Guia da Semana

Planejada para ser transmitida depois de Espelho da Vida, a próxima novela das seis da Rede Globo, intitulada Órfãos da Terra, será protagonizada por refugiados sírios e, com um elenco de peso, também marca a estreia do ex-BBB Kaysar Dadour como ator. Segundo a autora, Thelma Guedes, o grande tema da nova produção será a empatia. A data de estreia ainda não foi divulgada, mas já temos algumas informações sobre a trama e o elenco.

O folhetim começa na cidade fictícia de Fardús, que é repentinamente atingida pela guerra, obrigando a família Faiek, até então estável e bem-estruturada, a fugir dali. Composta pela estudante Laila (Julia Dalavia), seu pai Elias (Marco Ricca), sua mãe Missade (Ana Cecília Costa) e seu irmão Kháled (Rodrigo Vidal), a família acaba indo parar em um campo de refugiados no Líbano, onde tentam ajudar Kháled, gravemente ferido, a se recuperar.

Já no campo de refugiados em Beirute, Laila cruza olhares com Jamil (Renato Góes), que está ali com seu patrão, Aziz (Herson Capri), que por sua vez busca mão de obra para suas empresas, e os dois acabam se interessando um pelo outro. O problema é que Aziz também fica impressionado com a beleza da jovem e oferece ao pai dela um contrato que pode salvar toda a sua família, em troca da mão da filha. Elias, evidentemente, recusa, mas Laila, desesperada por seu irmão, decide aceitar.


Aziz e Dalila (Foto: Globo/Paulo Belote)

Antes de o casamento ser consumado, entretanto, Laila descobre que seu irmão morreu e que, portanto, aceitou se casar em vão. Assim, se encontra com seus pais e traça um plano de fuga para São Paulo, no Brasil, onde já tem parentes. Aziz, revoltado, decide mandar Jamil para o Brasil para buscar a mulher que acredita ser sua propriedade.

Antes de embarcar, entretanto, Jamil descobre que a mulher foragida de seu patrão é a mesma por quem se apaixonou no campo de refugiados. Já no Brasil, ele vai descobrir que esse amor é maior do que o compromisso que havia assumido com Aziz: o de se casar com sua filha preferida, Dalila (Alice Wegmann).

As gravações começaram em janeiro de 2019 e a estreia está prevista ainda para o primeiro semestre do ano. O novo folhetim promete ser uma homenagem às diferenças e ao amor.

Atualizado em 23 Jan 2019.