Guia da Semana

A programação de março do Museu da Língua Portuguesa está incrível. Recheada de eventos presenciais, online e interações, a agenda do famoso museu situado na Estação da Luz está bem diversificada.

Ficou animada(o)? Confira a programação do Museu da Língua Portuguesa em março de 2022:


Exposição Temporária - “Sonhei em português!”

Em horário de funcionamento do Museu

A migração como um direito humano é a premissa da exposição realizada pelo Museu da Língua Portuguesa. Com curadoria de Isa Grinspum Ferraz, Sonhei em português! tematiza esta que é uma das grandes questões sociais do século XXI, revelando como tal experiência é atravessada pela questão da língua. A mostra entrou em cartaz no dia 12 de novembro de 2021, na sede do
museu, localizado na Estação da Luz, em São Paulo, tradicional ponto de partida e chegada de migrantes no coração do bairro do Bom Retiro, que também tem todo o seu povoamento baseado na imigração. A exposição temporária “Sonhei em português!” conta com patrocínio do Grupo Volvo e apoio do Mattos Filho Advogados, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


Exposição Temporária (de 08/03 a 03/04) - “O Lápis Mais Criativo do Mundo”

Terça a domingo, 9h às 18h (entrada até às 16h30), Saguão B

A mostra traz conteúdos multimídia e mais de 20 obras nas áreas de Arte, Moda, Arquitetura, Cultura Pop, entre outros. Os artistas produziram obras exclusivas a partir de esboços criados com um mesmo lápis e inspiradas no conceito de que a criatividade pode se manifestar das mais diferentes formas. Entre os artistas que participam da mostra estão Mauricio de Sousa, Eduardo Srur, Regina Silveira, Padre Fábio de Melo, Paulo Biachi, Hanna Lucatelli, Sig Bergamin, Carlos Ruas, Alexandre Herchcovitch, VJ Suave, Uýra Sodoma, Maddu Magalhães, Studio Dalzotto e muito mais.
Grátis


10/03 - Centenário Saramago

Quinta, às 19h, (virtual) facebook e youtube

Julián Fuks fala sobre Ensaio sobre a cegueira


16/03 - Brincar

Quartas, quinzenalmente, Calçada, das 11h às 13h

O coletivo Birico Arte ocupa a calçada do Museu da Língua Portuguesa a cada 15 dias por meio do projeto Biricar. Trata-se de mais uma ação artístico- pedagógica do Museu da Língua Portuguesa com grupos de sua vizinhança.
Grátis


17/03 - Centenário Saramago

Quinta, às 19h, (virtual) facebook e youtube

Andréa del Fuego faz leitura acompanhada sobre O Evangelho segundo Jesus
Cristo.


19/03 - Sarau com Sérgio Vaz e convidados

Sábado, das 12h às 14h, Saguão Central da CPTM

Após o sucesso do Sarau da Consciência Negra em 2021 no MLP, Sérgio Vaz retorna ao MLP, ao longo de 2022, trazendo convidados. Sérgio promoveu em 2007 a Semana de Arte Moderna da Periferia, inspirada na Semana de Arte Moderna de 1922. Criou outros eventos, como a “Chuva de Livros”; o “Poesia no Ar”, em que papeis com versos são amarrados a balões de gás e soltos no ar; e o “A joelhaço”, em que homens se ajoelham na rua para pedir perdão às mulheres no Dia Internacional da Mulher. Foi escolhido pela revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes de 2009. Foi homenageado pela escola de samba Imperatriz do Samba, do primeiro grupo de Taboão da Serra, que apresentou o enredo Sergio Vaz, o poeta da periferia.
Grátis


30/03 - Brincar
Quartas, quinzenalmente, Calçada, das 11h às 13h

O coletivo Birico Arte ocupa a calçada do Museu da Língua Portuguesa a cada 15 dias por meio do projeto Biricar. Trata-se de mais uma ação artístico-pedagógica do Museu da Língua Portuguesa com grupos de sua vizinhança.
Grátis


31/03 - Encontro com agências e guias de turismo

Quinta, das 11h às 13h, presencial

Os encontros com guias e agências de turismo e agências visam apresentar as diversas instalações da exposição principal e o básico de seus conteúdos. Nesses encontros serão trabalhados igualmente as regras de visitação e convivência no espaço expositivo. Grátis 25 vagas. Inscrição por e-mail: [email protected]


31/03 - Centenário Saramago
Quinta, às 19h, (virtual) facebook e youtube

Jeferson Tenório fala sobre A jangada de pedra


ATIVIDADES RECORRENTES

Vistas educativas
Terça a Sexta, às 9h,10h, 13h30 ou 15h, presencial

Ideal para escolas e instituições. As visitas têm duração de uma hora e meia e acontecem com o acompanhamento dos educadores e educadoras do Museu da Língua Portuguesa.
Necessário agendamento prévio: [email protected] | Tel 4470 -1515 (ramal 1014)


Hoje Nosso Papo É

Terça a Sexta, às 11h30 e 15h30, online

O Programa Educativo do Museu da Língua Portuguesa oferece encontros virtuais com temáticas relacionadas à língua portuguesa para estudantes do Ensino Fundamental II e Médio. Os encontros acontecem em formato de bate-papo, com duração de 45 minutos e ocorrem durante o horário escolar. “Hoje nosso papo é...” possui caráter lúdico e convida o público a compartilhar histórias e conhecimentos sobre a língua portuguesa por meio de jogos e dinâmicas que fazem uso de elementos culturais e linguísticos do Brasil e dos países que têm o português como língua de comunicação.
Necessário agendamento prévio: [email protected] Tel 4470 -1515 (ramal 1014)


Jogos e Atividades
Quartas, às 11h30 e 12h30

Jogos e atividades sobre a língua portuguesa e cultura brasileira e dos demais países que têm o português como língua de comunicação. Atividade gratuita oferecida aos transeuntes e público em geral.


Visitas Temáticas Às Exposições

Sábados e Domingos, às 10h e 14h, presencial

Ideal para visitantes espontâneos que gostariam de conhecer perspectivas específicas das nossas exposições a partir de mediações com os educadores. Tem cerca de 1 hora de duração. - Grátis 10 vagas
(Não é necessário inscrição prévia, basta se apresentar no Portão A do Museu. Sujeito a disponibilidade, por ordem de chegada)


Visita ao Prédio da Estação da Luz

Sábados e Domingos, às 11h e 15h, presencial

Visita para visitantes espontâneos que desejam se aprofundar na história e características da Estação da Luz. A visita é mediada pelos educadores e educadoras do MLP e tem cerca de 1 hora de duração. Ao longo de uma hora os visitantes poderão percorrer a gare da Estação da Luz e a ala histórica do museu, com término no terraço Paulo Mendes da Rocha, uma das novidades
pós-reconstrução e restauração do espaço. - Grátis 10 vagas
(Não é necessário inscrição prévia, basta se apresentar no Portão A do Museu. Sujeito a disponibilidade, por ordem de chegada)


Estação Famílias

Domingos, das 10h30 às 12h30, no Saguão B, presencial

O MLP convida as famílias para atividades educativas e lúdicas a todas as idades. É um programa de incentivo à leitura e de estímulo a visitas em família a museus e espaços culturais, que proporciona atividades lúdicas para serem compartilhadas em família, mesclando lazer a diversas formas de leitura.

* Programação sujeita a alterações


SERVIÇO

Endereço: Praça da Luz s/n - Luz - São Paulo
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 16h30 (permanência até 18h)
Ingressos: R$20 Inteira | R$10 Meia
*crianças até 7 anos não pagam
**entrada gratuita para todos aos sábados

Atualizado em 10 Mar 2022.