Guia da Semana

Foto: Divulgação SBT

Produzida pela extinta Rede Manchete, com texto de Benedito Ruy Barbosa e direção de Jayme Monjardim, Carlos Magalhães, Marcelo de Barreto e Roberto Naar, Pantanal foi uma novela que se destacou na teledramaturgia brasileira, numa época em que os recursos para gravações não eram tão bons quanto hoje. Ao mesmo tempo, a trama causou espanto nos telespectadores pelas cenas de nudez, mas foi um sucesso pelas imagens do Pantanal mato-grossense. Desde junho de 2008, a novela é retransmitida pelo SBT, aumentando a audiência da emissora, repetindo o sucesso de 1990.

A forma como a trama foi gravada, o abuso de cenas de animais e de paisagens do Pantanal, conquistou todo o país e também assustou toda a produção, direção e elenco pelo sucesso alcançado. "Na época que começamos a gravar, não tinha a menor idéia da dimensão que tomaria. Estávamos na Manchete, que não era nem de longe a emissora mais assistida na televisão brasileira", comenta a atriz Luciene Adami, que na época interpretou Guta. Foram onze meses de gravação, com o elenco e produção acampando pela região. Nas cenas em que tinha que nadar nua, Luciene disse que "essa parte das gravações era a mais difícil. Uma equipe enorme ao redor, não é fácil se despir diante de tanta gente. Além disso, o público levou um choque, com críticas a respeito das cenas, algo não aceito na época pela sociedade."

Um "problema" que a retransmissão da novela causou foi que muitos dos atores da trama hoje são contratados por outras emissoras, como a Rede Record ou a Rede Globo. A assessoria de imprensa das atrizes Cristiana Oliveira, Jussara Freire e também do ator Marcos Winter informou ao Guia da Semana que os artistas não falam mais sobre esse trabalho em respeito às emissoras que estão trabalhando, devido ao contrato a ser zelado. Luciene Adami trabalhou na última produção do SBT, Cristal, em 2006, e atualmente participou de alguns programas da emissora de Silvio Santos. Outro fato foi do escritor Benedito Ruy Barbosa ter entrado na justiça para impedir a retransmissão da trama (até o fechamento da matéria, a assessoria de imprensa do SBT não falou a respeito do caso e não apresentou a documentação que autorizou a transmissão da novela).

Novela

A primeira fase mostra a vida de José Leôncio (interpretado por Paulo Gorgulho) que vive em uma fazenda no meio do Pantanal. O fazendeiro vai para o Rio de Janeiro, onde conhece Madeleine (Ingra Liberato). Os dois têm um filho, Joventino, que não conhece o pai quando criança, pois sua mãe volta para a capital carioca, por não ter se adaptado ao ambiente de Leôncio.

Quando adulto, Joventino (Marcos Winter) vai para o Pantanal conhecer seu pai (agora interpretado por Cláudio Marzo) que se casou com Filó (interpretada na primeira fase por Tânia Alves e na segunda por Jussara Freire). Jove conhece Juma (Cristiana Oliveira) e descobre que tem dois irmãos: Tadeu (Marcos Palmeira) e José Lucas (Paulo Gorgulho, de volta na segunda fase). Outro mistério da novela é o personagem "Velho do Rio", interpretado também por Cláudio Marzo, que aparece para todos os personagens da novela, menos para José Leôncio.

Onde estão?

Foto: Reprodução de Vídeo
Cristiana Olveira (Juma) - Pantanal foi um de seus primeiros trabalhos nas telinhas. A atriz, contratada da Rede Globo, já protagonizou seis novelas na emissora. Seu último trabalho foi na trama Sete Pecados, no papel de Margareth. A atriz também atuou em Casos e Acasos e Malhação.



Foto: Reprodução de Vídeo
Marcos Winter (Jove) - Outro ator estreante na televisão ao trabalhar em Pantanal, Marcos Winter já esteve na Rede Record, atuando em Essas Mulheres, e seu último trabalho foi na novela Duas Caras, na Rede Globo. O ator é integrante da organização não-governamental Humanos Direitos, no Rio de Janeiro.



Foto: Reprodução de Vídeo
Luciene Adami (Guta) - Ganhou destaque nas telinhas ao interpretar Guta. Luciene já esteve na Rede Record, atuando em Essas Mulheres. Um de seus últimos trabalhos foi no SBT, em Cristal. Hoje a atriz se prepara para a estréia da peça As Pontes de Medison e está produzindo o espetáculo infantil A Gata Borralheira.


Foto: Reprodução de Vídeo
Paulo Gorgulho (José Leôncio e José Lucas) - Ao interpretar dois personagens em uma mesma novela, Paulo Gorgulho se destacou nas telinhas. O ator trabalhou durante 16 anos na Rede Globo. Em 2005, foi para Rede Record, onde interpretou seu primeiro vilão em Essas Mulheres. Também esteve em Bicho do Mato e Caminhos do Coração.


Foto: Reprodução de Vídeo
Cláudio Marzo (José Leôncio e Velho do Rio) - Outro ator que se destacou em Pantanal foi Cláudio Marzo pelo trabalho dobrado. Hoje, com mais de 40 anos de carreira, o ator também esteve no elenco da primeira novela exibida pela Rede Manchete, Kananga do Japão. Seu último trabalho foi em Desejo Proibido, na Rede Globo, em 2008.



Foto: Reprodução de Vídeo
Marcos Palmeira (Tadeu) - O ator começou sua carreira no cinema, atuando em Memórias de um Cárcere. Sua primeira novela foi Mandala, mas recebeu ótimos elogios ao trabalhar nas tramas Vale Tudo e Pantanal. Na Rede Globo desde 1993, o ator foi escalado para a próxima novela global Três Irmãs.



Foto: Divulgação TV Globo/
João Miguel Junior
Tânia Alves (Filó - primeira fase) - Atriz, cantora e apresentadora, Tânia Alves estreou nas telinhas na série Lampião e Maria Bonita. Na Rede Manchete, atuou em Pantanal, Tocaia Grande e Mandacaru . Trabalhou na Rede Record, em Essas Mulheres. Na Rede Globo, atuou em O Clone, em 2001, e em Amazônia, de Galvez a Chico Mendes, em 2007.


Foto: Reprodução de Vídeo
Jussara Freire (Filó - segunda fase) - No papel de Filó, a atriz recebeu o Prêmio da Academia Paulista de Críticos de Arte, de melhor atriz. Hoje, contratada pela Rede Record, atua na trama Chamas da Vida. Jussara Freire também já passou pelas emissoras Rede Globo, SBT e TV Bandeirantes.


Foto: Divulgação
Almir Sater (Trindade) Começou sua carreira como cantor e Pantanal foi sua primeira novela. O ator/cantor sempre interpretou um violeiro andarilho ou algum personagem que resgatasse suas origens. Também atuou em Ana Raio e Zé Trovão, O Rei do Gado e Bicho do Mato foi seu último trabalho nas telinhas.



Foto: Reprodução de Vídeo
Sérgio Reis (Tibério) O cantor também interpretou um violeiro em Pantanal, onde começou a parceria com Almir Sater. Voltou a encontrar o amigo na trama O Rei do Gado e estiveram juntos novamente, dez anos depois, em Bicho do Mato, na Rede Record.



Atualizado em 10 Abr 2012.