Guia da Semana

Nesta segunda-feira, 21 de setembro, a novela "A Força do Querer" estreia em edição especial na Rede Globo. Na trama, escrita por Glória Perez e com direção artística de Rogério Gomes, os caminhos de diferentes personagens se cruzam e eles são levados ao limite num percurso em que a força do querer de um afeta a força do querer do outro.

Caio (Rodrigo Lombardi), advogado de formação, largou a possibilidade de administrar uma das maiores empresas do Brasil, a Garcia, quando Bibi (Juliana Paes) terminou o relacionamento com ele. Sem olhar para trás, trocou o Rio de Janeiro para ir se aventurar nos Estados Unidos. Passados quase 15 anos, Caio entende que esse é o momento de voltar ao Brasil e encarar o que deixou para trás. Um homem movido por ideais éticos, que, ao conseguir crescer e ter sucesso em um alto cargo ligado à Justiça, vive um grande conflito íntimo ao ver sua vida cruzar novamente com a de Bibi, que terá, então, enveredado pela vida do crime.

Bibi não conseguiu terminar a faculdade de Direito, onde conheceu Caio, mas tem certeza de que fez a escolha certa ao abandonar este homem – ela não conseguia lidar com o fato de Caio dividir seu amor entre ela e a profissão. É do tipo que ama demais, quer e só entende o amor em temperatura máxima. Conhece e casa-se com Rubinho (Emílio Dantas). Em certo momento, o casal passa por uma grande dificuldade financeira, mas ela acredita que, se continuarem juntos, tudo vai dar certo, custe o que custar. Mas manter acesa essa chama pode custar muito a Bibi: Rubinho quer esse amor, mas também quer dinheiro e poder.


Foto: Globo/Estevam Avellar

Hoje, quem tem a possibilidade de administrar a Garcia é Ruy (Fiuk), filho de Eugenio (Dan Stulbach), um dos donos do negócio. O jovem da alta sociedade carioca parece ter a vida organizada: além da posição profissional, está noivo de Cibele (Bruna Linzmeyer), uma mulher de família rica e com um futuro promissor. Mas em uma viagem de trabalho a Parazinho – vila fictícia no Pará –, ele fica encantado por Ritinha (Isis Valverde). Ruy quer essa mulher, mas não quer abrir mão do noivado e de seu futuro.

Ritinha, por outro lado, adora a atenção de Ruy. Flertar com o carioca a faz se sentir desejada – e ela adora sentir o fascínio que exerce sobre os homens, assim como as sereias. Apesar de ser noiva de Zeca (Marco Pigossi), um rapaz conhecido por sua boa índole e perdidamente apaixonado por ela, nada a impede de jogar com Ruy. Ritinha gosta de seduzir, conquistar, e isso é instintivo nela. Quer a liberdade de seguir seus impulsos.

Zeca é um tipo rude, passional, coração enorme. Nascido e criado em Parazinho, é caminhoneiro e tem no veículo não só um trabalho, mas um sonho realizado. Está feliz com sua amada e não poderia desejar que a vida fosse melhor. De que importa a opinião dos outros que vivem criticando a postura de Ritinha? O amor que sente por ela fala mais alto que tudo, até mesmo do que a razão. Mas, ao saber do envolvimento de Ritinha com Ruy, Zeca decide se mudar para Niterói, no Rio de Janeiro, e recomeçar. Ele quer reconquistar seu meio de trabalho e se libertar do fascínio que Ritinha exerce sobre ele.

Na cidade maravilhosa, Zeca conhece Jeiza (Paolla Oliveira), uma mulher diferente de todas as pessoas que ele já conheceu. Jeiza é policial, trabalha no Batalhão de Ações com Cães e sonha em se tornar lutadora de MMA. Difícil é encontrar um parceiro que entenda e respeite seu trabalho. Jeiza quer conquistar os ringues e mostrar que mulher pode fazer o que quiser. Ao ver o sofrimento de Zeca, ela se aproxima dele e tenta ajudá-lo a esquecer Ritinha.


Foto: Globo/Raquel Cunha

As histórias desses e de outros personagens se cruzam quando a saga de cada um os leva ao limite e os faz ultrapassar horizontes, desafiar as próprias barreiras e vencer conflitos internos. A força do querer de um afeta a força do querer do outro, e pode determinar os rumos inesperados desta história.


Confira o perfil dos personagens de “A Força do Querer”

Família de Bibi

Bibi (Juliana Paes) – É uma mulher dependente da adrenalina da paixão. Para ela, o fogo nunca será suficientemente alto. Abandona o noivo Caio (Rodrigo Lombardi), com quem teria um futuro promissor, para protagonizar a história de amor idealizada por ela com Rubinho (Emílio Dantas), com quem se casa e tem o filho Dedé (Gabriel Almeida Bravo). Mas essa relação a levará para caminhos tortuosos.

Rubinho (Emílio Dantas) – É uma espécie de “lobo em pele de cordeiro”. Homem que se mostra romântico, carinhoso, e que parece ser comandado pela mulher, mas na verdade a manipula. Ele alimenta a sede de Bibi (Juliana Paes) por emoções extremas e desse modo a domina.

Dedé (Gabriel Almeida Bravo) – Filho de Bibi (Juliana Paes) e Rubinho (Emílio Dantas). É um menino calmo e alegre, mas que sofre com a vida tumultuada que leva com os pais.

Aurora (Elizangela) – Mãe de Bibi (Juliana Paes), ela não se conforma com a escolha da filha de deixar Caio (Rodrigo Lombardi) para ficar com Rubinho (Emílio Dantas). Está sempre ajudando Bibi no que está a seu alcance.

Família de Jeiza

Jeiza (Paolla Oliveira) – Policial do Batalhão de Ação com Cães e lutadora de MMA. Começa a namorar Zeca (Marco Pigossi) logo depois que ele se muda para Niterói. A personalidade forte, garra e atitude não escondem seu lado sensual e feminino.

Candida (Gisele Fróes) – Mãe de Jeiza. É namoradeira, está sempre envolvida em situações divertidas com os homens que conhece.

Família de Ritinha

Ritinha (Isis Valverde) – Nascida e criada na fictícia Parazinho, desde pequena é fascinada pelas águas do rio. É sedutora, assim como as sereias. Vive a euforia da juventude. Gosta do namorado Zeca (Marco Pigossi), mas deseja experimentar de tudo, conhecer outros lugares, aproveitar o que a vida tem para oferecer. Vai se envolver com Ruy (Fiuk).

Edinalva (Zezé Polessa) – Mãe de Ritinha (Isis Valverde), conta que a teve sozinha dentro de uma canoa e engravidou de um homem-boto. É uma mulher religiosa, correta, mas, assim como a filha, gosta de aproveitar o que a vida tem para oferecer.

Família de Zeca

Zeca (Marcos Pigossi) – É um jovem de sentimentos intensos, tudo nele é grande e intempestivo: o coração, os gestos, a capacidade de ser tão rude quanto delicado. Filho de Abel (Tonico Pereira), de quem herdou a honestidade, o temperamento forte e o gosto pelas estradas. É louco por Ritinha (Isis Valverde), mas vai se apaixonar por Jeiza (Paolla Oliveira).

Seu Abel (Tonico Pereira) – Pai de Zeca (Marco Pigossi). É muito religioso e tem uma interpretação muito própria dos ensinamentos bíblicos. Acredita que tudo nesse mundo seja vontade de Deus, menos a fraqueza de Zeca por Ritinha (Isis Valverde).

Nazaré (Luci Pereira) – Irmã de Abel (Tonico Pereira), vive em Portugal Pequeno, Niterói, para onde Abel e Zeca (Marco Pigossi) vão se mudar após deixarem Parazinho.

Família de Eugênio Garcia

Eugênio Garcia (Dan Stulbach) – Ocupa a diretoria da empresa de alimentos C.Garcia junto com o irmão Eurico (Humberto Martins), mas sonha montar seu escritório de advocacia. Sério, bonitão, cavalheiro, aquele tipo de homem que costuma ser apontado como marido modelo. É casado com Joyce (Maria Fernanda Cândido) e pai de Ruy (Fiuk) e Ivana (Carol Duarte).

Joyce (Maria Fernanda Cândido) – Esposa de Eugênio (Dan Stulbach), mãe de Ruy (Fiuk) e Ivana (Carol Duarte). É uma mulher requintada, que cultua tudo o que diz respeito à beleza e ao feminino. Viverá seus maiores conflitos quando Ivana revelar que não se enxerga no corpo de uma mulher.

Ruy Garcia (Fiuk) – Rapaz alegre, bem-humorado, que vive sem grandes preocupações e está de casamento marcado com Cibele (Bruna Linzmeyer). Até que sua vida vira de cabeça para baixo ao se envolver com Ritinha (Isis Valverde).

Ivana (Carol Duarte) – Foi criada para ser a imagem e semelhança de Joyce (Maria Fernanda Cândido), uma mulher extremamente feminina e elegante. Faz o que pode para não decepcionar a mãe, mas quando se olha no espelho, não consegue se reconhecer. Iniciará uma jornada para compreender sua identidade de gênero.

Zuleide (Claudia Mello) – Empregada da família, é a única pessoa na casa que irá tratar com sensibilidade o drama de Ivana (Carol Duarte), defendendo-a de tudo e de todos, mesmo sem conseguir entender o que se passa com ela.

Família de Eurico Garcia

Eurico Garcia (Humberto Martins) – Ocupa a diretoria da empresa de alimentos C.Garcia com o irmão Eugênio (Dan Stulbach). É um homem sem paciência para qualquer tipo de coisa que não tenha uma aplicação prática e tem muita dificuldade em lidar com mudanças. É casado com Silvana (Lilia Cabral) e pai de Simone (Juliana Paiva).

Silvana (Lília Cabral) – Esposa de Eurico (Humberto Martins) e mãe de Simone (Juliana Paiva), vive um bom casamento e tem sucesso no trabalho como arquiteta, mas entrará em decadência por conta do vício do jogo, colocando-se muitas vezes em situações de alto risco.

Simone (Juliana Paiva) – Filha de Eurico (Humberto Martins) e Silvana (Lilia Cabral), é a grande conselheira e amiga da prima Ivana (Carol Duarte) em seus dilemas existenciais. Também se envolve com os problemas da relação dos pais.

Dita (Karla Karenina) – É a empregada da família, acoberta as escapadas de Silvana (Lilia Cabral) para jogar.

Família de Tio Garcia

Garcia (Othon Bastos) – Tio de Eugênio (Dan Stulbach) e Eurico (Humberto Martins), e pai de Caio (Rodrigo Lombardi) e Heleninha (Totia Meireles). Fica anos sem contato com a família. É do tipo desencanado, que leva a vida sem grandes preocupações. No passado, viveu uma grande paixão com Elvira (Betty Faria).

Elvira (Betty Faria) – Antiga paixão de Garcia. No passado, o temperamento forte dos dois não deixou que ficassem juntos. No reencontro, constatam que os anos não transformaram nem um, nem outro.

Caio (Rodrigo Lombardi) – Filho de Garcia (Othon Bastos) e irmão de Heleninha (Totia Meireles), é um homem sensível, inteligente, culto e apegado aos valores e princípios morais. Seu grande conflito será continuar amando Bibi (Juliana Paes) mesmo depois dela escolher o mundo do crime.

Heleninha (Totia Meirelles) – Filha de Garcia (Othon Bastos) e irmã de Caio (Rodrigo Lombardi). É casada com Junqueira (João Camargo), que trabalha na empresa da família, a C.Garcia. Deseja ver o marido ascender socialmente e se incomoda com o comportamento do filho Yuri (Adriano Alves), que só fala com os pais via mensagem de celular e pratica Cosplay, incorporando personagens reais ou da ficção, como artistas e heróis de histórias em quadrinhos.

Junqueira (João Camargo) – Marido de Heleninha (Totia Meireles), é tranquilo, busca ter paz em casa. Também se incomoda com o comportamento estranho do filho Yuri (Adriano Alves).

Yuri (Adriano Alves) – Neto de Garcia (Othon Bastos) e filho de Junqueira (João Camargo) e Heleninha (Totia Meireles). Vive um conflito de gerações com os pais. Se comunica basicamente via mensagem de celular e pratica Cosplay, incorporando os mais variados personagens.

Família de Dantas

Dantas (Edson Celulari) – Trabalha na C.Garcia e busca reconhecimento por tantos anos de dedicação à empresa. É pai de Cibele (Bruna Linzmeyer) e namora Shirley (Michelle Martins).

Cibele (Bruna Linzmeyer) – Filha de Dantas, implica com a namorada jovem do pai, Shirley (Michelle Martins). É noiva de Ruy (Fiuk) e sonha com o casamento perfeito. Irá se decepcionar profundamente quando descobrir que o noivo se envolveu com Ritinha (Isis Valverde).

Shirley (Michelle Martins) – Namorada de Dantas (Edson Celulari), deseja ascender socialmente. Tenta se dar bem com Cibele (Bruna Linzmeyer), em vão.

Outros personagens

Irene (Débora Falabella) – Arquiteta e amiga de Silvana (Lilia Cabral). É uma mulher desprovida de caráter, manipuladora, sedutora e envolvente, que fará de tudo para conquistar Eugênio (Dan Stulbach).

Nonato (Silvero Pereira) – Motorista de Eurico (Humberto Martins), veio do interior do Ceará com o objetivo de tentar a vida artística no Rio de Janeiro. Fica muito amigo do patrão, que nem desconfia de sua vida dupla.

Marilda (Dandara Mariana) – Melhor amiga de Ritinha (Isis Valverde) no Pará. Estará sempre visitando a família de Zeca (Marco Pigossi) depois que se mudam para Niterói.

Abigail (Mariana Xavier) – Secretária da empresa C.Garcia. É uma representante do orgulho plus size, muito bem resolvida com sua aparência. Está sempre atenta a tudo ao seu redor e é amiga de Tatu (Bruno Barbosa).

Tatu (Bruno Barbosa) – Boy da empresa C.Garcia, adora conversar com Abigalil (Mariana Xavier) sobre a vida dos funcionários da empresa.

Leila (Lucy Ramos) – Namorada de Caio (Rodrigo Lombardi) depois que ele volta para o Brasil. Dedicada ao relacionamento, se incomoda ao perceber que ele não está na mesma sintonia.

Amaro (Pedro Nercessian) – Amigo de Ruy (Fiuk), está sempre por perto para ajudá-lo e apoiá-lo no que for preciso.

Anita (Lua Blanco) – Namorada de Amaro (Pedro Nercessian), é a melhor amiga de Cibele (Bruna Linzmeyer) e quem estará ao seu lado quando descobrir a traição de Ruy (Fiuk).

Claudio (Gabriel Stauffer) – Apaixonado por Ivana (Carol Duarte), tenta a todo custo namorá-la e não entende seus dilemas existenciais.

Allan (Raul Gazolla) – Treinador de Jeiza (Paolla Oliveira) no MMA. É sério, correto e linha dura.

Cirilo (Gustavo Machado) – Amigo de Caio (Rodrigo Machado), é quem o recebe quando ele volta da longa temporada nos Estados Unidos.

Janete (Eline Porto) – Moradora de Parazinho. Gosta de Zeca (Marco Pigossi) e, por isso, está sempre implicando com Ritinha (Isis Valverde).

Francineide (Laize Câmara) – Mora em Belém, onde trabalha como sereia em um aquário. Apresenta o universo do sereísmo para a amiga Ritinha (Isis Valverde).

Vitor (Alejandro Claveaux) - Namorado de Jeiza (Paolla Oliveira) no começo da história.

Atualizado em 20 Set 2020.