Guia da Semana

A programação grátis em São Paulo em agosto de 2022 está recheada de ótimas opções! São exposições, festivais gastronômicos, passeios e muito mais.

Ficou animado(a)? Confira 8 eventos grátis em São Paulo em agosto de 2022:


EXPOSIÇÕES


► CASA NFT

Artistas, muralistas e grafiteiros se encontraram durante três meses para pintar uma mansão abandonada no Morumbi. O projeto, intitulado Casa NFT, transformou o espaço em uma grande galeria de arte com data para ser destruída. A mansão foi demolida, mas antes todas as obras foram transformadas em arquivos digitais. Esse acervo virtual agora ocupa uma exposição imersiva na Funarte.

QUANDO: de terça a domingo, das 14h às 19h [de 12 de agosto a 18 de setembro]
ONDE: Funarte [Alameda Nothmann, 1058 - Campos Elíseos]
VALOR: entrada gratuita


► KUMIHIMO

A Japan House São Paulo apresenta gratuitamente a exposição 'Kumihimo - A arte do trançado japonês com seda, por Domyo'. Inédita no Brasil, a mostra é apresentada por Domyo, tradicional empresa familiar sediada em Tóquio, que há mais de 10 gerações produz artesanalmente cordões de seda feitos à mão por artesãos que trabalham exclusivamente para a companhia. Na exposição, o visitante pode conhecer a evolução histórica do kumihimo, no Japão, entender sobre a construção dos trançados, além de explorar possibilidades futuras para seu uso, tudo isso a partir de três grandes instalações, mais de 30 reproduções de peças de kumihimo históricos, ferramentas utilizadas pelos artesãos e vídeos que contam com recursos de acessibilidade.

QUANDO: de terça a sexta, das 10h às 18h; sábados, das 9h às 19h; domingos e feriados, das 9h às 18h [até 28 de agosto]
ONDE: Japan House São Paulo [Av. Paulista, 52 - Bela Vista]
VALOR: entrada gratuita


► MEMÓRIAS DO FUTURO: CIDADANIA NEGRA, ANTIRRACISMO E RESISTÊNCIA

A partir de 4 de junho, o Memorial da Resistência de São Paulo abrigará a exposição "Memórias do Futuro: Cidadania Negra, Antirracismo e Resistência". Gratuita e sob curadoria do sociólogo e escritor Mário Augusto Medeiros da Silva, a mostra traça um panorama histórico de mais de um século de lutas por direitos da população negra no estado. São mais de 450 materiais entre fotos, cartazes, jornais e documentos de organizações como a Coalizão Negra por Direitos, Geledés Instituto da Mulher Negra e a participação de coletivos e artistas como Bruno Baptistelli, Geraldo Filme, João Pinheiro, Ilú Obá De Min, Moisés Patrício, No Martins, Renata Felinto, Sidney Amaral, Soberana Ziza e Wagner Celestino.

QUANDO: de quarta a segunda, das 10h às 18h [até maio de 2023]
ONDE: Memorial da Resistência de São Paulo [Largo General Osório, 66 - Santa Ifigênia]
VALOR: entrada gratuita


► AYRSON HERÁCLITO: YORÙBÁIANO

A Pinacoteca de São Paulo recebe a exposição individual “Ayrson Heráclito: Yorùbáiano”, do artista Ayrson Heráclito. Originalmente concebida para o MAR - Museu de Arte do Rio em 2021, a versão paulistana de “Yorùbáiano” ocupa o quarto andar da Pinacoteca Estação. Na seleção de obras, o artista baiano articula culturas diversas, abarcando os mitos yorubanos ou nagôs e jejes, a um amálgama cultural único de saberes ancestrais, ensinamentos, lendas, ritos e visões de mundo distintos que fazem parte das matrizes religiosas e culturais do candomblé. Por intermédio dos trabalhos, o público pode conhecer as lendas, “ìtàns” e “orikis”, narrativas tradicionais que seguem presentes nas ruas, procissões, romances e enredos de escolas de samba brasileiras, tomando contato com um mundo sem pecado onde a natureza dos seres e dos bichos se complementa.

QUANDO: de segunda a sábado, das 10h às 18h [até 22 de agosto]
ONDE: Pinacoteca Estação [Largo General Osório, 66 – Luz]
VALOR: entrada gratuita


► MODERNOS

Em comemoração ao centenário da Semana de Arte Moderna de 1922, o Museu de Arte Brasileira da FAAP (MAB FAAP) abriu a exposição "Modernos". A mostra é dividida em dois grandes núcleos: "Antes de 1922", com curadoria de Felipe Chaimovich e que ficará em cartaz por três meses, e "Depois de 1922", com curadoria de Laura Rodríguez e que seguirá até novembro. O núcleo “Antes de 1922” contempla o envolvimento da família Prado – considerada uma das mais influentes famílias paulistas - com as artes, incluindo o financiamento da Semana de 1922 pelo mecenas Paulo Prado, um dos principais incentivadores do movimento. O público pode apreciar obras de Antônio Parreiras, Eliseu Visconti, Estevão Silva, Georg Grimm e João Batista Castagneto.

QUANDO: segundas, quartas, quintas e sextas, das 10h às 18h; sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h
*fechado às terças-feiras, inclusive aos feriados! [até 27 de novembro]
ONDE: MAB FAAP [R. Alagoas, 903, Higienópolis]
VALOR: entrada gratuita


► MOVIMENTO ARMORIAL 50 ANOS

A exposição tem como foco a arte armorial, movimento artístico lançado no Recife e liderado por Ariano Suassuna. O público pode conferir cerca de 140 obras na mostra (a grande maioria nunca havia saído da capital pernambucana), em diversos formatos e de artistas importantes como o próprio Suassuna.

QUANDO: todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças [até 26 de setembro]
ONDE: CCBB São Paulo [R. Álvares Penteado, 112 - Centro]
VALOR: entrada gratuita


NA CIDADE


► TOCA AÍ!

Nos dias 6, 13 e 20 de agosto ocorre a segunda edição do Toca Aí!, maior concurso de música de rua de São Paulo. Organizado pelo Pátio Metrô São Bento em parceria com a Tatu Cult, o evento registrou a inscrição de mais de 200 artistas. Ao todo serão distribuídos mais de R$ 25 mil em prêmios.

QUANDO: 13 e 20 de agosto, das 11h às 17h
ONDE: Pátio Metrô São Bento – Praça da Colmeia [Largo São Bento, 109 - Centro Histórico de São Paulo]
VALOR: entrada gratuita


► CIRCUITO DE ARVORISMO

Até o dia 15 de agosto as crianças podem visitar o “Jardim nas Alturas”, um circuito de arvorismo no Shopping Cidade Jardim. A atração é gratuita e funciona diariamente, das 12h às 20h. A atividade conta com um percurso com ponte iluminada, rede suspensa, parede de escalada, cabanas de descanso e muito mais. O trajeto fica a 6m de altura na praça central do espaço.

QUANDO: até 15 de agosto, das 12h às 20h
ONDE: Shopping Cidade Jardim – Praça da Colmeia [Av. Magalhães de Castro, 12.000]
VALOR: entrada gratuita


ATRAVÉS DO TEMPO

O Centro Cultural Banco do Brasil em São Paulo, em parceria com a Embaixada da China no Brasil, apresenta “Através do Tempo" Mostra Audiovisual Chinesa, que acontece de 3 a 15 de agosto. A mostra, com entrada gratuita, apresenta seleção de 9 produções cinematográficas chinesas, entre longas-metragens e animes, em uma experiência através do tempo, história, cultura e sociedade da China. De romances emocionantes a obras de tirar o fôlego, dos antigos impérios aos contemporâneos animes, filmes de diversas épocas e gerações para toda a família curtir uma jornada à China.

QUANDO: de 3 a 15 de agosto
ONDE: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo [Rua Álvares Penteado, 112 - Centro Histórico de São Paulo]
VALOR: entrada gratuita

Por Amanda Matos

Atualizado em 8 Ago 2022.