Guia da Semana

No dia 13 de março reestreia na Rede Globo a novela "Senhora do Destino" e nós já estamos super ansiosos. Para quem não se lembra, a trama, que será exibida no "Vale a Pena Ver de Novo", gira em torno da luta de Maria do Carmo (Susana Vieira), uma nordestina forte, mãe de cinco filhos, que venceu na vida com muito suor, e luta para reencontrar Lindalva (Carolina Dieckmann), sua filha caçula, sequestrada ainda bebê.

De autoria de Aguinaldo Silva e com direção geral e de núcleo de Wolf Maya, "Senhora do Destino" é dividida em duas fases. A história começa em 1968, quando Maria do Carmo (Carolina Dieckmann, nessa primeira fase) deixa uma cidade no interior de Pernambuco com seus cinco filhos em busca de uma vida melhor no Rio de Janeiro, onde mora seu irmão Sebastião (Luiz Carlos Vasconcelos). Sem um centavo no bolso, ela chega à cidade em um ônibus clandestino em meio à confusão de 13 de dezembro de 1968, quando foi decretado o Ato Institucional Número 5 pelo Governo militar.

No meio do caos em que se transformou a cidade, Reginaldo (Miguel Rômulo), um de seus filhos, é ferido por uma pedrada. Maria do Carmo consegue se refugiar com as crianças em uma casa abandonada. Nazaré (Adriana Esteves), após uma discussão com o amante Luís Carlos (Tarcísio Filho), também se abriga no local. Ela se passa por uma enfermeira e promete tomar conta das crianças enquanto Maria do Carmo leva Reginaldo ao hospital. Com a bebê Lindalva no colo, Nazaré foge e convence seu amante Luís Carlos Tedesco (Tarcísio Filho) de que a menina é sua filha recém-nascida e o faz registrar Isabel, com seu nome.

Ao perceber que perdeu Lindalva, Maria do Carmo se lança descontrolada no meio de uma manifestação contra a ditadura e acaba presa. Assim, a nordestina é levada para a Ilha das Flores e afastada de todos os filhos. Na cadeia, recebe a ajuda de um estranho: Dirceu de Castro (Gabriel Braga Nunes/José Wilker). O jornalista do Diário de Notícias se impressiona com a história de Maria do Carmo e descobre que ela é irmã de Sebastião, motorista da dona do jornal para que trabalha.

Horas depois, ao se ver diante do Comandante Saraiva (Werner Schünemann) para interrogatório, Dirceu consegue chamar a atenção do militar para a história da retirante e Maria do Carmo é solta e finalmente localizada pelo irmão. Ao voltar para as ruas, ela consegue encontrar os quatro filhos, que tinham sido encaminhados para o Juizado de Menores, mas não descobre o paradeiro de Lindalva. Ela, então, jura, diante dos filhos e do irmão, que sua vida será dedicada à tarefa de localizar a filha.

Levada por Sebastião para um sítio que ele comprou na Baixada Fluminense, Maria do Carmo percebe que a região tem várias obras em andamento e aposta que um negócio de venda de material de construção fará sucesso no local. Confiando nessa previsão, ela abre uma tendinha, depois uma loja e, finalmente, uma cadeia delas, dando início assim a uma vida próspera. Muitos anos se passam e Maria do Carmo se torna uma figura ilustre da Baixada Fluminense.

SEGUNDA FASE DE "SENHORA DO DESTINO"

Às custas de muito trabalho, Maria do Carmo criou os filhos com princípios rígidos e não parou de pensar um só instante em sua filha sequestrada em 1968 – e nem se deu ao luxo de pensar que talvez pudesse fracassar em seu intento de reencontrá-la. Reginaldo (Du Moscovis), o filho mais velho e um político de caráter duvidoso, já discutiu muito com a mãe por causa disso. Já Leandro (Leonardo Vieira), Viriato (Marcello Antony) e Plínio (Dado Dolabella) apoiam, com mais ou menos entusiasmo, a obsessão da mãe.

Na vida afetiva, a relação de amizade com Dirceu (José Mayer) se transformou em amor. Os dois estão juntos há muitos anos e mantêm uma relação adulta e tranquila, na qual não existe lugar para suspeitas. Por isso, Dirceu não se sente ameaçado pelo interesse e pelas investidas do apaixonado Giovanni Improtta (José Wilker). Ex-bicheiro, Dr. Giovanni faz de tudo para se tornar um cidadão exemplar e conquistar o coração de Maria do Carmo. Graças aos inestimáveis serviços do seu contador, seus negócios são absolutamente legais apesar da origem nebulosa do dinheiro investido.

Ficou ansiosa (o) assim como a gente pela volta dos embates de Nazaré Tedesco e Maria do Carmo? Então não esqueça: "Senhora do Destino" estreia no "Vale a Pena Ver de Novo" no dia 13 de março (segunda-feira) – vale destacar que até o dia 21, a novela divide o horário com as emoções finais de ‘Cheias de Charme’. Já a partir do dia 22, "Senhora do Destino" passa a ocupar integralmente a faixa.

Atualizado em 3 Mar 2017.