Todo ano o Emmy Internacional, considerado o Oscar da televisão, elege as melhores produções feitas para a TV ao redor do mundo. O Brasil, que já foi indicado ao prêmio dezenas de vezes, é dono de alguns títulos e está em busca de mais quatro – a novela "Império", da Rede Globo; o especial "Doce de mãe", também da Rede Globo; a atriz Fernanda Montenegro; e a série "Psi", da HBO, são finalistas da 43ª edição da famosa premiação.
O Guia da Semana listou as séries e as novelas que já venceram o Emmy Internacional. Confira:
CAMINHO DAS ÍNDIAS - VENCEU EM 2009
A novela Caminho das Índias, protagonizada pelos atores Juliana Paes, Márcio Garcia e Rodrigo Lombardi, foi a primeira novela brasileira a ganhar o Emmy Internacional. O título foi entregue à autora Glória Perez e ao diretor artístico Marcos Schechtman na 37ª edição do prêmio. Vale ressaltar que atualmente a trama está sendo reprisada na Rede Globo, no 'Vale a Pena Ver de Novo'.
O ASTRO - VENCEU EM 2012
Baseada na novela homônima de Janete Clair, o remake de O Astro, da Rede Globo, ganhou o Emmy Internacional 2012 na categoria de melhor telenovela. Escrito para comemorar os sessenta anos da telenovela brasileira, a trama contou com nomes como Rodrigo Lombardi, Carolina Ferraz, Thiago Fragoso, Alinne Moraes, Fernanda Rodrigues, Humberto Martins, Guilhermina Guinle, Juliana Paes, Regina Duarte, Daniel Filho, Marco Ricca e muitos outros no elenco.
A MULHER INVISÍVEL - VENCEU EM 2012
Em 2012, o seriado A Mulher Invisível, estrelado por Luana Piovani e Selton Mello, foi eleito o melhor programa de comédia no Emmy. A trama fez sucesso ao contar a história do publicitário Pedro e de Amanda, uma mulher que apenas Pedro pode enxergar e que reúne todos os atributos da amante ideal. Casado com Clarisse, ele tem que lidar com o fato de ter duas mulheres em sua vida.
LADO A LADO - VENCEU EM 2013
Escrita por Claudia Lage e João Ximenes Braga, a novela Lado a Lado, da Rede Globo, retratou a luta das mulheres, dos negros e da classe operária do Rio de Janeiro por igualdade (a trama foi ambienta no período posterior à abolição da escravidão e Proclamação da República no Brasil). No dia 25 de novembro de 2013, a novela ganhou o prêmio Emmy Internacional de melhor telenovela de 2013.
PEDRO E BIANCA - VENCEU EM 2013
A série Pedro & Bianca, produzida e exibida pela TV Cultura em parceria com a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo, ganhou o Emmy Kids Internacional na categoria melhor série infanto-juvenil de 2013. A trama conta história de dois irmãos gêmeos de 15 anos que, através de suas histórias cotidianas, retratam os conflitos típicos da fase pré-vida adulta. Na série, Pedro é branco, como sua mãe, e Bianca é negra, como o pai. Temas como o amor, os estudos, as drogas e a busca pelo primeiro trabalho são vividos e discutidos pelos irmãos.
JOIA RARA - VENCEU EM 2014
A novela Joia Rara, escrita por Duca Rachid, Thelma Guedes e Thereza Falcão, venceu a categoria melhor novela na 42ª edição do Emmy Internacional. Estrelada por Bruno Gagliasso, a trama ainda contou com Bianca Bin, Mel Maia, Carolina Dieckmann, Domingos Montagner, Nathália Dill, Rafael Cardoso, Luiza Valdetaro, Thiago Lacerda, Mariana Ximenes, Caio Blat, Letícia Spiller, Ricardo Pereira, Carmo Dalla Vecchia e José de Abreu no elenco.
Por A.
Atualizado em 4 Mai 2016.