Guia da Semana

Assaltar um banco é perdoável? E furar a fila do mercado? Qual a sua regra nesse jogo? Qual o limite entre o certo e o errado? Todas essas questões norteiam a trama de A Regra do Jogo, nova novela das 21h da Rede Globo, que tem estreia marcada para o dia 31 de agosto (segunda-feira).

O folhetim, escrito por João Emanuel Carneiro (Avenida Brasil) e com direção de núcleo de Amora Mautner, conta com muito suspense, amor e humor. A trajetória dos personagens coloca à prova questões que envolvem, especialmente, a ética, os valores e os limites de cada um.

O protagonista da trama é Romero Rômulo (Alexandre Nero), um ex-vereador que tem uma vida menos óbvia do que aparenta ser. Ele é um herói do povo, que se apresenta desta forma e faz as pessoas acreditarem nisso – nesta lista está seu filho adotivo, Dante (Marco Pigossi), policial que dedica ao pai uma confiança incondicional. A especialidade de Romero é reintegrar à sociedade pessoas marginalizadas, especialmente ex-criminosos.

Romero é um homem de vida e hábitos simples, aparentemente. O carro não é dos melhores e o apartamento onde vive, na zona sul do Rio de Janeiro, é bem mais ou menos. É nesta região da cidade onde parte da trama acontece, onde há ricos, decadentes, honestos, deslumbrados e aqueles que, apenas, conseguem sobreviver.

Atena (Giovanna Antonelli) é uma dessas personagens. Não é rica, mas quer ser. Para isso, faz uso da lei do menor esforço. É uma estelionatária. Gasta na medida em que rouba. O fato é que ela acaba entrando na vida de Romero mesmo ele não querendo. E pior, ela chegou para ficar.

O coração da novela acontece um pouco mais pra cima, lá no Morro da Macaca, uma comunidade idealizada, onde muita gente sente vontade de morar. Vem de lá os personagens que cruzam a vida de Romero. Ou melhor, gente que guarda em si a explicação para ele ser o que ele é.

Tudo começa pela honesta e trabalhadora Tóia (Vanessa Giácomo). Os destinos dela e de Romero se encontram na delegacia. Ela, apesar de não ser criminosa, não foi presa injustamente. Ele, como não é novidade para ninguém, se apresenta como o benfeitor que garante a liberdade de Tóia. Manobra que sai caro para Djanira (Cássia Kis Magro), mãe de criação da jovem. É que Djanira é quem mais conhece Romero, talvez a única que saiba do que a sua essência é feita.

Djanira também criou Juliano (Cauã Reymond), que está envolvido até o pescoço nessas relações. Ele namora Tóia e não vê Romero com bons olhos. A indisposição entre os dois passa por questões pessoais e por Zé Maria (Tony Ramos), um homem que tem o paradeiro tão nebuloso quanto a sua ficha corrida. Foi Zé Maria quem pôs fim na amizade entre Djanira e Adisabeba (Susana Vieira), a rainha da comunidade, dona da maioria dos empreendimentos do Morro da Macaca, como a Caverna da Macaca. Trata-se da boate que ferve na noite carioca, onde o asfalto encontra o morro.

Todas essas histórias são o ponto de partida para o começo de A Regra do Jogo, que ainda conta como grandes nomes no elenco, como Barbara Paz (Nelita), Bruna Linzmeyer (Belisa), Bruno Mazzeo (Rui), Cris Viana (Indira), Deborah Evelyn (Kiki), Du Moscovis (Orlando), Fernanda Souza (Mel), Giovanna Lancellotti (Luana), Jackson Antunes (Tio), José de Abreu (Gibson), Julia Rabelo (Úrsula), Juliano Cazarré (Merlô), Letícia Colin (Paty), Marcello Novaes (Vavá), Marcos Caruso (Feliciano), Monique Alfradique (Tina), Otávio Muller (Breno), Paula Burlamaqui (Sueli), Renata Sorrah (Nora), Ricardo Pereira (Faustini), Suzana Pires (Janete), Thaissa Carvalho (Andressa Turbinada), Tonico Pereira (Ascânio), entre outros.

A Regra do Jogo estreia na rede Globo no dia 31 de agosto.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 6 Ago 2015.