A novela Saramandaia estreia no horário das 23h, na Globo, em 24 de junho. O que muita gente não sabe, é que essa história já foi ao ar em 1976. Inspirados pelo remake, o Guia da Semana selecionou outras novelas que ganharam novas versões e marcaram a vida dos noveleiros de plantão.
+ Confira o resumo das novelas
+ Saiba tudo sobre TV em nosso canal
+ Relembre mães e filhas de Maneco
De Ciranda de Pedra, Cabocla, até a recente Guerra dos Sexos, confira 8 remakes de novelas marcantes:
Pecado Capital
A primeira versão de Pecado Capital foi escrita por Janete Clair e lançada em 1975. A trama mostrou Francisco Cuoco na pele do taxista Carlão, noivo de Lucinha, vivida por Betty Faria, que teve sua rotina mudada após um grupo de assaltantes deixar uma mala cheia de dinheiro no seu carro durante uma fuga. Em 1998, a novela voltou as telas da Globo com Eduardo Moscovis e Carolina Ferraz na pele do casal e reescrita por Glória Perez.
Cabocla
No romance de época que mostrou Glória Pires como a cabocla Zuca, em 1979, Fábio Junior interpretou Luís Jerônimo, um jovem que vai para a fazendo em busca de ar puro após ser diagnosticado com um problema respiratório, no Rio de Janeiro. Lá ele se apaixona por Zuca, que já é prometida, e juntos precisam enfrentar diversas dificuldades para viver este amor. Em 2004, o remake trouxe Daniel de Oliveira e Vanessa Giácomo na pele do casal.
Tititi
Escrita por Cassiano Gabus Mendes, a novela Tititi mostra uma dupla de estilistas que vivem as turras competindo no mundo da moda. Na primeira versão, lançada em 1985, Victor Valentin é vivido por Luis Gustavo e Jacques Lecrair é Reginaldo Faria. Em 2010, a novela ganhou um remake com Murilo Benício e Alexandre Borges.
Ciranda de Pedra
Baseada no livro homônimo de Lygia Fagundes Telles, a trama conta a história de Laura Prado, uma mulher casada e mãe de três filhas, que vive na São Paulo da década de 40 em crise com seu marido. Com a saúde frágil, ela se separa e vai viver na casa de seu médico Daniel, que sempre foi apaixonado por ela. Na primeira versão da novela, de 1981, Eva Wilma interpreta Laura e Armando Bógus, o doutor Daniel. Em 2008, a novela volta a televisão com Ana Paula Arósio e Marcello Anthony.
Sinhá Moça
Escrita por Benedito Ruy Barbosa, a novela foi ao ar em 1986, com Lucélia Santos como a protagonista Sinhá Moça, filha de um coronel escravocrata. Ela se apaixona por Rodolfo Fontes, um abolicionista republicano vivido por Marcos Paulo. Juntos, eles desafiam o poder do pai da moça e invadem senzalas libertando escravos. Em 2006, Débora Falabella interpreta Sinhá Moça e Danton Mello, Rodolfo.
Gabriela
Adaptada do romance "Gabriela, cravo e canela", de Jorge Amado, a novela estreiou em 1975 com Sonia Braga como a protagonista. Na trama, Gabriela é uma mulher simples do sertão da Bahia que vai para Ilhéus fugida da seca, onde trabalha e seduz os homens da cidade com seu jeito alegre e sensual. Em 2012, a novela ganhou um remake com Juliana Paes.
O Astro
Lançada em 1977, a novela de Janete Clair conta a história de Herculano Quintanilha, um vidente interpretado por Francisco Cuoco que se aproxima da rica família Hayalla, de onde surge um dos grandes mistérios da trama: quem matou o patriarca Salomão? Em 2011, a novela ganhou remake no horário das 11 com Rodrigo Lombardi na pele do protagonista.
Guerra dos Sexos
Escrita por Silvio de Abreu e Carlos Lombardi, a comédia estreiou em 1983 e mostrou várias histórias divertidas que envolvem disputas entre homens e mulheres. Entre os protagonistas estão os primos Charlô e Otávio, que dividem a herança do tio, e decidem fazer uma aposta em que o perdedor abre mão de sua parte. Na primeira versão da novela, os primos são vividos por Fernanda Montenegro e Paulo Autran, e em 2012, por Irene Ravache e Tony Ramos.
Atualizado em 17 Jun 2013.