Guia da Semana

A programação de junho do Museu do Futebol está incrível! Recheada de eventos presenciais, online e interações, a agenda do famoso museu situado no Estádio do Pacaembu está bem diversificada.

Ficou animada(o)? Confira a programação do Museu do Futebol em junho de 2022:


08 a 12/06 - Feira Literária 451
08/06, das 15h às 21h e 09 a 12/06, das 10h às 21h

A Feira é apoiada pelo Museu do Futebol e acontece no auditório, na área externa (Foyer), Sala Osmar Santos (sala para apoio de produção e imprensa).
Grátis

11 e 12/06 - Educativo na Praça
Sábado e domingo, das 10h às 11h e das 14h às 15h, presencial

Mensalmente, a equipe do Núcleo Educativo oferece aos frequentadores da Praça Charles Miller jogos e atividades educativas gratuitamente. É a oportunidade de se divertir com a equipe do museu do lado de fora! No sábado de manhã terá a atividade Artilheiro Adaptado, jogo educativo desenvolvido para o público conhecer o Futebol de Cinco, praticado por pessoas
com deficiência visual. O jogo mescla algumas regras do Futebol de Cinco com a modalidade popularmente conhecida como Artilheiro. Já na parte da tarde, a atividade Futmesa, a mais nova febre entre os praticantes de futebol. É uma mistura de futebol, tenis de mesa e futevolei. Venha testar suas habilidades de controle de bola aqui no futemesa com o Museu do
Futebol.
Grátis

18/06 - Encontro de colecionadores de figurinhas
Sábado, das 09h30 às 15h30, Foyer/área externa

Em ano de Copa do Mundo, o colecionismo vira uma febre, especialmente de figurinhas com o tradicional álbum da Copa. O evento propõe a troca entre colecionadores.
Grátis

18 e 19/06 - Espaço Dente de Leite
Sábado, das 10h30 às 16h, Foyer/área externa

O Espaço Dente de Leite promove atividades lúdicas e estimula o brincar entre bebês e crianças de até três anos, suas famílias e seus cuidadores. O espaço é montado sempre no terceiro fim de semana de cada mês em um ambiente convidativo para as crianças da primeira infância no Museu do Futebol.
Grátis

18 e 19/06 - Feira Sabor Nacional
Sábado e Domingo, das 10h às 19h, presencial

Essa será a segunda edição do evento gastronômico sediado pelo Museu do Futebol, em sua área externa. A Feira contará com 75 expositores e áreas de alimentação e convivência. Essa edição terá o tema junino como protagonista, onde vamos exaltar e valorizar a gastronomia tradicional do campo, caipira.
Grátis

21/06 - Lançamento do livro: Thiago Uberreich
Terça, às 19h, no auditório

Nos anos 2000, uma enquete com jornalistas apontou a Seleção Brasileira de 1970 como a melhor da história e o mundial, disputado no México, como a "Copa das Copas". O jornalista Thiago Uberreich mostra a trajetória daquele time e, 50
anos depois, conta os detalhes da vitória, começando pelo fracasso de 1966, passando pela escolha de João Saldanha para comandar a seleção, a campanha nas eliminatórias, a polêmica queda do treinador, a chegada de Zagallo, a preparação inédita feita no México e a descrição, jogo a jogo, até o duelo final contra a Itália no Estádio Azteca. Além disso, aborda a influência militar na Seleção no período mais duro da ditadura, o perfil dos financiadores da CBD, na época, e os bastidores da estreia da TV brasileira em Copas do Mundo.
Grátis

25/06 - Festa Junina "Arraial do Charles Miller" com Sociedade Cultura de Boteco
Sábado, das 12h às 19h, Área Externa do Museu

Feira gastronômica com atrações musicais, promovida pela Associedade Cultura de Boteco. O projeto é de terceiro e foi beneficiado pelo ProAC direto do Governo do Estado de São Paulo.
Grátis

28/06 - Bate-papo sobre o segundo título sul-americano da seleção brasileira
Terça, às 20h, no auditório

Bate-papo sobre o segundo título sul-americano da Seleção Brasileira, destacando a atuação de quatro jogadores das conquistas de 1919 e 1922, que tiveram livros produzidos em sua homenagem. São eles: Amilcar Barbuy, Heitor Marcelino, Neco e Artur Friedenreich. O evento conta com a presença dos escritores das referidas obras, entre eles: Maurício Sabará, Fernando Galuppo,
Leandro Antônio Gatti e Luiz Carlos Duarte (à confirmar). A mediação fica por conta de Celso Unzelte (à confirmar). Primeiro evento relacionado a exposição temporária: “22 em Campo”.
Grátis

28/06 - Exposição virtual "Diversidade em Campo" GAC
Terça, às 20h, no auditório

No dia em que se comemora o dia internacional do orgulho LGBTQIAP+, o Museu do Futebol lança na plataforma Google Arts em Culture a exposição virtual “Diversidade em Campo: Futebol LGBTQIAP+”. Resultado de projeto de história oral concebido e desenvolvido pela equipe do CRFB, a exposição mostra, por meio de depoimentos e imagens, o poder transformador do futebol na vida de pessoas atravessadas por questões relacionadas ao gênero. O projeto “Diversidade em Campo: Futebol LGBTQIAP+” foi iniciado em 2020 e voltou-se à ampliação de referências patrimoniais vinculadas ao tema por meio
do mapeamento e registro de times, pessoas, eventos e lugares relacionados à prática desportiva, abarcando as diferentes regiões do Brasil.
Grátis


ATIVIDADES RECORRENTES

Vistas educativas
Sábado e Domingo, das 10h e 14h, presencial

São as visitas realizadas no fim de semana com acompanhamento dos educadores e educadoras. Cada educador atende até 10 pessoas, por ordem de chegada. O ponto de encontro é a Sala Grande Área, na entrada do Museu.
Grátis

Revivendo Memórias em Casa
Terça a Sexta, online

O time do educativo do Museu do Futebol será escalado para uma missão diferente: o grupo ficará disponível para conversar com idosos por telefone ou vídeo-chamada, ajudando-os a combater a solidão e o tédio impostos pela pandemia de coronavírus. A letalidade da doença é maior entre quem tem mais de 60 anos, o que torna ainda mais restrito o isolamento social deste grupo. A iniciativa faz parte da campanha #culturaemcasa, da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a quem pertence o Museu. O projeto faz parte do “Museu Amigo do Idoso”, patrocinado pela Eurofarma, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
Por videochamada, mediante agendamento [email protected]
Informações necessárias: Indicar dia e hora de preferência;
Meio de comunicação desejada (Google Meet, Zoom ou Teams);
Entidades devem informar perfil do público atendido e quantas pessoas participarão da atividade.
O Museu do Futebol entrará em contato para confirmar o agendamento. Por telefone: (11) 99113-0226 (segunda a sexta, das 9h às 12h)
Grátis

Interações Educativas
Terça a Sexta, online

Que tal oferecer uma atividade diferente para seus alunos durante a pandemia? O Museu do Futebol adaptou o formato de atendimento do Educativo e agora oferece interações online. Por meio de agendamento prévio, as turmas poderão interagir com os educadores do Museu e aprender mais sobre as disciplinas que estão estudando a partir de conhecimentos do universo do futebol. Assim, as aulas ganham uma extensão por meio de uma atividade lúdica, apoiando o processo de aprendizado.
Por videochamada mediante a cadastramento prévio: https://museudofutebol.org.br/interacao-educativa-online/
Grátis

Visitas Educativas
Terça a Sexta, 10h, 12h e 14h, presencial
O Museu do Futebol, por meio do seu Núcleo Educativo, oferece visitas a grupos conduzidas por educadores. A mediação é a metodologia utilizada para que a vivência e a troca entre o educador, acervo do museu e o grupo, proporcione aos visitantes uma experiência singular, acolhedora, estética, crítica e lúdico-pedagógica, levando em consideração sua experiência de vida e bagagem cultural. Os educadores desenvolvem diferentes roteiros, escolhidos conforme o perfil do grupo.
Mediante agendamento prévio: https://museudofutebol.org.br/visitas-educativas-2/
Grátis

**Programação sujeita a alterações


SERVIÇO

Endereço: Estádio do Pacaembu - Praça Charles Miller, s/n, São Paulo
Horário de funcionamento: de terça a domingo, das 9h às 18h (entrada até 17h) | na primeira terça-feira de cada mês, das 9h às 21h (entrada até 19h30)
Ingressos: R$ 20,00 Inteira | R$ 10,00 Meia (www.museudofutebol.org.br/ingressos)
Crianças até 7 anos não pagam | entrada gratuita para todos às terças-feiras

Por Amanda Matos

Atualizado em 9 Jun 2022.