Guia da Semana

Foto: TV Record/Michel Angelo


Fazer teledramaturgia e concorrer com a Globo não é tarefa fácil. As telenovelas globais continuam sendo os programas de maior audiência da TV aberta no Brasil - principalmente a novela das nove. Mesmo que seja considerado um "fracasso", a novela da Globo ainda é o produto mais assistido em seu horário de exibição.

A fim de tentar abocanhar um quinhão, as concorrentes têm que rebolar. Chamar a atenção de alguma forma, cativar o público, prendê-lo. E a fidelização do telespectador requer tempo e respeito. Há pouco mais de um ano, a Record mudava constantemente de horário de exibição a sua novela Poder Paralelo. Não há fidelização que resista à falta de respeito da emissora pela sua grade. Como cativar um público se hoje se assiste a uma novela em um horário e no dia seguinte já não se sabe mais se a trama continuará naquela mesma bat-hora, no mesmo bat-canal?

O SBT também tem um histórico de mancadas por conta de troca de horário de suas novelas. A Globo entendeu isso direitinho quando conquistou a hegemonia na audiência lá no início dos anos 70. Eram tempos em que a novela das sete começava diariamente às sete horas da noite. A das oito, às oito horas, e a das dez, às dez horas (o horário das 18h para novelas só veio a se estabelecer de fato em 1975).

A novela Ribeirão do Tempo, da Record, manteve um público cativo com uma média de audiência acima dos dez pontos, considerada boa para a emissora. E isso é um fato a se comemorar, considerando que a trama foi espichada e acabou ficando praticamente um ano no ar. Isto prova que o folhetim de Marcílio Moraes conquistou um público cativo. Talvez tenha faltado chamar a atenção dos que ainda não conheciam a novela. Talvez tenha faltado burburinho, ou um marketing mais eficiente.

A atual novela do SBT, Amor e Revolução, de Tiago Santiago, mexe em feridas da história recente do Brasil: a trama se passa na época da ditadura do regime militar e abrange todos os aspectos que refletiram na sociedade por conta daquele momento histórico. Não faltam cenas de violência, tortura e outras atrocidades cometidas em nome do Regime. O tema é excelente, e os depoimentos reais ao fim de cada capítulo dão mais veracidade à abordagem e levam à reflexão.

Mas a audiência da trama do SBT não vem respondendo satisfatoriamente, apesar do marketing indireto que a novela ganhou: ex-militares se sentiram atingidos por verem sua classe sendo rechaçada pelo autor. A mídia vem anunciando e acompanhando de perto os dois lados. A novela tem um tema interessante e faz burburinho, chama a atenção. Mas patina no Ibope. Como fidelizar um público que não se sente atraído pela história?

Morde e Assopra, a novela global das sete, também tem deixado a desejar. Mas como já citado acima, ainda é o produto de maior audiência na TV em seu horário. Insensato Coração, a trama das nove, parece que finalmente "começou", depois de mais de três meses no ar. A protagonista Norma (Glória Pires) é a principal responsável pelo interesse do público pela novela. Cordel Encantado, às 18h, começou há pouco e vem encantando mais pela sua beleza estética. O que não deixa de ser um começo promissor.

Leia as colunas anteriores de Nilson Xavier:

Morde e Assopra: mais do mesmo

Araguaia, uma novela correta

Jaqueline, a alma de Ti-Ti-Ti

Quem é o colunista: Nilson Xavier.

O que faz: Autor do "Almanaque da Telenovela Brasileira" e criador do site Teledramaturgia.

Pecado Gastronômico: doces e sobremesas.

Melhor lugar do mundo: São Paulo.

O que está ouvindo no carro, mp3, iPod: quase um pouco de quase tudo.

Fale com ele: [email protected]





Atualizado em 12 Fev 2014.