Guia da Semana

42 obras da cidade de São Paulo, entre esculturas e monumentos, foram recuperadas e restauradas. A ação, que revitalizou trabalhos de nomes icônicos da arte brasileira, tem como objetivo preservar o patrimônio cultural da capital paulista. Todo o processo foi registrado em foto e vídeo e transformado em um catálogo digital e impresso, que será lançado e distribuído gratuitamente no feriado de 9 de julho, no Museu de Arte Moderna de São Paulo, quando também serão exibidas duas sessões do documentário Conservação de Esculturas em Espaços Públicos, que mostra todos os detalhes da ação.

A primeira fase do processo restaurou obras da Praça da Sé, como Abertura (1970), escultura em aço de Amilcar de Castro. A segunda focou na Avenida Paulista, onde revitalizou três emblemáticas esculturas do Parque Trianon, como Fauno (1944), de Victor Brecheret. Por fim, foram trabalhadas obras do Jardim de Esculturas do MAM, no Parque Ibirapuera, um dos principais acervos brasileiros expostos a céu aberto. Entre elas está Aranha (1981), de Emanoel Araújo.

A iniciativa foi patrocinada pela Bombril, com realização da Sequóia Produções, em parceria com o Ateliê Julio Moraes e apoio do Governo do Estado de São Paulo e da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo.


SERVIÇO:

Lançamento e distribuição do catálogo Conservação de Esculturas em Espaços Públicos

Quando: 9 de julho, terça-feira, das 11h às 17h
Onde: Museu de Arte Moderna de São Paulo (Parque Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° - Vila Mariana)


Exibição do documentário Conservação de Esculturas em Espaços Públicos

Quando: 9 de julho, às 15h e às 17h*
Onde: Auditório Lina Bo Bardi - MAM São Paulo (Parque Ibirapuera - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n° - Vila Mariana)

*A entrada é por ordem de chegada e serão distribuído os ingressos uma hora antes de cada sessão

Atualizado em 3 Jul 2019.