Guia da Semana

Ainda sem voltar à programação presencial, diversos eventos, mostras e festivais adaptaram seu formato ao digital. Por isso, o mês de outubro está repleto de eventos interessantes de dança, música, teatro, cinema, shows, apresentações, workshops e palestras – tudo online!

Pensando nisso, o Guia da Semana organizou uma agenda de eventos imperdíveis de outubro que acontece de forma online e que são gratuitos. Confira:


► CINESESC

A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo, disponibiliza gratuitamente ao público novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. A partir do dia 8/10, seis filmes que fazem parte da programação do “Festival É Tudo Verdade” serão exibidos: "Auto de Resistência", "Cidades Fantasmas", "O Futebol", "Homem Comum", "Mataram Meu Irmão" e "Dois Tempos".

Quando: a partir de 8 de outubro
Onde: confira aqui


► RIO MONTREUX JAZZ FESTIVAL

Entre os dias 23 e 25 de outubro, ocorre a 2ª edição do Rio Montreux Jazz Festival, apresentado pela Mastercard e o Ministério do Turismo, de forma totalmente online e gratuita. Ao todo o line-up terá 23 artistas do Brasil e do exterior. Entre os nomes confirmados estão Milton Nascimento, Toquinho, João Donato, Yamandu Costa, Hamilton de Holanda, Amaro Freitas, Pepeu Gomes, Roberto Menescal, entre outros.

Quando: 23 a 25 de outubro


► PODOSFERA SUMMIT 2020

Dia 21 de outubro é oficialmente comemorado o Dia do Podcast e, por isso, ocorre a 1ª Edição do Podosfera Summit 2020, das 17 às 21h. O evento é online e também terá a versão gravada. O participante conhecerá todo o universo que envolve o podcast, suas peculiaridades, como fazer, o que é importante e quais são os mitos e verdades da ferramenta.

Quando: 21 de outubro, das 17h às 21h
Onde: confira aqui


► PEÇAS DE TEATRO NO OI FUTURO

Até o dia 26 de outubro, o Oi Futuro exibe seis espetáculos teatrais, sendo quatro para o público infantil e dois para o adulto: "Lili, uma história de Circo" (infantil), "O mundo encantado Buarque de Holanda" (infantil), "Nós de Borboletas" (infantil), "Pedro Malazarte e a Arara Gigante" (infantil), "Isso vai funcionar de alguma forma" (adulto) e "O Homem Elefante” (adulto). As nove peças estiveram em cartaz no Centro Cultural Oi Futuro com sucesso de público. O conteúdo digital pode ser acessado gratuitamente.

Quando: até dia 26 de outubro
Onde: confira aqui


► ESPETÁCULOS DE MÚSICA E DANÇA PELA DIGITAL DELLARTE

O projeto Digital Dellarte inclui sete espetáculos online gratuitos, com alguns nomes inéditos no Brasil que acontecem entre os meses de outubro e dezembro. Estão confirmadas apresentações de Lucerne Symphony Orchestra (15/10 às 19h30); a comemoração pelos 60 anos do Balé Nacional da China (22/10 às 19h30); e o Balletto di Roma (29/10 às 19h30).

Quando: 15, 22 e 29 de outubro às 19h30
Onde: confira aqui


► BALACLAVA DIGITAL

Entre os dias 19 e 25 de outubro, o Balaclava Digital disponibilizará uma série de shows com artistas da cena indie nacional e estrangeira, além de debates e entrevistas com profissionais relevantes no mercado da música mundial. Com uma curadoria que se destaca por sua rica diversidade de gêneros e estilos, o projeto ainda traz na programação uma série comemorativa sobre as 10 edições do Balaclava Fest.

Quando: de 19 a 25 de outubro
Onde: Canal do Balaclava no Twitch (Twitch.tv/BalaclavaRecords)


► 7º FÓRUM SOBRE MARKETING DE INFLUÊNCIA

O Cecom - Centro de Estudos da Comunicação e a Plataforma NC anunciam a 7ª edição do Fórum sobre Marketing de Influência. Neste ano, pela primeira vez, o evento acontece de forma 100% online, via YouTube, e com quatro dias de programação: 26, 27, 28 e 29 de outubro. Entre os debatedores já confirmados estão representantes do McDonalds, Bayer, P&G, Samsung, Nestlé e Instituto Avon. Já entre os influenciadores digitais confirmados sãp Nathalia Arcuri, do canal “Me Poupe”, Felipe Castanhari, Niina Secrets, CanalTech e Peter Maximilian, do canal “Ei, Nerd”.

Quando: 26, 27, 28 e 29 de outubro, das 15h às 20h
Onde: inscrições gratuitas


► CIDADÃO GLOBAL

Neste ano, em um formato digital e gratuito, no dia 21 de outubro, das 9h às 11h20, as grandes atrações do evento Cidadão Global são duas mulheres expoentes em suas áreas de atuação - a atriz americana Viola Davis e a ganhadora do Prêmio Nobel de Economia, Esther Duflo. O tema do Cidadão Global 2020 é 'O Futuro da Globalização nas vozes de quem transforma o mundo'.

Quando: 21 de outubro, das 9h às 11h20
Onde: clique aqui


► JUNTOS PELA MÚSICA

Criado no começo do período de quarentena pela União Brasileira de Compositores, a série de lives 'Janela UBC' traz shows de forma online e gratuita para o público. O perfil do Instagram da instituição receberá, entre os dias 19 e 23 de outubro, os cantores Gabz, Agnes Nunes, Sandra de Sá e Tadeu Franco.

Quando: de 19 a 23 de outubro, às 16h
Onde: Instagram UBC


► #MISEMCASA

O MIS está com uma programação online na campanha #MISEMCASA, que começou nos princípios da pandemia. De 19 a 25 de outubro, haverá diversos bate-papos virtuais interessantes para você acompanhar.

19.10 | Segunda-feira | 20h | Memória do cinema – Arnaldo Jabor
20.10 | Terça-feira | 20h | Ciclo de Cinema e Psicanálise - Roma
21.10 | Quarta-feira | 17h | Sarau 2020
24.10 | Sábado | 18h | Bate-papo de Cinema Pontos MIS | A mata negra
25.10 | Domingo | 11h | Lendo Imagens | EP. 10 - Lucas Rafael lê imagem de Marina Schiesari

Quando: de 19 a 25 de outubro
Onde: site MIS


► LIVES DO TEATRO BRADESCO

As lives do Teatro Bradesco prometem uma boa diversão nas redes sociais até final de outubro. No dia 20, Denise Fraga & Leo Stefanini batem um papo animado sobre o universo teatral; dia 22, Vitor Kley & João Marcello Bôscoli trocam ideias enquanto Vitor embala a live. No dia 27, o professor, palestrante e historiador Leandro Karnal propõe reflexões interessantes sobre a busca pela felicidade, enquanto no dia 29, Simoninha & João Marcello Bôscoli animam os fãs com boa música e muitas histórias. Para encerrar a programação, no dia 31, ocorre a apresentação de uma das peças musicais de maior sucesso dos últimos anos, O Frenético Dancin' Days, com texto de Nelson Motta e Patrícia Andrade e com direção geral de Deborah Colker. O show será no canal do teatro no YouTube.

Quando: de 20 a 31 de outubro
Onde: Instagram e Youtube


► ROGÉRIO FLAUSINO E WILSON SIDERAL CANTAM CAZUZA

Na sexta, 23, às 20h, os irmãos mineiros Rogério Flausino e Wilson Sideral participam da Série Espetáculo de Música, do Instituto Usiminas. A atração será transmitida pelo canal da Usiminas no YouTube e pela página do Facebook do Instituto Usiminas. O setlist do show contém canções da carreira de Cazuza, como "Beth Balanço", "Porque Que a Gente é Assim", "O Tempo Não Pára", "Pro Dia Nascer Feliz", "Codinome Beija-Flor", "Solidão, Que Nada", "O Blues da Piedade", "Exagerado", "O Nosso Amor a Gente Inventa", entre outros sucessos.

Quando: 23 de outubro, às 20h
Onde: Youtube e Facebook


► WEBSÉRIE ACESA COM ALESSANDRA LEÃO

A compositora, cantora, percussionista e produtora pernambucana Alessandra Leão retoma a websérie 'Acesa', no seu canal do YouTube. O retorno foi marcado por Mestre Barachinha, do Maracatu Estrela Dourada de Buenos Aires (PE), e nesta quarta-feira, dia 21, o público poderá ver o episódio com Aurinha do Coco, de Olinda. Já na quinta-feira, dia 22, às 18h, Alessandra realiza uma live em seu Instagram com Odete de Pilar e Mestra Ana do Coco. O projeto foi contemplado pelo Rumos Itaú Cultural 2017-2018 e faz parte do processo de imersão da cantora para a criação de seu novo disco, de mesmo nome.

Quando: 21 e 22 de outubro
Onde: Youtube e Instagram


► LEILÃO DESAPEGUE PARA CAMPANHA JUNTOS PELA MAMA

O Desapegue, brechó capixaba, realiza um leilão no próximo dia 20 de outubro em prol da campanha 'Juntos pela Mama', que tem o objetivo direcionar fundos para ajudar no financiamento de uma série de melhorias no atendimento de pacientes com câncer de mama do Hospital Santa Casa da Misericórdia de Vitória, Espírito Santo, considerado centro de referência ao tratamento da doença no estado.

Quando: de 20 a 23 de outubro
Onde: clique aqui


► SEMANA LITERÁRIA DA PUCPR

Entre os dias 26 e 30 de outubro, a PUCPR realizará a 1ª edição da Semana Literária. A programação do evento será totalmente online e gratuita, com transmissão ao vivo e exclusiva aos participantes. Os encontros contarão com as presenças de Mia Couto, Conceição Evaristo, Cristovão Tezza, Eliane Brum, Milton Hatoum, entre outros. Serão abordados temas como a literatura e o feminino, as raízes mitológicas da literatura, literatura inclusiva, literatura indígena, 100 anos do nascimento de Clarice Lispector, entre outros temas.

Quando: de 26 a 30 de outubro
Onde: inscrições aqui

Por Lidia Capitani

Atualizado em 22 Out 2020.