Além de vilãs e mocinhas, as novelas ainda contam com diversos outros tipos de personagens. As ninfetas, por exemplo, são figurinhas marcadas nas tramas de sucesso – e ainda deixam os marmanjos de boca aberta.
No ar em Império, a atriz Marina Ruy Barbosa está sentindo na pele o poder de uma ninfeta. Na trama de Aguinaldo Silva, a ruivinha dá vida à personagem Maria Ísis, uma menina mulher que é bancada pelo amante, o comendador José Alfredo (Alexandre Nero).
Mas assim como Ísis, muitas outras mulheres estilo Lolita (personagem do escritor Vladimir Nabokov) já tiraram o sono dos noveleiros de plantão. Por isso, o Guia da Semana listou as ninfetas mais inesquecíveis da TV. Se liga:
Maria Ísis, de 'Império' (2014)
Maria Ísis é uma das ninfetas mais quentes da TV. A ruiva, vivida pela atriz Marina Ruy Barbosa, é a “sweet child” do comendador José Alfredo, personagem de Alexandre Nero. Na trama, ela é a amante oficial do dono da Império Joias. E claro, é bancada por ele.
Leila, de 'Insensato Coração' (2011)
Com apenas 19 anos, a ninfeta Leila (Bruna Linzmeyer) arrancou suspiro de muito marmanjo por aí. A jovem sedutora, que vivia rodeada por homens mais velhos, enlouquecia a cabeça do garanhão André, vivido por Lázaro Ramos.
Lurdinha, de 'América' (2005)
Quem não se lembra do bordão “oi, tio!” que Lurdinha, personagem de Cléo Pires, soltava ao ver o pai de sua melhor amiga? A ninfeta foi um dos grandes destaques da novela de Glória Peres e da carreira da atriz. Na trama, Lurdinha se envolve com Glauco (Edson Celulari), pai de sua melhor amiga Raíssa (Mariana Ximenes). Ele até tenta resistir à tentação, mas acaba cedendo às investidas da ninfeta.
Anita, de 'Presença de Anita' (2001)
Em 2001, a atriz Mel Lisboa deixou muito marmanjo de boca aberta por aí. A morena deu vida a Anita, uma ninfeta que seduziu o escritor Nando (José Mayer), que era casado, e despertou a paixão de Zezinho (Leonardo Miggiorin), formando um picante triângulo amoroso. A trama de Manoel Carlos fez tanto sucesso que o autor planeja uma volta da minissérie contando como está a vida da moça aos 30 anos.
Íris, de 'Laços de Família' (2000)
Ao mesmo tempo em que era a vilã da trama de Manoel Carlos, Irís, personagem de Deborah Secco, era uma grande ninfeta. A menina mulher do interior fazia de tudo para chamar a atenção de Pedro, um homem bem mais velho, interpretado por José Mayer.
Engraçadinha, de 'Engraçadinha' (1995)
Alessandra Negrini também já viveu uma ninfeta nas telinhas. Em 1995 a atriz estrelou Engraçadinha, minissérie inspirada no romance de Nelson Rodrigues. Na trama, Alessandra Negrini vivia a personagem Engraçadinha, uma sensual menina de 18 anos. Noiva de Zózimo, Engraçadinha era apaixonada por Silvio, noivo de sua prima Letícia. Os três – Engraçadinha, Silvio e Letícia – vivem um perigoso triângulo amoroso que entra em conflito quando eles descobrem que Engraçadinha e Silvio são irmãos. Vale destacar que a atriz Claudia Raia foi quem viveu Engraçadinha na segunda fase da trama.
Gabriela, de 'Gabriela' (1995)
Sônia Braga e Juliana Paes deram vida a Gabriela, personagem do famoso romance de Jorge Amado – Sônia viveu a icônica personagem em 1995 na TV Globo, enquanto a atriz Juliana Paes estrelou o seriado em 2012. Na história de Jorde Amado, Gabriela é uma jovem ingênua e sensual, que desperta o interesse do turco Nacib. Após empregar a moça como cozinheira, os dois acabam vivendo um caloroso romance.
Por Anna Thereza de Almeida
Atualizado em 1 Out 2014.