Guia da Semana

Não tem como negar que os vilões são essenciais para o sucesso de uma novela. É através deles que o público se envolve emocionalmente com a trama – não é difícil encontrarmos por aí telespectadores que amam ou que odeiam os antagonistas das produções brasileiras.

Depois de listar as 10 melhores vilãs das novelas da Globo, o Guia da Semana elegeu agora os maiores vilões de todos os tempos. E olha que tem vilões para todos os gostos, como o engraçado e mimado Félix, de “Amor à Vida”, e o agressivo Marcos, de “Mulheres Apaixonadas”. Confira:

FELIPE BARRETO, DE “O DONO DO MUNDO” (1991)


O arrogante cirurgião plástico Felipe Barreto (Antônio Fagundes) foi um dos homens mais odiados na década de 90. Isso porque o médico apostou com um amigo que tiraria a virgindade de Márcia (Malu Mader), noiva de um de seus funcionários, antes da lua-de-mel. Após fazer de tudo para isso, Barreto consegue tal proeza e acaba com a felicidade do casal: depois de descobrir a traição, o funcionário Walter se suicida, enquanto Márcia se converte em uma mulher obcecada por vingança.

MARCOS, DE “MULHERES APAIXONADAS” (2003)


Ciumento, possessivo e levemente psicótico, Marcos (Dan Stulbach) foi um dos grandes vilões da Globo. Ele não era maquiavélico ou ambicioso, mas o hábito de bater na esposa Raquel (Helena Ranaldi) com uma raquete de tênis fez a sociedade discutir o problema da violência doméstica, principalmente contra a mulher.


RENATO MENDES, DE “CELEBRIDADE” (2003)


Renato Mendes (Fábio Assunção) também conquistou o ódio dos telespectadores. O jornalista, que era editor de uma revista de celebridades, não mediu esforços para separar o pequeno Zeca do pai, o também jornalista Cristiano Reis (Alexandre Borges). No final da trama, o vilão acaba preso.


OLAVO NOVAES, DE “PARAÍSO TROPICAL” (2007)


O mau-caráter Olavo (Wagner Moura) é um dos vilões mais amados pelos telespectadores. O empresário fez de tudo para acabar com a reputação do bom-moço Daniel (Fábio Assunção) para, então, conquistar seu cargo no Grupo Cavalcanti. Mesmo protagonizando maldades contra Daniel, Olavo conseguiu conquistar o coração da prostituta Bebel (Camila Pitanga).


LEONARDO BRANDÃO, DE “INSENSATO CORAÇÃO” (2011)


Completamente diferente do irmão Pedro (Eriberto Leão), Léo (Gabriel Braga Nunes) é um administrador ambicioso e cruel. O “faz-nada” aplica um golpe em Norma (Glória Pires), uma técnica em enfermagem que cuida de um idoso rico. Léo a seduz, assassina o idoso e rouba a fortuna dele, não antes de incriminar Norma. Depois disso, o vilão rouba a paixão de seu irmão e acaba se casando com ela. Porém, a vida de Léo vai por água abaixo quando Norma sai da prisão e arquiteta um plano de vingança contra ele.


ALBERTO, DE “FLOR DO CARIBE” (2013)

Alberto (Igor Rickli) fez de tudo para roubar a vida do seu melhor amigo, Cassiano (Henri Castelli). O empresário arqueou um plano para mandar o seu amigo para longe para, então, se casar com sua mulher, a doce Ester (Grazi Massafera). Porém, depois que Cassiano volta e reconquista tudo o que lhe foi roubado, Alberto enlouquece e tenta suicídio, mas é salvo pelos amigos de infância e se reconcilia com o casal.


ERNEST, DE “JOIA RARA” (2014)


Autoritário, o nazista Ernest (José de Abreu) fez muitas maldades em ‘Joia Rara’. Pai de Franz (Bruno Gagliasso), Ernest fez de tudo para separar o filho de Amélia (Bianca Bin) e ter a guarda da neta, a menina Pérola (Mel Maia). Para isso, ele incrimina Amélia, colocando-a atrás das grades injustamente. O vilão ainda se apaixona por Iolanda (Carolina Dieckmann) e a obriga a se separar de Mundo (Domingos Montagner), ameaçando deixar sua família na miséria caso não aceite seu pedido de casamento.


FÉLIX, DE AMOR À VIDA (2014)


Félix (Mateus Solano) conquistou o coração dos telespectadores. Mesmo tendo jogado a sobrinha recém-nascida em uma caçamba de lixo e ter feito da vida de sua irmã, Paloma (Paola Oliveira), um inferno, Félix ganhou o público por suas brincadeiras e bordões – quem não se lembra do ricaço vendendo hot-dog na 25 de Março? #saudades

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 22 Set 2014.