Guia da Semana

Fevereiro é o mês do Carnaval, mas devido à pandemia de coronavírus, a festividade foi cancelada. Mas isso não quer dizer que você não pode aproveitar o período de forma remota! A programação do mês está repleta de eventos para pular Carnaval online, além de outras agendas como mostras de cinema, live shows, oficinas, palestras, debates, exposições e muito mais!

Pensando nisso, o Guia da Semana reuniu o melhor da programação online e gratuita de fevereiro de 2021. Confira:


► #CAMAROTEBRAHMAEMCASA

A Cervejaria Brahma, conhecida por seus históricos camarotes durante a folia, preparou uma programação especial para o consumidor aproveitar os dias com segurança e sem aglomeração. A partir do dia 13 de fevereiro, Brahma promove transmissões ao vivo com combinações únicas de artistas que nunca cantaram juntos: Zeca Pagodinho com a dupla Zé Neto & Cristiano; Matheus e Kauan com Os Barões da Pisadinha e por aí vai.

A transmissão acontece no canal Multishow bem como no canal do YouTube da Multishow e dos artistas, As apresentações estão marcadas para sábado, das 20h às 22h30, e domingo, das 14h às 17h. Sabrina Sato será a responsável por comandar os shows diretamente do Sambódromo e por interagir com o público.

Quando: a partir de 13 de fevereiro
Horário: sábado, das 20h às 22h30 | domingo, das 14h às 17h
Onde: Multishow, Youtube dos artistas e do Multishow


► INFORME MULHERES, TRANSFORME VIDAS

Na próxima quarta (10), as Secretarias Municipais de Relações Internacionais, de Direitos Humanos e Cidadania, em parceria com a equipe de Governo Aberto de São Paulo e a Controladoria Geral do Município, realizarão o webinário "Informe Mulheres, Transforme Vidas: acesso à informação e igualdade de gênero", com transmissão ao vivo, às 18h, pelas páginas do Facebook de Direitos Humanos e Cidadania e Relações Internacionais.

Quando: 10 de fevereiro, às 18h
Onde: Facebook de Direitos Humanos e Cidadania e Relações Internacionais.


► OFICINA DE ARTE VISUAL - COLAGEM

As oficinas “Reminiscências Analógicas” (com a artista visual Júlia Holzhauser) propõem, através da experimentação artística e partilha de memórias, a criação de uma narrativa visual e estética da experiência pessoal e familiar dos participantes das oficinas. A partir de fotos pessoais, a proposta é criar uma colagem artística usando materiais como revistas, jornais, livros e outros que os participantes quiserem sugerir. A primeira oficina de colagem acontecerá no dia 14 de fevereiro e a segunda em março, em data a ser definida.

Quando: 14 de fevereiro, às 10h30
Onde: inscrições aqui


► LAB CORPO PALAVRA

O ciclo virtual de palestras “Lab Corpo Palavra” reúne artistas e pesquisadores da dança, das escritas e dos estudos do corpo no canal do Youtube Celeiro Moebius, até 3 de março. Nesta terça-feira, 9 de fevereiro, a antropóloga Sandra Benites, curadora adjunta de arte brasileira no MASP, participa do projeto, das 15h às 16h, para falar de sua pesquisa sobre como os povos guaranis enxergam o corpo feminino, entre outros temas. Já no dia18 haverá palestra da Maria Alice Poppe - Bailarina, pesquisadora e professora dos cursos de graduações em dança da UFRJ. O dia 23 fica por conta de Ondjaki - Poeta e escritor angolano, autor de roteiros cinematográficos. Por fim, dia 28, a palestra é com Ana Kfouri - Diretora teatral, atriz e pesquisadora, especialista em arte e filosofia, professora da PUC.

Quando: de 9 a 3 de março
Onde: Youtube Celeiro Moebius


► CINEMATECA ON-LINE

No dia 12 de fevereiro se inicia na cinemateca do MAM a mostra ‘A Gota Preta Filmes Apresenta’, que irá reunir dez filmes da distribuidora que serão incorporados ao acervo da Cinemateca. ‘A Gota Preta’ foi criada por Renato Ranquine, em 2016, e reúne filmes ligados ao universo das artes visuais e ao cinema experimental brasileiro. Serão exibidas as videoartes experimentais ‘Adeus às coisas’ e ‘A Noite dos lanches’, de Ian Schuler, e as animações ‘Bárbara Balaclava’ e ‘Rasga mortalha’, de Thiago Martins de Melo.

Quando: de 12 a 18 de fevereiro
Onde: Cinemateca on-line


► FESTARIA

Destaque da programação de 2021 do Alvenaria Espaço Cultural Colaborativo, o Festaria promove um encontro virtual mensal com música, poesia e teatro. Neste mês, em sua segunda edição, o evento acontece no dia 13 e a programação tem contação de história com a Cia Pé do Ouvido; o projeto Poesias que Inundam; shows de Michel Leme e da dupla Thais Duarte e Carolina Duarte, além da peça Shampoo e Condicio(dor), com Rafael Imbroisi, da Nossa Companhia.

Quando: 13 de fevereiro, a partir das 12h
Onde: Youtube


► TROVADORES URBANOS FAZ LIVE DE CARNAVAL

O Carnaval foi desmarcado, mas isso não impede que ele aconteça na segurança da sua casa, com muita marchinha e Baile de Máscaras. Essa é a proposta dos Trovadores Urbanos para trazer a festa do povo e da alegria através de Lives com muita animação e boa música. Na sexta-feira, dia 12 de fevereiro, às 20h, acontecerá uma live gratuita pela página do grupo no Facebook e no Youtube com o tema ‘Baile de Máscaras com os Trovadores Urbanos’.

Quando: 12 de fevereiro, às 20h
Onde: Youtube e Facebook Trovadores Urbanos


► FESTIVAL MINHOQUEENS

O Festival MinhoQueens de Cultura Drag vai levar shows com as cantoras Pepita, Lia Clark, Kaya Conky e Danny Bond, DJs, performances de dança, dublagem e debate sobre a evolução da arte drag ao público de forma online e gratuita a partir do sábado de Carnaval (13). O evento vai contar com seis apresentações nos dias 13, 20 e 27 de fevereiro, sendo duas lives por sábado: às 16h e às 20h, com os DJs residentes do bloco. Ao todo, serão mais de 40 atrações drag queens e transgender, sendo um debate com Rita Von Hunty, Salete Campari, Tchaka e Duda Navara e performances de dança e lypsinc.

Quando: 13, 20 e 27 de fevereiro, das 16h e às 20h
Onde: confira aqui


► CARNAVAL VIRTUAL DO MONOBLOCO

Se os foliões não podem ir às ruas, o Monobloco resolveu levar a alegria de seus desfiles para dentro de suas casas, para que todos brinquem de forma segura no Carnaval 2021. O Carnaval do Monobloco começa dia 9 e se despede no dia 13 de fevereiro, com um desfile virtual que acontecerá na plataforma Cidade Alta RP. Terça-feira, dia 9, 10 vídeos inéditos estreiam no canal do Monobloco no YouTube, gravados de forma remota. Diretores e integrantes das baterias do Monobloco gravaram temas que vinham sendo ensaiados nas oficinas de percussão do bloco.

E para ficar ainda melhor, no próximo dia 13, a partir das 20h30, o Monobloco vai animar foliões de todo o Brasil no primeiro Carnaval gamer brasileiro. O evento acontecerá na plataforma Cidade Alta RP, o maior servidor brasileiro de GTA. A plataforma contará ainda com trio elétrico, abadás, um circuito virtual de OOH, festa de abertura e encerramento, eventos, além da participação de 100 influenciadores que farão livestreaming nas principais plataformas de streaming para milhares de seguidores.

Quando: 13 de fevereiro
Onde: Plataforma Cidade Alta RPG


► CARNATINDER

O Tinder irá promover um carnaval online hospedado no servidor Cidade Alta do GTA e contará com apresentações musicais ao vivo de Luísa Sonza, Giulia Be e o Léo Santana. Além de participar de missões interativas, prêmios especiais e ativações surpresa, os participantes também terão acesso ao Tinder dentro do jogo, e poderão usar o aplicativo para dar match com outras pessoas no evento. E para aqueles que não estão acostumados a acessar este servidor RPG do GTA, toda a ação será transmitida ao vivo no YouTube pelos canais dos headliners do festival, bem como por um esquadrão de influenciadores gamers via Twitch.

Quando: de 13 a 16 de fevereiro
Onde: Plataforma Cidade Alta do GTA


► PINK UMBRELLAS.SP.

O Pink Umbrellas.SP fez, em janeiro de 2021, uma convocatória pública para escolher artistas para sua programação e recebeu 324 inscrições oriundas de várias cidades do estado de São Paulo. Além das obras das duplas (e trios) escolhidos, o Festival traz Otávio Donasci, performer multimídia, desenhista, designer, ator, cenógrafo e videomaker como convidado desta edição e faz, no dia 3 de abril, uma ocupação especial na Twitch com participação ao vivo do público. Assim, a programação está repleta de artes variadas, audiovisuais, plásticas, música, cênicas e performances, que receberão crítica de experts, e também ocorrerão palestras e podcasts.

Quando: de 25 de fevereiro a 5 de abril
Onde: Twitch


► FESTIVAL TODO CANTO É PALCO

De 8 a 14 de março ocorre o Festival Todo Canto É Palco, que conta com apresentações semanais de espetáculos, seguidos de oficinas e debates. Iniciativa do Coletivo dos Anjos, grupo sediado em Jandira-SP, o festival online tem como foco principal mostrar o trabalho de pesquisa contínua dos grupos alternativos surgidos a partir das margens de São Paulo. Este ano, serão exibidos 10 espetáculos online gravados, além de 10 lives com grupos, um documentário, 2 debates ao vivo e 2 oficinas online.

Quando: de 8 a 14 de março
Onde: Facebook e Youtube


► CRIASOM

No dia 23 de fevereiro, terça-feira, começa o CRIASOM, evento online e gratuito que vai mostrar os vários lados da cadeia econômica e criativa da música, com grandes nomes da produção cultural do Brasil que discorrerão sobre suas atividades diárias. Cinco shows e 18 palestras serão realizados online nas páginas da Mannish Boy Produções Artísticas, bem como no canal do Youtube e nas mídias digitais do festival CRIASOM.

Quando: de 23 de fevereiro a 26 de março
Onde: YouTube


► E-CARNAVAL SULAMÉRICA

A SulAmérica promove no dia 12 de fevereiro o e-Carnaval SulAmérica. O evento acontece das 18h às 21h, com plateia virtual, diretamente do Morro da Urca, Bondinho Pão de Açúcar, onde Preta Gil vai fazer seu show e interagir com seus colegas, que também farão apresentações: Péricles participa de São Paulo; Jota Quest, de Belo Horizonte; e Bell Marques, de Salvador.

Quando: 12 de fevereiro, das 18h às 21h
Onde: Canal da SulAmérica no YouTube, canais LIKE e 500 da Claro TV, pela rádio Mix Rio e Rádio SulAmérica Paradiso FM e pela nova plataforma streaming SulAmérica Paradiso


► REC-BEAT SP

Um dos mais importantes festivais de música do país, o Rec-Beat deixa a histórica rua do Cais da Alfândega, no Recife, onde acontece há 25 anos durante o Carnaval, para ocupar as plataformas digitais. O evento acontece dia 14 de fevereiro, com mais de cinco horas de duração, com apresentação comandada por China e Roberta Estrela D'Alva e transmissão gratuita através do YouTube do festival. O line-up contempla artistas como Mateus Aleluia, MC Troia, Getúlio Abelha, O Terno, Luiza Lian, Spokfrevo Orquestra, Ilú Obá de Min e Céu.

Quando: 14 de fevereiro, a partir das 15h
Onde: YouTube

Atualizado em 10 Fev 2021.