Guia da Semana

A Rede Globo é reconhecida como a melhor produtora de telenovelas, não só do Brasil, mas também do mundo. Entre os sucessos da emissora, estão obras como Roque Santeiro, Irmãos Coragem, Terra Nostra e, mais recentemente, Avenida Brasil.

+ Veja quais são as 10 melhores novelas produzidas pelo SBT
+ Confira o resumo das novelas

Porém, outras emissoras também tiveram suas telenovelas de sucesso, que caíram no gosto popular e conquistaram um grande número de fãs.

Veja quais são as melhores novelas que não são da Globo

Xica da Silva – Rede Manchete

De autoria de Walcyr Carrasco, a novela Xica da Silva foi um grande sucesso de audiência. Ela foi exibida originalmente entre 17 de setembro de 1996 a 11 de agosto de 1997. A novela foi marcada por cenas de nudez da atriz principal, Taís Araujo; mas, também é reconhecida pela primorosa direção de arte.

O enredo gira em torno de Xica da Silva, uma escrava muito bonita, atrevida e, acima de tudo, inteligente, que virou rainha em pleno século XVIII e conquistou espaços importantes.

Pérola Negra – SBT

Em 1998, o SBT levou ao ar a novela Pérola Negra, tendo Dalton Vigh e Patrícia de Sabrit como atores principais. Foi exibida no período de 9 de novembro de 1998 a 19 de junho de 1999, e alcançou um bom público.

A novela conta a história de Pérola Marques, uma menina que cresce em uma escola só para moças ao lado de sua melhor amiga, Eva. Quando se tornam adultas, as duas saem do colégio e Pérola acompanha Eva até sua casa para recuperar a grande herança que foi deixada para a amiga. No caminho, Eva morre em um acidente de carro e Pérola vai pra casa da família de Eva se passando pela amiga, a fim de honrar a memória dela.

Vidas Opostas – Rede Record

Uma das melhores novelas produzidas pela Rede Record foi Vidas Opostas, exibida de 21 de novembro de 2006 a 27 de agosto de 2007.

Escrita por Marcílio Moraes, a trama retratou o relacionamento amoroso entre dois jovens de classes sociais diferentes. Também foram incorporados assuntos como corrupção policial e o tráfico de drogas.

O cerne da história se concentra em Miguel, um jovem rico que se apaixona por Joana, que mora em uma favela violenta. Eles iniciam um namoro; contudo, Joana é ex-namorada de Jeferson, o traficante “dono” da favela, que fará de tudo para ter Joana de volta.

Pantanal – Rede Manchete

Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela Pantanal marcou época – foi a única que conseguiu desbancar a rede Globo da liderança do ibope. Foi exibida originalmente de 27 de março a 10 de dezembro de 1990.

Entre os principais atores da trama, está Claudio Marzo, Cristiana Oliveira, Marcos Winter, Marcos Palmeira, Paulo Gorgulho, Sérgio Reis e Almir Sater.

A novela conta a história da família de José Leôncio. Recém chegados ao Pantanal, ele e seu pai começam a criação de gado de corte. Com o desaparecimento de Joventino, patriarca da família, o filho, José Leôncio, se torna responsável pelas propriedades da família. A partir daí, José Leôncio irá se envolver em diversas histórias de amor, tendo como cenário as belas paisagens do Pantanal.

Atualizado em 7 Nov 2013.