No próximo dia 15 de novembro, o Brasil celebrará a Proclamação da República, feriado nacional que, em São Paulo, impactará o funcionamento de uma série de serviços públicos, estabelecimentos comerciais e atividades essenciais.
A sexta-feira promete transações diferenciadas na capital, com adaptações em horários e operações específicas para atender à população.
Conforme informações do portal Valor, para quem precisar acessar serviços bancários, a Federação Brasileira de Bancos (Febraban) informa que todas as agências do país estarão totalmente fechadas no dia 15.
O atendimento será retomado apenas segunda-feira, 18 de novembro. A Febraban orienta o uso de canais digitais e do sistema Pix como alternativas para movimentações financeiras durante o feriado.
Caixas eletrônicos e plataformas digitais das instituições estarão à disposição, permitindo a realização de transações básicas. Contas de consumo e carnês que vencem no dia 15 poderão ser pagas no dia útil seguinte, sem cobrança de multa.
O setor de correios também fará uma pausa: as agências não realizarão atendimento ao público no dia 15, retomando as operações normais no dia seguinte.
Da mesma forma, a bolsa de valores brasileira, a B3, interromperá todas as negociações durante o feriado, afetando operações em renda variável, renda fixa, ETFs, derivativos e empréstimos de ativos. As transações financeiras voltarão ao normal depois.
O que funciona em São Paulo?
Para a capital paulista, uma série de serviços essenciais e áreas de lazer seguirão funcionando no feriado, embora em horário especial. Confira:
- Transporte Público;
- Serviço de saúde;
- Parques urbanos;
- Restaurante Bom Prato (algumas unidades);
- Shoppings,
- Museu.
Assista também:
Por Gabrielly Bento
Atualizado em 29 Nov 2024.