Guia da Semana

Depois de Lado a Lado, o horário das 18h recebe a novela Flor do Caribe, de Walther Negrão. A trama mostra uma história de amor que começou entre as dunas e as belas praias do Rio Grande do Norte e foi interrompida por um golpe aplicado no Caribe, mostrando um romance com paisagens incríveis.

+ Confira o resumo das novelas
+ SBT faz remake de Chiquititas
+ Marcelo Adnet estreia na Globo

Flor do Caribe
Os protagonistas Henri Castelli, Grazi Massafera e Igor Rickli

Grazi Massafera é a protagonista Ester, uma linda mulher, filha da cabocla Lindaura (Ângela Viera) e do judeu holandês Samuel (Juca de Oliveira), que trabalha como guia turística na Vila dos Ventos. Feliz, ela espera pelo casamento com seu grande amor, Cassiano, personagem de Henri Castelli, um piloto da aeronáutica que é mandado para uma missão no Caribe. Lá, ele é vítima de um golpe preparado por seu melhor amigo Alberto Albuquerque, personagem do ator estreante Igor Rickli, que disputa com ele o coração da moça.

Flor do Caribe
Thiago Martins, Max Fercondini e Dudu Azevedo são os companheiros de Cassiano na aeronáutica

Apesar do amor por Ester, Cassiano também é apaixonado por seu trabalho na FAB (Força Aérea Brasileira), o que o faz viajar frequentemente a bordo de suas missões. Ao seu lado estão seus grandes amigos Ciro (Max Fercondini), Amadeu (Dudu Azevedo) e Rodrigo (Thiago Martins), pessoas de extrema confiança que vivem em uma república de pilotos na Vila dos Ventos.

Vila dos Ventos
Flor do Caribe
José Loreto interpreta o sonhador Candinho

Boa parte das emoções de Flor do Caribe acontecem na paradisíaca Vila dos Ventos. As cenas foram gravadas em vários lugares do estado do Rio Grande do Norte, como Ponta do Mel, Dunas do Rosado, Baía Formosa, Praia da Pipa, Barra do Cunhaú, Malembar, Genipabu e nas minas de Currais Novos.

Além da bela Ester (Grazi Massafera) e sua família, habitam a região a cozinheira Bibiana (Cyria Coentro), casada com o pescador Donato (Luiz Carlos Vasconcelos), que vivem em conflito com o ambicioso filho Hélio (Raphael Viana), que despreza o trabalho do pai.

Já a família de Cassiano é formada por Chico (Cacá Amaral), o pai que trabalha em condições insalubres na empresa da família Albuquerque; Olívia (Bete Mendes), a mãe que está sempre preocupada com a situação do marido que está perdendo a visão; e Taís (Débora Nascimento), irmã de Cassiano e grande amiga de Ester, de quem ganha um bugue para também trabalhar de guia turística.

Quem também frequenta o pedaço é o sonhador Candinho (José Loreto) e sua inseparável cabra Ariana, que o acompanha batendo de porta em porta oferecendo leite. Irmão de Lino (José Henrique Ligabe) e Dadá (Renata Roberta), Candinho e seus irmãos foram criados pela avó Veridiana (Laura Cardoso), que nunca perdoou a filha por ter abandonado as crianças em sua casa e evita tocar no assunto com os meninos.

Histórias da Guerra
Flor do Caribe
Juca de Oliveira interpreta Samuel, um judeu refugiado no Brasil

Alguns personagens de Flor do Caribe guardam difíceis lembranças do passado. O pai de Ester, Samuel (Juca de Oliveira), é de uma família de judeus que chegou à Vila dos Ventos refugiado da Europa, quando foi separado dos seus pais na Holanda, no período da Segunda Guerra Mundial. Até hoje tem sonhos que o atormentam trazendo à tona o medo que sentia na época.

Já Dionísio (Sérgio Mamberti), avô do empresário Alberto, forneceu tungstênio de suas minas ilegalmente para a fabricação de munição durante a Segunda Guerra, colaborando com o sofrimento de várias famílias.

Caribe
Depois das paisagens do Rio Grande do Norte, a equipe de Flor do Caribe foi para Guatemala gravar a aventura - e cilada - de Cassiano. Com o vulcão de Pacaya e as cidades de Tikal, Lago Izabal, Antígona e Semuc Champey como cenário, é lá que a história do apaixonado piloto começa a enrolar.

Com a ideia fixa de conquistar Ester, o empresário Alberto aceita assumir a presidência do Grupo Albuquerque, a pedido de seu avô Dionísio, e aproveita um problema em uma remessa de diamantes no Caribe para se livrar de Cassiano. Ao pedir para o amigo ir até lá entregar um carregamento de diamantes falsos ao mafioso Dom Rafael (César Trancoso), seus planos dão certo e Cassiano é feito prisioneiro.

Na prisão, Cassiano conhece Duque (Jean Pierre Noher) e eles logo começam uma amizade unindo forças para planejar uma fuga que conta com a ajuda da malandra profissional Amaralina (Sthefany Brito) e do abrigo de Cristal (Moro Anghileri). E a motivação de tudo isso é, sem dúvida, o reencontro com Ester.

Os atores Jean Pierre Noher, Moro Anghileri e César Trancoso são estrangeiros da Argentina e Uruguai.

Serviço:
Flor do Caribe estreia segunda-feira, 11 de março, às 18h10, na Globo, com direção de núcleo de Jayme Monjardim e direção geral de Leonardo Nogueira.

Atualizado em 12 Mar 2013.