Guia da Semana

E finalmente chegou o primeiro feriado de 2019! O que isso quer dizer? Folga e muito entretenimento. Para você que não quer ficar em casa, mas também não está podendo gastar, a boa notícia é que a cidade conta com uma programação gratuita incrível para os dias 25, 26 e 27 de janeiro.

Para te ajudar, o Guia da Semana selecionou os melhores passeios gratuitos em São Paulo no feriado de 25 de janeiro de 2019. Confira:

GASTRONOMIA


* Imagem meramente ilustrativa | Foto: Shutterstock

FESTIVAL DO PASTEL

Nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, o Memorial da América Latina recebe o Festival do Pastel durante o feriado prolongado do Aniversário de São Paulo. O evento gastronômico exalta um dos quitutes mais paulistanos do Brasil, oferecendo sabores variados do salgado de feira.

QUANDO: sexta, sábado e domingo das 11h às 21h
ONDE: Memorial da América Latina
VALOR:
entrada gratuita


FESTIVAL DO AÇAÍ

Nos dias 25, 26 e 27 de janeiro, a partir das 11h o Memorial da América Latina recebe o Festival do Açaí, que acontece pela primeira vez no complexo cultural.

QUANDO: sexta, sábado e domingo das 11h às 21h
ONDE: Memorial da América Latina
VALOR: entrada gratuita


FESTIVAL DO SORVETE E AÇAÍ

O Festival do Sorvete e Açaí acontece nos dias 25 a 27 de janeiro, das 9h às 19h, no Parque da Água Branca, em São Paulo. Um pavilhão repleto de delícias geladas, como açaí no pote, na barca com frutas, sorvetes de máquina estarão disponíveis para refrescar crianças e adultos.

QUANDO: sexta, sábado e domingo, das 11h as 21h
ONDE: Parque da Água Branca
VALOR: entrada gratuita


► FESTIVAL DO DOCE DE LEITE

Nos dias 26 e 27 de janeiro, a Associação Hokkaido de Cultura e Assistência promove o primeiro Festival de Doce de Leite de São Paulo, com entrada gratuita. Serão diversas opções para os amantes do doce mineiro.

QUANDO: sábado e domingo, às 12h
ONDE: Associação Hokkaido de Cultura e Assistência
VALOR:
entrada gratuita


► FESTIVAL DE QUEIJO

Nos dias 26 e 27 de janeiro acontece o 2 º Festival de Queijos, na Associação Hokkaido de Cultura e Assistência. Esta edição promete ser ainda melhor e com mais produtores de queijos artesanais.

QUANDO: sábado e domingo, às 12h
ONDE: Associação Hokkaido de Cultura e Assistência
VALOR:
entrada gratuita

NA CIDADE


Foto: Divulgação (via assessoria de imprensa - HATSUR)


► WALKING TOUR NO CENTRO DE SÃO PAULO

Para celebrar os 465 anos da cidade de São Paulo, o Shopping Light promove no dia 25 de janeiro o “Walking Tour Edição Especial Aniversário de São Paulo”. Os paulistanos e turistas poderão conhecer os principais pontos do centro da cidade e ambientes internos tombados que compõem o Shopping, com a orientação de guias de turismo. Para participar, é necessária a inscrição pelo telefone (11) 3154-2299 ou pelo e-mail [email protected]. As inscrições são limitadas e gratuitas.

QUANDO: sexta ás 9h30 às 12h
ONDE: ponto de encontro na R. Martins Fontes, 71
VALOR: gratuito


ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO NA VILA BUTANTAN

Entre os dias 24 e 27 de janeiro, diversos cantores e duplas sertanejas vão subir ao palco da Vila Butantan para uma festa sertaneja das boas, que promete agitar o feriado prolongado do Aniversário de São Paulo.

QUANDO: quinta, das 18h às 21h | sexta e sábado, das 13h às 22h | domingo, das 13h às 21h
ONDE: Vila Butantan
VALOR:
entrada gratuita


FESTA DOS 465 ANOS DE SÃO PAULO

No dia 25 de janeiro, a partir do meio-dia, a Prefeitura de São Paulo preparou uma grande comemoração para os 465 anos da fundação de São Paulo. A festa reflete a diversidade cultural da cidade presente atrações selecionadas para a programação artística do palco do Vale do Anhangabaú, no Centro, e nos espaços culturais descentralizados. Os shows do aniversário serão gratuitos, reforçando o caráter democrático do evento.

QUANDO: sexta, a partir das 12h ( programação completa aqui)
ONDE:
Vale do Anhangabaú


MUSEU DA CASA BRASILEIRA

O sambista Chocolatte, idealizador do Bloco do Chocolatte, se apresenta com a Velha Guarda da Vila Maria no dia 25 de janeiro, sexta-feira, a partir das 11h, no Museu da Casa Brasileira. O show, gratuito, faz parte da programação da 20ª temporada de Música no MCB.

QUANDO: sexta-feira, a partir das 11h
ONDE: Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705
VALOR: entrada gratuita


MUSEU DA IMAGEM E DO SOM

Bloquinhos, oficinas de adereço e maquiagem, cinema, música e muito mais: o aniversário de 465 anos da capital paulista está repleto de atividades especiais durante todo o dia no Museu da Imagem e do Som. Além disso, a megaexposição Quadrinhos também terá entrada gratuita durante todo o dia.

QUANDO: sexta a partir das 10h
ONDE: Avenida Europa, 158, Jardim Europa
VALOR: entrada gratuita


► CAIXA CULTURAL

A CAIXA Cultural preparou uma programação especial de 22 a 27 de janeiro para o Aniversário de São Paulo. Em comemoração, a CAIXA Cultural São Paulo apresenta "Tom Jobim Instrumental" de quinta a domingo. Uma série de concertos com a participação de sete grandes instrumentistas brasileiros em homenagem a Jobim com direção musical de Fábio Caramuru. Ingressos distribuídos a partir das 9h do dia do evento.

QUANDO: quinta a domingo às 19h15
ONDE: Praça da Sé, 111 – Centro
VALOR: entrada gratuita (ingressos serão distribuídos a partir das 9h do dia do evento)


FESTIVALMA

A praia dos paulistanos, Av. Paulista, receberá o maior festival de cultura surf do país: Festivalma. A 13ª edição do evento ocupa a sede do Centro Cultural FIESP entre os dias 25 de janeiro e 3 de fevereiro com arte, música, cinema e uma programação completa sobre o tema "Brasil do Surf". Nos dias 25 e 27 vai rolar uma programação especial de shows.

QUANDO: sexta, sábado e domingo (programação completa aqui)
ONDE: Centro Cultural FIESP
VALOR:
entrada gratuita


► CINEMA NO LARGO DA BATATA

No aniversário de São Paulo, 25 de janeiro, o Cine SP Inclusão 2019, carreta de cinema que promove a democratização da cultura, oferecerá uma programação de qualidade para o paulistano, no Largo da Batata. Serão quatro filmes por dia e é só chegar com 30 minutos de antecedência e retirar senha.

QUANDO: sexta, sábado e domingo, das 10h às 19h
ONDE: Largo da Batata
VALOR:
entrada gratuita (é preciso retirar a senha)


TROVADORES URBANOS

Dia 25 de janeiro acontece a primeira “Seresta de Sexta” do ano na casa dos Trovadores Urbanos. Eles nasceram há mais de 28 anos e, desde então, São Paulo resgatou o romantismo das serenatas nas janelas. Neste dia, canções de todos os tempos de paulistanos consagrados serão cantadas pelo grupo, com show em homenagem ao aniversário de 465 anos da capital paulista.

QUANDO: Sexta-feira, às 20h
ONDE: Rua Aimberê, 651 – Perdizes - SP
VALOR: entrada gratuita


A BANDA MAIS BONITA DA CIDADE

No dia 25 de janeiro, sexta-feira, às 17h, o Sesc Santo Amaro vai receber o show da A Banda Mais Bonita da Cidade, com entrada gratuita. A apresentação infantil contará com repertório próprio e interpretação de músicas famosas de outros artistas, com uma proposta interativa e cênica.

QUANDO: sexta-feira, às 17h
ONDE: Sesc Santo Amaro
VALOR: entrada gratuita


TOUR GUIADO PELO CENTRO DE SÃO PAULO

A partir de 8 de janeiro, tours guiados gratuitos pelo triângulo histórico do Centro de São Paulo serão oferecidos para quem desejar participar da atividade. Os passeios acontecem às terças-feiras, às 11h, e aos sábados, às 11h e às 14h. Os tours têm cerca de duas horas de duração e saem sempre do Pátio Metrô São Bento, com retorno ao mesmo local.

QUANDO: sábado, às 11h e às 14h
ONDE: ponto de encontro para a saída do tour é a Praça da Colmeia
VALOR:
gratuito


VERÃO CARTOON

Entre os dias 19 de janeiro e 3 de fevereiro, o Parque Villa-Lobos recebe o Verão Cartoon 2019. Cheio de atividades, brincadeiras e muito calor, o evento promete animar a criançada e toda a família. (se inscrever)

QUANDO: sexta, das 12h às 18h | sábado e domingo, das 10h às 18h
ONDE: Parque Villa-Lobos
VALOR:
entrada gratuita


JOGOS DE VERÃO MIX

Entre os dias 13 e 27 de janeiro, a Rádio Mix FM realiza a nova edição dos Jogos de Verão no Parque Villa-Lobos. Quem visitar o parque durante os domingos de janeiro poderá participar de campeonatos esportivos, relaxar e até mesmo curtir shows com cantores convidados pela rádio. (é preciso se inscrever)

QUANDO: domingos, a partir das 8h e show de encerramento às 16h
ONDE: Parque Villa-Lobos
VALOR: entrada gratuita (para curtir os shows, é preciso se inscrever na atividade)

Por Amanda Matos

Atualizado em 24 Jan 2019.