Guia da Semana

Depois do sucesso de Avenida Brasil, o horário nobre da teledramaturgia recebe Salve Jorge, novela assinada por Glória Perez. A autora ambienta a trama no Rio de Janeiro e na Turquia e aborda temas socias como o processo de pacificação do Complexo do Alemão e o tráfico internacional de pessoas.


Rodrigo Lombardi e Nanda Costa vivem o par romântico Théo e Morena

A protagonista da novela é Morena, interpretada por Nanda Costa. Moradora do morro e mãe solteira, a personagem alegre e de forte personalidade vive um grande amor com o capitão do Exército Théo (Rodrigo Lombardi). Sempre sob os olhares da vizinhança e da mãe Lucimar (Dira Paes), a garota decide interromper o romance em busca de sucesso financeiro no exterior, mas encontra uma perigosa realidade de exploração. Além disso, abre caminho para a reaproximação de Théo e seu ex-affair Érica (Flavia Alessandra).


Claudia Raia e Carolina Dieckmann fazem parte do núcleo envolvido com tráfico internacional de pessoas

Também iludidas pela proposta de garantir a independência financeira ganhando em dólar, as personagens Jéssica (Carolina Dieckmann) e Rosângela (Paloma Bernardi) acreditam nas falsas promessas de trabalho oferecidas por Livia Marino (Claudia Raia). A vilã, que é conhecida como agenciadora de talentos, esconde atrás do glamour do show business que sua fortuna vem do crime. Com a ajuda dos aliados Wanda (Totia Meirelles) e Russo (Adriano Garib), Livia coloca as meninas em uma casa de prostituição na Espanha, gerenciada por Irina (Vera Fischer).

Complexo do Alemão

A favela carioca pós-pacificação foi um dos cenários escolhidos por Glória Perez para a nova atração das nove. Entre os moradores, perfis empreendedores como o garoto Sidney (Mussunzinho), que usa a internet para contar ao mundo a nova rotina do lugar, e o malandro Miro (André Gonçalves), que vê na chegada dos turistas uma oportunidade de ganhar dinheiro. O funk, claro, não poderia ficar fora da trama ambientada em um morro carioca e tem Lurdinha (Bruna Marquezine) como uma das representantes.

Turquia


Antonio Calloni e Cleo Pires participam do núcleo turco da trama

No ‘núcleo turco’ da novela, que se passa em Istambul e na região da Capadócia, o telespectador será apresentado a um cenário de luxo, relações familiares, amores e momentos cômicos através dos personagens Mustafa (Antonio Calloni), Berna (Zeze Polessa), Demir (Tiago Abravanel), Bianca (Cleo Pires), Zyah (Domingos Montagner), Drika (Mariana Rios), Pepeu (Ivan Mendes), entre outros.

Estreantes


Tiago Abravanel e Thammy Gretchen estreiam no horário nobre da Globo

Conhecido pelo público por interpretar o cantor Tim Maia no espetáculo Tim Maia - Vale Tudo, O Musical, Tiago Abravanel faz sua estreia na Rede Globo em Salve Jorge. Foi justamente sua atuação no musical que lhe rendeu o papel na novela: no dia de estreia da peça no Rio de Janeiro, Gloria Perez era uma das espectadoras e gostou tanto do trabalho de Abravanel que resolveu escrever um personagem especialmente para o ator.

Na trama, Tiago interpreta Demir, um turco esperto e engraçado que trabalha como vendedor do Grand Bazar. Filho de Esma (Elizângela do Amaral) e Kemal (Ernani Moraes), é um grande conhecedor dos truques e manhas dos comerciantes locais.

Fazendo sua estreia como atriz de televisão, Thammy Gretchen encara de primeira o horário das nove na Globo. Sua personagem será Joyce, uma escrivã da delegacia de Helô (Giovanna Antonelli), que sonha em ser detetive e ataca de DJ nas horas vagas. Empolgada com o novo trabalho, Thammy chegou a perder 6kg para interpretar a policial na televisão.

Serviço:

Salve Jorge estreia nesta segunda, 22 de outubro, às 21h, na Globo, com direção de núcleo de Marcos Schechtman e direção geral de Fred Mayrink.

Por Jussi Maria

Atualizado em 23 Out 2012.