Guia da Semana

Guia da Semana

A programação do Museu da Língua Portuguesa em abril de 2022 está incrível! Recheada de eventos presenciais, online e interações, a agenda do famoso museu situado na Estação da Luz está bem diversificada.

Ficou animada(o)? Confira a programação do Museu da Língua Portuguesa em abril de 2022:

Exposição Temporária - “Sonhei em português!”
Em horário de funcionamento do Museu

A migração como um direito humano é a premissa da exposição realizada pelo Museu da Língua Portuguesa. Com curadoria de Isa Grinspum Ferraz, Sonhei em português! tematiza esta que é uma das grandes questões sociais do século XXI, revelando como tal experiência é atravessada pela questão da língua. A mostra entrou em cartaz no dia 12 de novembro de 2021, na sede do
museu, localizado na Estação da Luz, em São Paulo, tradicional ponto de partida e chegada de migrantes no coração do bairro do Bom Retiro, que também tem todo o seu povoamento baseado na imigração. A exposição temporária “Sonhei em português!” conta com patrocínio do Grupo Volvo e apoio do Mattos Filho Advogados, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Exposição Temporária (de 08/03 a 03/04) - “O Lápis Mais Criativo do Mundo”

Terça a domingo, 9h às 18h (entrada até às 16h30), Saguão B

A mostra traz conteúdos multimídia e mais de 20 obras nas áreas de Arte, Moda, Arquitetura, Cultura Pop, entre outros. Os artistas produziram obras exclusivas a partir de esboços criados com um mesmo lápis e inspiradas no conceito de que a criatividade pode se manifestar das mais diferentes formas. Entre os artistas que participam da mostra estão Mauricio de Sousa, Eduardo Srur, Regina Silveira, Padre Fábio de Melo, Paulo Biachi, Hanna Lucatelli, Sig Bergamin, Carlos Ruas, Alexandre Herchcovitch, VJ Suave, Uýra Sodoma, Maddu Magalhães, Studio Dalzotto e muito mais.


08/04 Roda de Conversa “Palavra em Fluxo: Intervenções Artísticas das Ruas ao Museu”
Sexta, das 16h30 às 18h, evento híbrido: presencial no espaço “Línguas do cotidiano” (segundo andar do Museu), com transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do MLP

Uma livre troca de ideias sobre intervenções artísticas que partem da palavra para ocupação simbólica de espaços urbanos através de projeções efêmeras e as discussões que surgem a partir da incorporação destas obras em espaços culturais como os museus. A realização do evento é parte das ações do Lab_Língua Portuguesa para 2022. O Lab é uma das frentes da atuação do
Centro de Referência do MLP, que mediará a conversa com os coletivos Transverso e o Coletores. O Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa é apresentado pela EDP, patrocinadora máster do Museu, por meio da Lei Federal de Incentivo à
Cultura. Grátis

Neste evento há possibilidade de participação em dois formatos: presencialmente (15 vagas) e remotamente (sem limitação de vagas). Presencial: Não é necessário inscrição prévia, basta se apresentar no Portão A do Museu. Sujeito a disponibilidade, por ordem de chegada. Remoto: Não é necessário inscrição prévia, basta acessar o canal do MLP no dia e horário programado. Este evento contará com certificado de participação. Aos interessados em receber, é necessário preencher os dados na lista de presença
disponibilizada no dia do evento.


13/04 - Brincar
Quartas, Calçada, das 11h às 13h

O coletivo Birico Arte ocupa a calçada do Museu da Língua Portuguesa a cada 15 dias por meio do projeto Biricar. Trata-se de mais uma ação artístico- pedagógica do Museu da Língua Portuguesa com grupos de sua vizinhança.


16/04 - Sarau Língua Afiada, com Sérgio Vaz e Convidados
Sábado, das 12h às 14h, Museu da Língua Portuguesa, Saguão B

O ativista cultural e escritor Sérgio Vaz volta ao MLP e comanda o Sarau Língua Afiada. “O microfone vai estar aberto para quem quiser falar a sua poesia”, avisa Vaz, criador do Sarau da Cooperifa, um dos mais importantes saraus da periferia paulistana. O evento é uma ótima oportunidade para quem tem um texto guardado na gaveta e deseja mostrá-lo para um público, bem como para conhecer novos artistas. Nesta edição Vaz traz os convidados Sarau das Pretas e Dj Zeca.

27/04 - Brincar
Quarta, das 11h às 13h, Museu da Língua Portuguesa (presencial), Saguão B e calçada

O coletivo Birico Arte ocupa o espaço com ações artístico-pedagógicas voltadas a todos, com especial atenção aos grupos e pessoas de sua vizinhança. A atividade acontece quinzenalmente, sempre às quartas-feiras.


28/04 - Encontro “Formação de Acervos Dedicados a Línguas: Coleta e Registro”
Quinta, das 15h às 16h30, Evento digital, pelo Youtube do Museu da Língua Portuguesa

O primeiro de um ciclo de 3 encontros, abordará, sob diferentes perspectivas, experiências de coleta e registro voltados à formação de acervos dedicados a línguas. O CRMLP dará início às discussões apresentando os tipos de acervos com os quais trabalha. Farão parte do encontro o antropólogo Danilo Paiva Ramos (UNIFAL-MG) e a linguista Ana Vilacy Galúcio (Museu Emilio Goeldi), que apresentarão as metodologias adotadas em cada área, criando aproximações e mostrando as particularidades de seus campos de estudos. O Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa é apresentado pela EDP, patrocinadora máster do Museu, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Evento será on-line, na plataforma Zoom, com necessidade de inscrição via Sympla. 80 vagas. Haverá emissão de certificado.


28/04 Na Ponta da Língua
Quinta, das 12h30 às 13h30, Saguão Central da Estação da Luz da CPTM

O Educativo do Museu da Língua Portuguesa vai ao saguão central realizar jogos e brincadeiras sobre a língua portuguesa, cultura popular e outras curiosidades com o público que circula pela Estação da Luz.


ATIVIDADES RECORRENTES

Vistas educativas
Terça a Sexta, às 9h,10h, 13h30 ou 15h, presencial

Ideal para escolas e instituições. As visitas têm duração de uma hora e meia e acontecem com o acompanhamento dos educadores e educadoras do Museu da Língua Portuguesa.
Necessário agendamento prévio: [email protected] | Tel 4470 -1515 (ramal 1014)


Hoje Nosso Papo É
Terça a Sexta, às 11h30 e 15h30, online

O Programa Educativo do Museu da Língua Portuguesa oferece encontros virtuais com temáticas relacionadas à língua portuguesa para estudantes do Ensino Fundamental II e Médio. Os encontros acontecem em formato de bate-papo, com duração de 45 minutos e ocorrem durante o horário escolar. “Hoje nosso papo é...” possui caráter lúdico e convida o público a compartilhar histórias e conhecimentos sobre a língua portuguesa por meio de jogos e dinâmicas que fazem uso de elementos culturais e linguísticos do Brasil e dos países que têm o português como língua de comunicação.
Necessário agendamento prévio: [email protected] Tel 4470 -1515 (ramal 1014)


Jogos e Atividades
Quartas, às 11h30 e 12h30

Jogos e atividades sobre a língua portuguesa e cultura brasileira e dos demais países que têm o português como língua de comunicação. Atividade gratuita oferecida aos transeuntes e público em geral.


Visitas Temáticas Às Exposições
Sábados e Domingos, às 10h e 13h, presencial

Ideal para visitantes espontâneos que gostariam de conhecer perspectivas específicas das nossas exposições a partir de mediações com os educadores. Tem cerca de 1 hora de duração. - Grátis 10 vagas
(Não é necessário inscrição prévia, basta se apresentar no Portão A do Museu. Sujeito a disponibilidade, por ordem de chegada)


Visita ao Prédio da Estação da Luz
Sábados e Domingos, às 11h e 15h, presencial

Visita para visitantes espontâneos que desejam se aprofundar na história e características da Estação da Luz. A visita é mediada pelos educadores e educadoras do MLP e tem cerca de 1 hora de duração. Ao longo de uma hora os visitantes poderão percorrer a gare da Estação da Luz e a ala histórica do museu, com término no terraço Paulo Mendes da Rocha, uma das novidades
pós-reconstrução e restauração do espaço. - Grátis 10 vagas
(Não é necessário inscrição prévia, basta se apresentar no Portão A do Museu. Sujeito a disponibilidade, por ordem de chegada)


Estação Famílias
Domingos, das 10h30 às 12h30, no Saguão B, presencial

O MLP convida as famílias para atividades educativas e lúdicas a todas as idades. É um programa de incentivo à leitura e de estímulo a visitas em família a museus e espaços culturais, que proporciona atividades lúdicas para serem compartilhadas em família, mesclando lazer a diversas formas de leitura.

* Programação sujeita a alterações


SERVIÇO
Endereço:
Praça da Luz s/n - Luz - São Paulo
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
Ingressos: R$20 Inteira | R$10 Meia
*crianças até 7 anos não pagam
**entrada gratuita para todos aos sábados

Por Amanda Matos

Atualizado em 6 Abr 2022.