Guia da Semana

Nesta segunda-feira, 7 de setembro, um clássico da dramaturgia está de volta no 'Vale a Pena Ver de Novo': a novela 'Laços de Família', grande sucesso de Manoel Carlos, reestreia na TV Globo depois de 20 anos de sua primeira exibição.

Na primeira semana, a novela dividirá a faixa com as emoções finais de 'Êta Mundo Bom', nesta ordem de exibição. Já a partir do dia 14 de setembro, a novela passa a ocupar todo o horário e estreia também no Globoplay, como parte do projeto de resgate de novelas clássicas da plataforma.

A trama conduz uma crônica urbana ambientada no charmoso bairro do Leblon, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e discute as relações humanas, especialmente entre pais e filhos, com simplicidade e doses equilibradas de ficção e realismo.


Camila (Carolina Dieckmann) e Helena (Vera Fischer) | Foto: Nelson Di Rago


'Laços de Família' é movida pelo amor incondicional de Helena (Vera Fischer) pela filha Camila (Carolina Dieckmann). No início da trama, Helena, uma empresária do ramo da estética, se apaixona pelo médico Edu (Reynaldo Gianecchini), muitos anos mais novo do que ela, e dois iniciam um romance. Mais adiante, Camila retorna de uma temporada de estudos no exterior e se apaixona pelo namorado da mãe, que decide abrir mão do amor por Edu e começa a se relacionar com Miguel (Tony Ramos), homem culto e charmoso, dono de uma livraria no Leblon. A família sempre foi uma prioridade na vida de Helena. Ela também é mãe de Fred (Luigi Baricelli), que mora em sua casa, com a esposa Clara (Regiane Alves) e a filha pequena.

O ponto alto de 'Laços de Família' acontece quando Camila é diagnosticada com leucemia e Helena mostra estar disposta a qualquer sacrifício para salvar a vida da filha. A cena em que a jovem tem a cabeça raspada durante o processo de tratamento da doença, ao som da canção ‘Love By Grace’, de Lara Fabian, entrou para o rol dos momentos mais antológicos da televisão brasileira.


Camila (Carolina Dieckmann) | Fotos: Roberto Steinberger


Além da trama em torno do trio de protagonistas, diversas histórias e personagens da novela se destacaram. Ao interpretar Capitu, uma universitária que trabalhava como garota de programa para sustentar os pais e o filho pequeno, Giovanna Antonelli foi uma das grandes revelações do folhetim. Deborah Secco trilhava uma carreira promissora na TV, e sua atuação como a ardilosa Íris impressionou e elevou a atriz a outro patamar. Regiane Alves também viu sua carreira alavancar ao viver Clara, a nora mimada de Helena.

Na pele da socialite Alma, outra grande personagem da trama, Marieta Severo deu vida a uma mulher forte, decidida e manipuladora. Ela trata o sobrinho Edu como filho e interfere em todos os campos de sua vida, principalmente na relação com Helena, o que rendeu memoráveis duelos entre as personagens. Em seu quarto casamento, Alma mantém uma relação intensa com Danilo (Alexandre Borges), um mulherengo incorrigível que vive tentando seduzir a empregada da casa, Ritinha (Juliana Paes).


Alma (Marieta Severo) e Danilo (Alexandre Borges) | Foto: Jorge Baumann


O elenco ainda conta com Helena Ranaldi, Daniel Boaventura, Júlia Almeida, Henri Pagnoncelli, Walderez de Barros, Leonardo Villar, Soraya Ravenle, Zé Victor Castiel, Ana Carbatti, Luciano Quirino, Thalma de Freitas, Marly Bueno, Umberto Magnani, Xuxa Lopes, José Mayer, Paulo Figueiredo, Vanessa Machado, Juliana Silveira, Cynthia Benini, Claudio Gabriel, Arlete Heringer, Max Fercondini, Monique Curi, Leon Góes, Inez Viana, Paulo Zulu, Carla Diaz, Alexandra Richter, entre outros.

A novela ‘Laços de Família’ estreia no 'Vale a Pena Ver de Novo' dia 7 de setembro.

Atualizado em 7 Set 2020.