Guia da Semana

Não há como negar que as novelas brasileiras são as melhores. Mesmo! – um ótimo exemplo é a trama "Avenida Brasil", da Rede Globo, que bateu o recorde de comercialização internacional e seus direitos de emissão foram vendidos a emissoras de nada menos que 125 países. No entanto, o outro lado do mundo também arrasa em suas produções. As séries e novelas asiáticas, mais conhecidas como Doramas, estão caindo no gosto dos noveleiros de plantão.

+ Conheça 5 novelas coreanas que você tem que ver
+ Séries inglesas que você precisa conhecer
+ Veja os resumos das novelas desta semana
+ Conheça as melhores séries com temática LGBT

Dorama é uma palavra japonesa que significa “drama”. Porém, engana-se quem acha que o nome faz referência ao gênero – há Doramas de comédia, romance, ação, entre muitos outros. Por ser uma palavra genérica, que faz referências às séries e novelas asiáticas, a expressão conta com algumas variações, como o K-dramas (que são as novelas coreanas); o J-dramas (produções japonesas); o TW-dramas (novelas taiwanesas); C-dramas (séries e novelas da China); e HK-dramas (produções de Hong Kong).

Produzidas pelas grandes emissoras asiáticas, como “SBS”, “KBS”, “Fuji TV” e “GTV”, os Doramas podem ser encontrados em alguns canais online, como o Viki e o DramaFever. Porém, o sucesso das novelas asiáticas é tanto que até o Netflix se rendeu aos encantos dos olhinhos puxados.

O Guia da Semana listou três Doramas que merecem, no mínimo, alguns minutinhos da sua atenção. Com certeza depois de chorar, rir, passar nervoso e até se apaixonar pelos personagens, você vai, assim como a gente, passar a AMAR as novelas coreanas, japonesas, chinesas, taiwanesas...

Full House, da Coreia

O super sucesso coreano conta a história de Ji Eun, uma escritora que perde tudo, até os amigos. Para descobrir como foi parar na miséria, a moça conta com a ajuda do ator Young Jae, com quem se casa e volta para a Coreia. Porém, essa amizade acaba se transformando em uma paixão verdadeira, cheia de momentos lindos e apaixonantes.

Ichi Rittoru no Namida, do Japão

‘Ichi Rittoru’ é um dos Doramas japoneses mais famosos. A novela, baseada em fatos reais, conta a história uma garota que aos 15 anos descobre uma doença grave e incurável: degeneração espinocerebelar. Na vida real, Aya Kitō escreveu um diário emocionante durante os anos que sobreviveu à doença. Os escritos, que foram publicados após a sua morte, serviram de inspiração para a novela – no Brasil, a história pode ser encontrada no livro 1 Litro de Lágrimas.

Boys Before Flowers, da Coreia

A novela conta a história de Jan Di, uma garota comum e de origem humilde. Certo dia – e sem querer – a jovem salva a vida de um estudante e, por isso, ganha uma bolsa de estudos na Escola Shinhwa, considerada a melhor do país. Porém, a menina acaba enfrentando situações desagradáveis no novo colégio, principalmente do F4 (Flower Four), um grupo de 4 jovens que tem o respeito de todos os estudantes da escola. Para ajudar uma amiga, Jan Di enfrenta o líder do grupo, Gu Jun Pyo, que a partir daí transforma a vida da garota em um inferno. Porém, com o passar do tempo, o garoto percebe que é apaixonado por Jan Di, que a essa altura do campeonato está apaixonada por Yoon Ji Hoo, outro membro do F4.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 13 Fev 2014.