Guia da Semana

O Rio de Janeiro é a cidade que respira samba. Não há um bairro que você vá que não tenha uma rodinha, que esteja tocando esse ritmo que é patrimônio cultural do brasileiro.

Pensando nisso, o Guia da Semana separou alguns bares que fazem bonito nesse quesito. E não vá pensando que - apesar de predominante - é só na Lapa que tem samba, não!

Trapiche Gamboa, Saúde


Um casarão antigo, tem uma decoração bem tradicional. Sua programação é toda dedicada ao samba. Às segundas, a tradicional roda com o grupo Samba de Fato. Às quintas, o grupo Razões Africanas vai um pouco além, com ciranda e jongo.

Carioca da Gema, Lapa


Inaugurado em 2000, o casarão da Mem de Sá conta com quatro ambientes e é um dos preferidos para quem gosta de samba e MPB. O diferencial é que a casa sempre conta com novos nomes e um invejável cardápio.

Bom Sujeito, Barra da Tijuca


Às quintas-feiras, o ex-jogador do Flamengo Junior realiza o Samba Dá Sopa, onde a renda vai para instituições de apoio a crianças carentes. Foi lá, por exemplo, que a grande dama do samba, Dona Ivone Lara, escolheu para comemorar seus aniversários de 85 e 86 anos.

Bar Semente, Lapa


Bem aos pés dos Arcos da Lapa, o Bar Semente já construiu sua história. Conhecido por revelar novos nomes do samba, como Teresa Cristina (e o Grupo Semente), o bar continua com as noites dedicadas a justamente isso.

Boteco Du Carvalho, Botafogo


A decoração toda remete à Lapa. Com paineis e uma réplica da Escadaria Selarón, o boteco tem uma extensa programação de samba. Inclusive, já ganhou até bloco de carnaval: o Bloco du Carvalho em Pé.

Beco do Rato, Lapa


Bastante conhecido pelas rodas de samba, já foi palco para nomes de grandes bambas como Luiz Melodia, Wilson Moreira, Moacyr Luz e Beth Carvalho.

Casa Rosa, Laranjeiras


A Casa Rosa é das mais ecléticas, por isso vale conferir a agenda. No casarão que já foi um cabaré, são comuns as rodas de samba, feijoadas e grandes festas dedicadas ao ritmo. Pretinho da Serrinha e Moacyr Luz são nomes frequentes.

Por Marco Sá

Atualizado em 10 Jul 2013.