Guia da Semana
Novelas
Por Anna Thereza de Almeida

Entenda a febre dos Doramas, as novelas e séries asiáticas

O Guia da Semana listou algumas novelas que você precisa conhecer.

Boys Before Flowers é uma das novelas coreanas de mais sucesso (Divulgação)

Não há como negar que as novelas brasileiras são as melhores. Mesmo! – um ótimo exemplo é a trama "Avenida Brasil", da Rede Globo, que bateu o recorde de comercialização internacional e seus direitos de emissão foram vendidos a emissoras de nada menos que 125 países. No entanto, o outro lado do mundo também arrasa em suas produções. As séries e novelas asiáticas, mais conhecidas como Doramas, estão caindo no gosto dos noveleiros de plantão.

+ Conheça 5 novelas coreanas que você tem que ver
+ Séries inglesas que você precisa conhecer
+ Veja os resumos das novelas desta semana
+ Conheça as melhores séries com temática LGBT

Dorama é uma palavra japonesa que significa “drama”. Porém, engana-se quem acha que o nome faz referência ao gênero – há Doramas de comédia, romance, ação, entre muitos outros. Por ser uma palavra genérica, que faz referências às séries e novelas asiáticas, a expressão conta com algumas variações, como o K-dramas (que são as novelas coreanas); o J-dramas (produções japonesas); o TW-dramas (novelas taiwanesas); C-dramas (séries e novelas da China); e HK-dramas (produções de Hong Kong).

Produzidas pelas grandes emissoras asiáticas, como “SBS”, “KBS”, “Fuji TV” e “GTV”, os Doramas podem ser encontrados em alguns canais online, como o Viki e o DramaFever. Porém, o sucesso das novelas asiáticas é tanto que até o Netflix se rendeu aos encantos dos olhinhos puxados.

O Guia da Semana listou três Doramas que merecem, no mínimo, alguns minutinhos da sua atenção. Com certeza depois de chorar, rir, passar nervoso e até se apaixonar pelos personagens, você vai, assim como a gente, passar a AMAR as novelas coreanas, japonesas, chinesas, taiwanesas...

Full House, da Coreia

O super sucesso coreano conta a história de Ji Eun, uma escritora que perde tudo, até os amigos. Para descobrir como foi parar na miséria, a moça conta com a ajuda do ator Young Jae, com quem se casa e volta para a Coreia. Porém, essa amizade acaba se transformando em uma paixão verdadeira, cheia de momentos lindos e apaixonantes.

Ichi Rittoru no Namida, do Japão

‘Ichi Rittoru’ é um dos Doramas japoneses mais famosos. A novela, baseada em fatos reais, conta a história uma garota que aos 15 anos descobre uma doença grave e incurável: degeneração espinocerebelar. Na vida real, Aya Kitō escreveu um diário emocionante durante os anos que sobreviveu à doença. Os escritos, que foram publicados após a sua morte, serviram de inspiração para a novela – no Brasil, a história pode ser encontrada no livro 1 Litro de Lágrimas.

Boys Before Flowers, da Coreia

A novela conta a história de Jan Di, uma garota comum e de origem humilde. Certo dia – e sem querer – a jovem salva a vida de um estudante e, por isso, ganha uma bolsa de estudos na Escola Shinhwa, considerada a melhor do país. Porém, a menina acaba enfrentando situações desagradáveis no novo colégio, principalmente do F4 (Flower Four), um grupo de 4 jovens que tem o respeito de todos os estudantes da escola. Para ajudar uma amiga, Jan Di enfrenta o líder do grupo, Gu Jun Pyo, que a partir daí transforma a vida da garota em um inferno. Porém, com o passar do tempo, o garoto percebe que é apaixonado por Jan Di, que a essa altura do campeonato está apaixonada por Yoon Ji Hoo, outro membro do F4.


Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 13 Fev 2014.

Mais notícias

Novela 'Laços de Família' estreia no 'Vale a Pena Ver de Novo' nesta segunda-feira (7); saiba tudo!

Novelas

Saiba o que vai acontecer nas novelas nesta terça-feira, 14 de abril

Novelas

Saiba o que vai acontecer nas novelas nesta segunda-feira, 13 de abril

Novelas

Saiba o que vai acontecer nas novelas neste sábado (11)

Novelas

Saiba o que vai acontecer nas novelas nesta quinta-feira, 9 de abril

Novelas

Saiba o que vai acontecer nas novelas nesta quarta-feira, 8 de abril

Novelas