Guia da Semana

Novembro chegou com muitas atrações gratuitas em São Paulo. São shows, exposições, sessões de cinema e muitos eventos culturais para todos os gostos e todos os estilos.

O Guia da Semana reuniu mais de 20 passeios grátis em São Paulo em novembro de 2019. Confira:

GASTRONOMIA


* Imagem meramente ilustrativa | Foto: Shutterstock


► FESTIVAL DO CHURROS + TORRESMO + CERVEJA ARTESANAL

O Festival do Churrasco, Torresmo e Cerveja Artesanal acontece nos dias 9 e 10 de novembro, das 11h às 21h, no Memorial da América Latina. O evento gastronômico conta com diversas atrações musicais, minishopping, espaço kids e, claro, muita comida gostosa. Mestres churrasqueiros premiados servirão os melhores cortes de carne premium, molhos e sanduíches de dar água na boca.

QUANDO: 9 e 10 de novembro, das 11h às 21h
ONDE:
QUANTO: entrada gratuita


► REVELANDO SP

Nos dias 13 a 17 de novembro, o Parque da Água Branca recebe o festival Revelando SP, que é um grande evento de celebração e valorização da cultura popular e tradicional de São Paulo. Cada município selecionado conta com um estande para apresentar sua gastronomia, artesanato e suas manifestações artísticas que expressem a cultura tradicional paulista. Clique aqui para mais informações

QUANDO: 13 a 17 de novembro, das 9h à2 18h
ONDE:
QUANTO: entrada gratuita

SHOWS

* Imagem meramente ilustrativa | Foto: Shutterstock


► VELHA GUARDADA MANGUEIRA

A Velha Guarda da Mangueira se apresentam no Sesc Avenida Paulista no dia 23 de novembro. Na ocasião, eles trazem o show do álbum mais recente: "Velha Guarda Musical da Mangueira Canta Geraldo Pereira". O disco conta com participações de Zeca Pagodinho, Maria Bethânia, Nelson Sargento, Alcione e Leci Brandão. Ele celebra o centenário do compositor mangueirense Geraldo Pereira, além dos 90 anos da tradicional escola verde e rosa. Temas de Cartola, Nelson Cavaquinho, Chico Buarque, Paulinho da Viola, Herivelto Martins, Hermínio Belo de Carvalho e alguns dos sambas de enredo antológicos da Estação Primeira de Mangueira completam o repertório.

QUANDO: 23 de novembro, às 17h30
ONDE:
QUANTO: grátis


► SOMBRA

O Sesc Santo Amaro recebe, no dia 30 de novembro, o MC Sombra. No dia, o rapper paulistano apresenta o show com músicas inéditas e faz o pré-lançamento de seu terceiro disco da carreira solo, com lançamento previsto para 2020. Acompanhado pelo DJ RM, Sombra também leva ao palco seus hits, como "Homem Sem Face" e "Mano Eu Vo Ali Comprar Um Chá". A abertura fica por conta da Cris SNJ acompanhada pelo DJ Ajamu.

QUANDO: 30 de novembro, às 17h
ONDE:
QUANTO: grátiS

TEATRO


Foto: Divulgação (via assessoria de imprensa - Re Said)


DOPAMINA

O Dopamina é uma noite de comédia Stand Up experimental estrelada por 19 comediantes mulheres. A peça gratuita está em temporada no Teatro Pequeno Ato, em São Paulo, todas às quartas até dezembro.

QUANDO: quartas, às 21h
ONDE: Teatro Pequeno Ato [Rua Dr Teodoro Baima, 78]
QUANTO: grátis - é necessário fazer a reserva clicando aqui


► NAITAN

O Naitan é um show que reúne os melhores comediantes do país apresentando apenas piadas novas em uma noite experimental. Atualmente, o show acontece no TOP teatro, na Bela Vista. Para concorrer aos ingressos, é preciso seguir os seguinte passos: enviar um e-mail para [email protected] e aguardar um retorno da produção confirmando a data disponível. Em média, são 10 comediantes por noite.

QUANDO: segundas, às 21h (chegar com 30min de antecedência)
ONDE: TOP Teatro [Rua Rui Barbosa, 201 - Bela Vista]
QUANTO: grátis - é necessário enviar um e-mail para [email protected]


► STAND-UP NO 'SEU BEZERRA'

Todas as quintas-feiras, o Bar Seu Bezerra, na Vila Madalena, recebe Tiago Carvalho e Gabriela Abdala, que recebem vários comediantes da cena, fazendo um show de mais de uma hora mesclando grandes nomes do Stand Up nacional.

QUANDO: quintas, às 22h
ONDE: Bar Seu Bezerra [R. Aspicuelta, 713]
QUANTO: entrada gratuita - é necessário fazer a reserva pelo @bezerracomedy

NA CIDADE

* imagem meramente ilustrativa | Foto: Shutterstock


JARDIM DO BIXIGA

O Jardim Do Bixiga acontece na Praça Dom Orione, em São Paulo, no dia 9 de novembro. Serão mais de 100 produtores independentes dos segmentos de moda, pets, produtos para casa, papelaria, alimentação e muitos mais. A feira garante o consumo consciente, com muita brasilidade, manualidade, regionalidade, feminismo e respeito à natureza.

QUANDO: 9 de novembro, das 10h às 18h
ONDE:
QUANTO: entrada gratuita


JAZZ IN NA PRAÇA

O Espaço Cultural Porto Seguro recebe no dia 9 de novembro o Jazz In Na Praça. A programação, que vai começar às 12h, terá espaço gastronômico, workshops e feira Fair&Sale. A musica fica por conta do DJ Montano, que promove em seus sets uma conversa entre a música brasileira e aquelas que vem de outras partes do mundo. Às 17h, quem comanda o festival é o quarteto Aziza, que tem como proposta trazer releituras de artistas como Roy Ayers, Stevie Wonder, Wayne Shorter, entre outros. Tudo isso misturado a uma sonoridade contemporânea influenciada por hip hop, jazz e funk. O Jazz In Na Praça também vai exibir o filme Vinil, Poeira e Groove, às 19h.

QUANDO: 9 de novembro, a partir das 12h
ONDE:
QUANTO: entrada gratuita


BRECHÓ DA VITRINE CRIATIVA

Nos dias 09 e 10 de novembro, o Vitrine Criativa estaciona na Vila Butantan e traz arte, música, gastronomia e muito garimpo. Serão mais de 100 brechós reunidos, mais de 30 opções gastronômicas, shows ao vivo, serviços de beleza e intervenções artísticas.

QUANDO: 9 e 10 de novembro, das 11h às 19h
ONDE:
QUANTO: entrada gratuita - mas é necessário levar 1kg de alimento não perecível ou 1 brinquedo


► FESTA LATINA

No dia 23 de novembro, os ritmos latinos prometem tomar conta da Fiesta Latina que vai rolar na Vila Butantan, em São Paulo. A festa conta com atrações musicais que prometem animar o público com muita salsa, mambo, reggaeton e pop latino.

QUANDO: 23 de novembro, das 14h às 22h
ONDE:
QUANTO: entrada gratuita


BRACHÁ, UMA BÊNÇÃO - RETORNO AO SCHTETL POLONÊS

A exposição "BRACHÁ, UMA BÊNÇÃO - Retorno ao Schtetl Polonês" traz fotos da polonesa Agnieszka Traczewska no Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto até o dia 16 de novembro. Na mostra, a fotógrafa polonesa documenta a vida dos judeus hassídicos, apresentando seus descendentes em retornos aos locais de herança judaica na Polônia. São imagens reveladoras de que os vestígios do mundo antigo não desapareceram completamente, e de que a herança judaica está ainda hoje viva na Polônia

QUANDO: de segunda a quinta, das 9h às 17 | sextas, das 9h às 15h [até 16 de Novembro]
ONDE: Memorial da Imigração Judaica e do Holocausto [R. da Graça, 160 - Bom Retiro]
QUANTO:
grátis

CINEMA


* Imagem meramente ilustrativa | Foto: Shutterstock


► HOMEM ARANHA

Miles Morales é um jovem negro do Brooklyn que se tornou o Homem-Aranha inspirado no legado de Peter Parker, já falecido. Entretanto, ao visitar o túmulo de seu ídolo em uma noite chuvosa, ele é surpreendido com a presença do próprio Peter, vestindo o traje do herói aracnídeo sob um sobretudo. A surpresa fica ainda maior quando Miles descobre que ele veio de uma dimensão.

QUANDO: 6 de novembro, às 15h
ONDE: Sesc Bom Retiro
QUANTO: entrada gratuita


MONSTROS S.A.

Sulley, e seu falante assistente, Mike, trabalham na Monstros S.A., a maior fábrica de processamento de gritos da cidade de Monstrópolis. A principal fonte de energia do mundo dos monstros provém da coleta dos gritos das crianças humanas. Os monstros acreditam que as crianças são tóxicas, e entram em Pânico quando uma menininha invade seu mundo. Sulley e Mike fazem de tudo para levar a garota de volta para casa, mas enfrentam desafios monstruosos e algumas situações hilárias em suas atrapalhadas aventuras.

QUANDO: 9 de novembro, às 11h
ONDE: Sesc Ipiranga
QUANTO: entrada gratuita


► A ERA DO GELO

Sempre em busca de sua cobiçada noz, o esquilo Scrat provoca, sem querer, a separação dos continentes. A situação causa mudanças no terreno de vários locais, entre eles onde os amigos Manny, Diego e Siid estão alojados. Um terremoto faz com que o trio fique preso em um iceberg, enquanto Ellie e a pequena Amora permanecem no continente. Em alto mar, Manny promete que irá encontrá-las a qualquer custo, mas para tanto precisará enfrentar perigosos piratas e o canto das sereias.

QUANDO: 9 de novembro, às 12h
ONDE: Sesc Bom Retiro
QUANTO: entrada gratuita


► OS CROODS

Em plena era pré-histórica, escondidos na maior parte do tempo dentro de uma caverna, vivem Grug, a esposa Ugga, a vovó, o garoto Thunk, a pequena e feroz Sandy e a jovem Eep. Eles são os Croods, uma família liderada por um pai que morre de medo do mundo exterior. Só que grandes transformações estão para acontecer, pois a adolescente Eep acaba conhecendo o também jovem Guy e ele vai apresentar um incrível mundo novo, para o desespero do paizão protetor. Agora, juntos, eles vão enfrentar grandes desafios e se adaptar a uma nova e divertida era.

QUANDO: 10 de novembro, às 17h
ONDE: Sesc Belenzinho
QUANTO: entrada gratuita


► NUNCA FUI SANTA

Jovem cowboy de rodeio conhece uma linda cantora e se apaixona. Ela tenta fugir para outra cidade, mas ele vai fazer de tudo para que ela permaneça ao seu lado.

QUANDO: 12 de novembro, às 20h
ONDE: Sesc Pinheiros
QUANTO: entrada gratuita


► MY NAME IS NOW, ELZA SOARES

Um filme com a cantora, compositora, atriz, Elza soares, cantora que incentiva a essência da ancestralidade brasileira.

QUANDO: 12 de novembro, às 19h30
ONDE: Sesc Belenzinho
QUANTO: entrada gratuita


► CHRISTOPHER ROBIN - UM REENCONTRO INESQUECÍVEL

Christopher Robin já não é mais aquele jovem garoto que adorava embarcar em aventuras ao lado de Ursinho Pooh e outros adoráveis animais no Bosque dos 100 Acres. Agora um homem de negócios, ele cresceu e perdeu o rumo de sua vida, mas seus amigos de infância decidem entrar no mundo real para ajudá-lo a se lembrar que aquele amável e divertido menino ainda existe em algum lugar.

QUANDO: 16 de novembro, às 12h
ONDE: Sesc Bom Retiro
QUANTO: entrada gratuita


► MINIONS

Seres amarelos milenares, os minions têm uma missão: servir os maiores vilões. Em depressão desde a morte de seu antigo mestre, eles tentam encontrar um novo chefe. Três voluntários, Kevin, Stuart e Bob, vão até uma convenção de vilões nos Estados Unidos e lá se encantam com Scarlet Overkill, que ambiciona ser a primeira mulher a dominar o mundo.

QUANDO: 17 de novembro, às 17h
ONDE: Sesc Belenzinho
QUANTO: entrada gratuita


► MUSSUM

A trajetória do humorista e sambista Antônio Carlos Bernades Gomes, o "Mussum", é contada de diferentes ângulos. São reveladas facetas mais sérias da figura que foi eternizada no imaginário popular brasileiro por sua participação no programa "Os Trapalhões". Por trás de sua persona humorística e debochada, Antônio Carlos mantinha uma rotina de responsabilidades com sua família, projetos e compromissos.

QUANDO: 19 de novembro, às 19h30
ONDE: Sesc Belenzinho
QUANTO: entrada gratuita


► QUANTO MAIS QUENTE MELHOR

Dois músicos que testemunharam um tiroteio entre gângsteres fogem disfarçados de mulheres e se integram a uma banda de jazz. Até que uma cantora carente se apaixona por uma das ''meninas'' e um experiente playboy pela ''outra''. Com: Marilyn Monroe, Jack Lemmon, Tony Curtis.

QUANDO: 19 de novembro, às 20h
ONDE: Sesc Pinheiros
QUANTO: entrada gratuita


► ONDE VIVEM OS MONSTROS

Max, um menino rebelde e sensível, acha que em casa ninguém o entende e então foge para Onde Vivem os Monstros. Ele vai parar numa ilha, onde vivem criaturas estranhas e misteriosas, cujas emoções são descontroladas, imprevisíveis, tal qual suas ações. Os monstros estão desesperados para encontrar um líder que os guie, da mesma maneira que Max anseia por um reino para comandar. Max é coroado rei e promete criar um lugar onde todos serão felizes. Mas o menino não demora a descobrir que governar seu reino não é tão fácil assim, e que os relacionamentos são bem mais complicados do que ele imaginava.

QUANDO: 23 de novembro, às 11h
ONDE: Sesc Ipiranga
QUANTO: entrada gratuita


► TA DANDO ONTEM 2

O pinguim surfista Cadu Maverick está de volta e em busca de novas aventuras. Quando o famoso grupo de marombados Hang 5 surge na na ilha Pen-Gu e oferece as direções do pico mais lendário - e perigoso - do planeta, Cadu e seus amigos não hesitam em aceitar o desafio.

QUANDO: 23 de novembro, às 12h
ONDE: Sesc Bom Retiro
QUANTO: entrada gratuita


► POKÉMON: DETETIVE PIKACHU

O detective particular Harry Goodman desaparece misteriosamente, levando seu filho Tim, de 21 anos, a tentar descobrir o que aconteceu. Quem ajuda na investigação é o antigo parceiro Pokémon de Harry, o Detetive Pikachu: um adorável superdetetive divertido e brincalhão que é um enigma até para si mesmo. Após descobrirem que são capazes de se comunicar um com o outro, Tim e Pikachu unem forças em uma aventura para desvendar esse mistério.

QUANDO: 23 de novembro, às 14h
ONDE: Sesc Santana
QUANTO: entrada gratuita


► ALVIN E OS ESQUILOS

Alvin, Simon e Theodore são três esquilos especiais, que decidem morar na casa de Dave Seville, um compositor em busca do sucesso. Logo eles percebem que, para que Dave permita que eles morem em sua casa, o trio precisará demonstrar que tem talento. Assim Alvin, Simon e Theodore mostram que sabem cantar, tornando-se um grande sucesso. Isto faz com que Dave torne-se não apenas seu compositor, mas também um verdadeiro pai. Só que o estrelato sobe à cabeça do trio, gerando problemas no relacionamento deles com Dave.

QUANDO: 24 de novembro, às 17h
ONDE: Sesc Belenzinho
QUANTO: entrada gratuita


► CLEMENTINA

Revelada para o mundo apenas aos 62 anos, a cantora e compositora Clementina de Jesus rapidamente tornou-se um dos maiores expoentes do samba, influenciando toda uma geração de Música Popular Brasileira e estabelecendo uma nova ponte entre Brasil e África.

QUANDO: 26 de novembro, às 19h30
ONDE: Sesc Belenzinho
QUANTO: entrada gratuita


► CAPITÃ MARVEL

Carol Danvers (Brie Larson) é uma ex-agente da Força Aérea norte-americana, que, sem se lembrar de sua vida na Terra, é recrutada pelos Kree para fazer parte de seu exército de elite. Inimiga declarada dos Skrull, ela acaba voltando ao seu planeta de origem para impedir uma invasão dos metaformos, e assim vai acabar descobrindo a verdade sobre si, com a ajuda do agente Nick Fury (Samuel L. Jackson) e da gata Goose.

QUANDO: 27 de novembro, às 15h
ONDE: Sesc Bom Retiro
QUANTO: entrada gratuita

Por Amanda Matos

Atualizado em 6 Nov 2019.