Guia da Semana

A nova novela das nove Avenida Brasil estreia nesta segunda (26) e marca a volta de João Emanuel Carneiro ao horário nobre depois do sucesso de A Favorita. Com um elenco encabeçado por Débora Falabella, Adriana Esteves, Murilo Benício e Cauã Reymond, a trama aborda a sede de vingança de uma menina que perdeu tudo o que tinha.

Se em A Favorita João Emanuel Carneiro confundiu o público que não sabia se deveria torcer por Flora ou Donatela, em Avenida Brasil o autor promete que não será muito diferente. Dessa vez a dúvida será quanto as intenções da protagonista Nina, uma heroína com ares de vilã.


Adriana Esteves é a grande vilã de Avenida Brasil

Aos 11 anos, a pequena Rita (interpretada pela estreante Mel Maia) vê sua vida se transformar em um pesadelo após morte de seu pai (Tony Ramos). De olho na herança do marido, sua madrasta Carminha (Adriana Esteves) arruma uma forma de se livrar da enteada e com a ajuda de seu amante Max (Marcelo Novaes), abandona a menina em um depósito de lixo, onde ela passa a ser explorada por Nilo (José de Abreu).

Sozinha, Rita é amparada por Batata (Eduardo Simões), um menino da sua idade, que vive em uma casa construída com materiais recicláveis ao lado de Lucinda (Vera Holtz), a Mãe do Lixão. Da amizade entre os dois nasce um amor, e quando Rita começa a se acostumar com a nova vida, uma família a adota e a leva para viver na Argentina.


Débora Falabella vive sua primeira protagonista em uma novela das nove

Os anos se passam e Rita se transforma em Nina (Débora Falabella), uma renomada chef de cozinha. Ainda na Argentina, ela vive com o pai adotivo Martín (Jean Pierre Noher) e as irmãs Begônia (Carol Abras) e Betânia (Bianca Comparato). Mas a morte de Martín faz com que Nina se lembre do passado e volte ao Brasil para se vingar da ex-madrasta.

Através de uma foto em uma revista de celebridades, a protagonista descobre o paradeiro de Carminha - casada com Tufão (Murilo Benício), um ex-jogador de futebol bem sucedido - que leva uma vida cercada de conforto e glamour no bairro fictício do Divino.

Para se aproximar dos dois, Nina passa a trabalhar na residência do casal como empregada. Com o objetivo de ganhar a confiança da patroa e assim armar seu plano de vingança, ela não imagina que seu amigo de infância, Batata, agora atende pelo nome de Jorginho (Cauã Reymond) e é filho adotivo de Carminha e Tufão.

Cadinho e suas três mulheres


Alexandre Borges é um dos principais nomes do núcleo de comédia da trama

O núcleo cômico da novela é liderado por Cadinho (Alexandre Borges), um empresário que mantém um relacionamento com três mulheres ao mesmo tempo.

Verônica (Débora Bloch), sua primeira mulher, é uma patricinha consumista, mas com um coração enorme. Os dois são pais de Débora (Nathalia Dill), uma acrobata que abriu mão do circo para ficar com o namorado, Jorginho.

A segunda mulher de Cadinho é Noêmia (Camila Morgado). Quando os dois se conheceram, ela fez questão de deixar claro que não estava interessada em dinheiro, mas com o passar do tempo, Noêmia passa a levar uma vida de milionária.

Alexia (Carolina Ferraz) é a última paixão do empresário. Ela é uma socialite que nasceu em berço de ouro, mas com o tempo foi perdendo toda a fortuna. Seu relacionamento com Cadinho só começou porque ela queria encontrar um homem para realizar o sonho de ser mãe.

Curiosidades

A trama se passa no Rio de Janeiro e teve gravações também em Buenos Aires. O nome da novela se deve ao fato da morte de Genésio (Tony Ramos), logo no primeiro episódio, acontecer na Avenida Brasil, na capial carioca. Seguindo a linha de Fina Estampa, a nova novela também dá destaque para os gringos, com a participação do argentino Jean Pierre Noher, interpretando o pai adotivo da protagonista.

Essa é a primeira vez que Débora Falabella interpreta uma protagonista em horário nobre. A atriz já viveu os papéis principais de Um Anjo Caiu do Céu, Agora É que São Elas e Sinhá Moça. Débora ganhou destaque na TV após interpretar a dependente química Mel em O Clone.

Após viver a mocinha Júlia em Morde & Assopra, Adriana Esteves encara agora sua quarta vilã. A atriz já fez maldades como Sandrinha em Torre de Babel, infernizou a vida do casal protagonista em Coração de Estudante e viveu Nazaré na primeira parte de Senhora do Destino.

Por Carine Medeiros

Atualizado em 10 Abr 2012.