Guia da Semana

A novela 'Orgulho e Paixão', nova aposta para a faixa das seis da Rede Globo, é livremente inspirada nos romances de Jane Austen e promete uma narrativa leve e descontraída sobre encontros e desencontros amorosos no início do século passado. Em tempos de fortes convenções sociais, os personagens viverão conflitos de conduta frente aos seus desejos. A trama é escrita por Marcos Bernstein, com direção artística de Fred Mayrik.

Interpretada por Nathalia Dill, Elisabeta é uma jovem à frente de seu tempo que vive no fictício Vale do Café, interior de São Paulo, e questiona as convenções sociais com seus ideais igualitários e interesses que não eram comuns a uma jovem do início do século XX.

Felisberto e Ofélia (Foto: João Miguel Júnior)

O pai de Elisabeta, Felisberto (Tato Gabus Mendes), apoia a filha em seus desejos de trabalhar e conhecer o mundo, o que inclusive gera conflitos com sua esposa, Ofélia (Vera Holtz). A matriarca da família discorda do marido no que diz respeito à criação das filhas, que, contando com Elisabeta, são cinco, cada uma com uma personalidade distinta – conheça-as no vídeo abaixo.

A trama principal girará em torno do amor de Elisabeta por Darcy (Thiago Lacerda). A princípio, os dois não se dão bem por pensarem muito diferente, mas aos poucos acabam se apaixonando e vão fazer de tudo para negar esse sentimento.

Para complicar ainda mais as coisas, a jovem conhecerá Ernesto (Rodrigo Simas), um filho de imigrantes italianos de temperamento contestador e cheio de vontade de mudar o mundo. Os dois se conhecem em um evento em que Ernesto está trabalhando e ele logo se apaixona por ela. Com ideais semelhantes, eles se tornarão aliados em nome de uma causa nobre.

Ernesto (Foto: João Miguel Júnior)

Em meio a suas crises, Elisabeta vai contar com o apoio de sua melhor amiga, Ema (Agatha Moreira), que é totalmente o oposto da protagonista. A jovem se autodeclara a Cupido do Vale do Café e está sempre tentando unir casais e cuidando de sua família. Dedicando tanto tempo aos outros, Ema não entende por qual razão, apesar de saber reconhecer gostos e afinidades, ela mesma ainda não encontrou seu grande amor.

Em meio a histórias de amor de Ema, Elizabeta e suas irmãs, a trama, que estreia em 20 de março, promete mostrar um pouco dos costumes da época, bem como a luta por direitos e individualidade. Assista ao vídeo com cenas já divulgadas:

Atualizado em 2 Mar 2018.