Guia da Semana

Mulheres que escrevem, que programam, que organizam debates, empreendem, apostam na economia criativa...todo espaço é lugar de mulher! Pensando em toda a força, criatividade e luta do sexo feminino, o ObaOba foi atrás de conhecer alguns projetos comandados por elas na cidade de São Paulo.

Tem de tudo um pouco e cada ideia é mais inspiradora que a outra. Sendo assim, vem com a gente conhecer projetos liderados por mulheres em São Paulo:

Women's Music Event


Crédito: Reprodução Facebook

O projeto foi criado pela jornalista Claudia Assef e a produtora cultural e advogada Monique Dardenne. O WME pretende estimular a união e colaboração das mulheres que estão dentro do mercado musical. Ainda dentro do conceito, o projeto quer inspirar aquelas que pretendem seguir dentro da área.

Além do conteúdo digital, a primeira edição física do Women's Music Event acontecerá nos dias 17 e 18 de março, com direito a palestras, shows e festas. Saiba mais sobre o evento aqui e corre garantir seu ingresso que ainda estão à venda. O preço vai de R$20 a R$200.

Mulheres Que Inspiram


Crédito: Reprodução Facebook

Criado por Priscilla Adduca para apresentar estórias inspiradoras vividas por mulheres e os projetos feitos por elas, o Mulheres Que Inspiram começou como um site, mas hoje já conta com feiras que acontecem esporadicamente na cidade de São Paulo. O evento reúne marcas independentes criadas por mulheres, com produtos que vão de decoração até comidinhas e roupas. Fique de olho na página do projeto para saber sobre as próximas edições.

Jardim Secreto


Crédito: Reprodução Facebook

A feira é organizada eventualmente em São Paulo e reúne pequenos produtores de itens para decoração, comidas, roupas, acessórios e produtos criativos. O projeto apoia a economia criativa e foi criado por Claudia Kievel e Gladys Tchoport. A feira deu tão certo que agora existem edições em outras cidades do Brasil. A próxima será em Florianópolis. Fique de olho na página do Jardim Secreto para saber quando irá rolar a próxima edição.

Atena Haus


Crédito: Reprodução Facebook

O projeto oferece cursos e networking para mulheres que querem dar vida aos seus projetos ou até mesmo renovar seus conhecimentos. Os eventos acontecem em São Paulo, são ministrados por mulheres e abordam variados temas. Conheça mais sobre o Athenas Haus no site, já aproveita e se cadastrar pra acompanhar os próximos cursos.

Voice - Inglês para elas


Crédito: Amanda Areias

A iniciativa de ensinar inglês para mulheres da comunidade de Paraisópolis foi tomada por Amanda Areias. Ela, em conjunto com mais 26 professores, estão dando aulas para 43 alunas aos domingos. O projeto ainda está no começo, mas tem tudo pra dar certo! Caso queira entrar em contato com a Amanda e oferecer ajuda, envie e-mail para: [email protected].

Roberta Youssef


CRÉDITO: Felipe Prado

As casas Cine Joia, Z Carniceira e Mirante 9 de Julho têm seu cenário de música comandado por Roberta Youssef, a profissional gerencia o conteúdo musical das marcas do Grupo Vegas e ainda cuida do projeto Puxadinho Móvel, palco itinerante que aposta nos artistas que estão dentro da cena independente do país.

Slam das Minas


Crédito: Reprodução Facebook

Criado durante o mês da mulher, o Slam das Minas é um grupo que reúne mulheres para praticar o slam, conhecido como poesia falada. O projeto paulistano acontece sempre na capital e reúne as "minas" que desejam treinar para garantir uma vaga para o campeonato nacional de slam. A iniciativa foi tomada por Mel Duarte, Luz Ribeiro, Carolina Peixoto e Pam Araújo que viram o projeto em Brasília e sentiram a necessidade de trazer para a capital paulistana.

Onde Jazz Meu Coração


Crédito: Reprodução Facebook

A criadora Ryane Leão é dona de um projeto pra lá de maravilhoso. A artista espalha suas frases e textos por São Paulo através de lambe lambes. A maioria dos assuntos gira em torno do universo feminino e traz conselhos para as mulheres. Confira mais na página do Onde Jazz Meu Coração.

M'Ana - Mulher conserta pra Mulher


Crédito: Reprodução Facebook

O projeto M'Ana consiste em oferecer serviços de manutenção doméstica feito por mulheres para mulheres. A iniciativa foi criada pela paulista Ana Luisa Correard que, após se sentir intimidada por um homem que foi trocar o gás em sua casa, decidiu que era hora de planejar um serviço diferenciado para mulheres. O time conta com profissionais em todas as áreas, como pintura, elétrica, montagem de móveis, etc. Conheça mais sobre ele aqui.

Mulheres do Café


Crédito: Reprodução Facebook

Fabiola Fonseca deu início ao "Mulheres do Café", empresa que oferece coffee break em diversos lugares e conta com a ajuda de mulheres empreendedoras na área da culinária. Os alimentos são feitos com muito amor e de forma caseira! O objetivo do projeto é dar oportunidade a mulheres na área da gastronomia, empoderar e dar autonomia ao sexo feminino. Conheça mais aqui.

Programaria


Crédito: Reprodução Facebook

Quem disse que mulher não pode programar? Quem é que ousou dizer que mulher não pode se interessar por computação? O projeto PrograMaria oferece cursos voltados para a área para o sexo feminino e busca acabar com os preconceitos do mercado. Através de debates, compartilhamento de notícias e workshops, o projeto acontece em São Paulo. Conheça mais sobre ele aqui.

Kind


Crédito: Reprodução Site

Um laboratório de inteligência voltado para mulheres, esta é a proposta da Kind, projeto criado por Clarissa Soneghet e Nathália Roberto. O lab oferece cursos e palestras que vão de sexo até finanças. Os temas se encaixam em todos os tipos de mulheres que existem por aí, mas que tem algo em comum: empreender, empoderar e exaltar o poder do sexo feminino. Fique de olho na página deles pra saber sobre os próximos eventos - e participar!

13 atitudes libertadoras para fazer durante o mês da mulher e comemorar a luta feminina

A voz das mulheres vai ecoar, seja através de palavras ou atitudes, ok?

30 coisas bobas que acontecem no dia a dia, mas que estressam as mulheres

Bem vindo ao mundo feminino e suas dores de cabeça

9 DJs mulheres que se destacam no cenário eletrônico

Fique de olho nos nomes que estão arrasando em cima dos palcos

Por Juliane Romanini

Atualizado em 23 Jun 2017.