Guia da Semana

A nova novela da Globo, Joia Rara, vai dar o que falar. Com Bruno Gagliasso e Bianca Bin nos papéis principais e direção de Amora Mautner, a trama chega para substituir Flor do Caribe no horário das 18h na Globo e retoma a tradição de tratar de temas de época no final da tarde, mas mergulha também na religião.

+ Leia os resumos semanais das novelas
+ Saiba o que acontece nesta semana em Joia Rara
+ Veja a programação de TV

A história, escrita por Duca Rachid e Thelma Gedes, se passa nas décadas de 30 e 40 e aborda a reencarnação de um monge budista numa pequena garota, em meio a intrigas entre chefes e empregados numa fábrica de jóias no Rio de Janeiro. Para temperar a mistura há um cabaré com direito a números musicais e, no pano de fundo, a Segunda Guerra Mundial.

Personagens

Gagliasso vive Franz, filho do dono da fábrica que começa a novela numa viagem ao Nepal. Ele e os amigos Eurico (Sasha Bali) e Manfred (Carmo Dalla Vecchia) estão escalando o Everest quando são surpreendidos por uma avalanche. Eurico morre, o que acaba aproximando Franz da mulher que o amigo pretendia pedir em casamento, Amélia (Bianca Bin). A trama inicial está armada.

A “jóia rara” nasce do amor entre os dois e se chama Pérola (Mel Maia), personagem que se revelará a reencarnação de um líder budista interpretado por Nelson Xavier (que já foi Chico Xavier nos cinemas). O problema é que sua mãe era operária e o relacionamento do casal nunca será aceito pelo pai de Franz (José de Abreu).

Além de Abreu, Nathália Dill também interpreta uma vilã implacável, que se disfarça de designer de jóias para buscar vingança. Carmo Della Vecchia completa o núcleo, como o filho bastardo de Eurico (Abreu).

Já no cabaré, ambientado na Lapa, Letícia Spiller, Mariana Ximenes, Fabíula Nascimento e Simone Gutierrez serão as estrelas, cada uma com seu passado a esconder ou superar com o sucesso no palco. Marcos Caruso e Rosi Campos serão os donos da casa.

Efeito-cinema

Como em Avenida Brasil e Cordel Encantado, a fotografia de Joia Rara está ganhando atenção especial. Segundo o diretor de fotografia Fred Rangel, a novela será filmada com lentes fixas, alto contraste e um novo modelo de câmera, com a intenção de se aproximar do visual cinematográfico.

Por Juliana Varella

Atualizado em 31 Out 2013.