)

► DÉA TRANCOSO

O show da vez terá o álbum “Líricas Breves para a Construção de uma Alma”. Uma apresentação para celebrar os 30 anos de carreira de Déa Trancoso. Esse álbum foi produzido com recursos da própria artista e de um financiamento coletivo, realizado em 2015. A distribuição é do selo TUM TUM TUM Discos.

Quando: 14 de março, às 19h
Onde: Sesc Santana
Quanto: gratuito


► TUTUCA VIANA

O cantor Tutuca Viana apresenta-se gratuitamente no Teatro Brincante com show de lançamento do disco “Avessa Manhã”. O disco nasceu de uma fita cassete encontrada por sua esposa e produtora Renata Rodrigues, que trouxe à tona um material que ficou esquecido durante um tempo. Após 10 anos, o cantor retorna aos palcos para apresentar estas canções inéditas em turnê pelo Brasil.

Quando: 13 de março, às 21h30
Onde: Teatro Brincante
Quanto: gratuito


► ANELIS ASSUMPÇÃO

Anelis Assumpção apresenta-se no Teatro Flávio Império como parte da Semana do Hip-Hop, com atrações que unem os pilares desta linguagem: DJ, MC, rap e grafite. Seu show acontece dia 21 de março, sábado, às 16h, gratuitamente.

Quando: 21 de março às 16h
Onde: Teatro Flávio Império
Quanto: gratuito


► KARINA BUHR - VOZ E TAMBOR

A cantora Karina Buhr apresenta-se dia 20 de março no Teatro Arthur Azevedo, com show especial conduzido por tambores, ilú, alfaia, pandeiro, xequerê, ganzá e outras percussões. No repertório, estão poesias recitadas de seu livro Desperdiçando Rima, intercaladas por músicas autorais inéditas e algumas do repertório de seus discos solo com arranjos diferentes dos feitos com banda.

Quando: 20 de março, às 21h
Onde: Teatro Arthur Azevedo
Quanto: gratuito


► TIÊ – DIX

Com quatro discos lançados, turnês internacionais, participações em grandes festivais, músicas emplacadas em trilhas sonoras de novelas e diversas parcerias musicais, Tiê celebra seus 10 anos de carreira e o caminho que percorreu até o momento em show no Teatro Arthur Azevedo, dia 27 de março.

Quando: 27 de março, às 21h
Onde: Teatro Arthur Azevedo
Quanto: gratuito


► FRANCISCO, EL HOMBRE COM MARIANA AYDAR

A banda Francisco, El Hombre se apresenta no Sesc Parque Dom Pedro II com seu mais novo trabalho: Rasgacabeza. Com tons mais agressivos e uma mistura de gêneros como o freak e o punk, esse trabalho expurga vivências e urgências por meio de canções. Além disso, o show ainda conta com a presença de Mariana Aydar.

Quando: 14 de março às 18h
Onde: Sesc Parque Dom Pedro II
Quanto: gratuito


► CARNE DOCE

A banda Carne Doce faz show de lançamento do single “Passarin”. A banda está prestes a lançar um novo disco em 2020, e já apresentou recentemente o single "Temporal". O show contará com canções de seus três álbuns "Carne Doce" (2014), "Princesa" (2016) e "Tônus" (2018).

Quando: 22 de março às 16h
Onde: Sesc Interlagos
Quanto: gratuito

PASSEIOS

Foto: Divulgação (via assessoria - MKT Mix)


► NERDLAND

A partir do dia 4 de março, o Shopping Anália Franco recebe o evento Nerdland, um espaço cheio de jogos para crianças, adolescentes e adultos se divertirem. O Nerdland conta com cinco salas recheadas de atividades para que o visitante mergulhe no universo dos games, relembre jogos clássicos e brinque com toda família. Haverá exposição de itens raros da Nintendo, e os visitantes poderão jogar em consoles originais como Atari, Playstation e Nintendo.

Quando: de 4 de março a 26 de abril
Onde: Shopping Anália Franco
Quanto: gratuito


► EXPOSIÇÃO E ENCONTRO DE COLECIONADORES DE MINIATURAS DE CARROS

O Shopping Raposo recebe no dia 21 de março o 2º Encontro de Colecionadores de Miniaturas de Carros. Serão mais de 15 expositores/colecionadores com variedades de carrinhos em miniatura de diversas escalas, incluindo marcas especiais como: Hot Wheels, Matchbox, Johnny Lightning, Greenlight, Norev, Schucco, Kyosho e muito mais.

Quando: 21 de março, das 10h às 19h
Onde: Shopping Raposo
Quanto: gratuito


► SESSÃO TPM

No dia 21m o MIRA recebe a Sessão TPM, edição especial do projeto Todas Podem Mixar, idealizado Dj Miria Alves, que ensina mulheres a mixar. No evento, a DJ convida alunas e público para uma experiência sonora. A Sessão TPM será acompanhada pelo Slam das Minas, um espaço de voz e acolhimento para as mulheres da poesia falada.

Quando: 21 de março
Onde: MIRA (Mirante 9 de julho)
Quanto: gratuito


► FEIRA AGROECOLÓGICA

Do dia 15 de março ao dia 6 de dezembro de 2020, o Sesc Santana sediará feiras agroecológicas aos domingos, às 11h. Com frutas e hortaliças livres de agrotóxicos e como resultado de um processo de manejo sustentável, a feira traz alimentos cultivados por trabalhadores rurais sem terra no chamado cinturão verde da Zona Norte de São Paulo.

Quando: a partir de 15 de março
Onde: Sesc Santana
Quanto: gratuito

CRIANÇAS

Foto: Andre Fonte (via assessoria - Sesc Santana)


► PEÇA INFANTIL “ÁGUA”

A peça trata-se de uma história contada em quadros que abordam a problemática da água sob diversos pontos de vista: desde questões relativas à responsabilidade socioambiental até às metáforas usadas popularmente com a palavra água. A obra possui linguagem híbrida com circo, a máscara do palhaço, o teatro e a pantomima. A questão da água serve como um fio condutor, um incremento ao recurso dialógico que permite colagens peculiares de números e quadros.

Quando: 14 e 28 de março, sábados, às 14h
Onde: Sesc Santana
Quanto: gratuito


► SUSSURROS, ADIVINHAS E TROVINHAS

Ao longo da atividade, crianças e seus acompanhantes serão convidados a experimentar a sonoridade das brincadeiras-palavras com os sussurradores poéticos, por meio de trava línguas, adivinhas e muita poesia. Além das brincadeiras sonoras, serão propostas mediações de leituras às crianças e acompanhantes ao longo do dia, variando entre leituras coletivas e individuais.

Quando: até 29 de março | sábados e domingos, das 11h às 19h
Onde: Sesc Belenzinho
Quanto: gratuito


► TUDO QUE EU TOCO TAMBÉM ME TOCA

Com brincadeiras táteis, sonoras, com o corpo e com as mãos, os educadores criam um ambiente que favorece a fruição da leitura, fazendo uso de estratégias de mediação com os sussurradores poéticos através de trava línguas, adivinhas, músicas e poesia.

Quando: até 29 de março | sábados e domingos, às 11h
Onde: Sesc Belenzinho
Quanto: gratuito


► CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS: MAPINGUARY

A companhia Mapinguary conta histórias de maneira cênica e oral; se inspira nos cancioneiros, no folclore infantil, teatro de bonecos e nos contos populares do mundo. A apresentação também conta com música ao vivo.

Quando: 14 e 15 de março de 2020. Sábado e domingo, às 16h
Onde: Sesc Belenzinho
Quanto: gratuito

CINEMA

Foto: Laura Andreuccetti (via assessoria - Poiesis Comunicação)


► CORALINE E O MUNDO SECRETO

Entediada em sua nova casa, Coraline Jones um dia encontra uma porta secreta. Através dela, tem acesso a outra versão de sua própria vida, a qual aparentemente é bem parecida com a que leva. A diferença é que neste outro lado tudo parece ser melhor, inclusive as pessoas com quem convive. Caroline se empolga com a descoberta, mas logo descobre que há algo de errado quando seus pais alternativos tentam aprisioná-la neste novo mundo.

Quando: 15 de março | domingo, às 17h
Onde: Sesc Belenzinho
Quanto: gratuito - com retirada de senha 30 minutos antes do início da atividade


► MEU CORPO É POLÍTICO

Vivenciado o dia a dia ao lado de diversos ativistas LGBTQIA+, moradores das periferias de São Paulo, o documentário faz um panorama do contexto social em que os personagens estão inseridos e de que forma sua atuação age nas ruas. Além disso, levanta questões sobre a população transsexual no Brasil e suas disputas políticas.

Quando: 17 de fevereiro | terça, às 19h30
Onde: Sesc Belenzinho
Quanto: gratuito - com retirada de ingressos 30 minutos antes da atividade


► FESTIVAL DE CURTAS DE DIREITOS HUMANOS

Ao fim do mês, de 24 a 28 de março, o Espaço Curtas na Fábrica de Cultura Brasilândia irá exibir o trabalho organizado pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP) para o Entretodos - Festival de Curtas de Direitos Humanos, com a temática Migrantes. “Os Irmãos Mai”, de Thais Fujinaga, e “Vidas Deslocadas”, de João , são alguns dos curtas-metragens que serão exibidos das 8h30 às 17h30.

Quando: 24 a 28 de março – terça a sábado, das 8h30 às 17h30
Onde: Fábrica de Cultura Brasilândia
Quanto: gratuito


► NOVÍSSIMO CINEMA BRASILEIRO

O Cinusp apresenta a 9ª edição da mostra “Novíssimo Cinema Brasileiro” entre os dias 9 de março e 5 de abril. O evento celebra a diversidade cinematográfica brasileira contemporânea. Neste ano, 27 filmes fazem parte da seleção, sendo 7 deles pré-estreias e 8 acompanhados de bate-papo com realizadores. Todas as sessões são gratuitas e abertas ao público em geral. Confira a programação completa.

Quando: de 9 de março a 5 de abril
Onde: Cinusp Maria Antônia
Quanto: gratuito

Atualizado em 12 Mar 2020.