Guia da Semana

A novela Segundo Sol, novíssima trama de José Emanuel Carneiro, estreou no dia 14 de maio e já conquistou muitos fãs e boas críticas, principalmente no que se refere à trilha sonora e caracterização dos personagens. A novela se inicia em 1999, mas vai ficar pouco tempo no milênio passado – no dia 23 de maio, quarta-feira, a trama vai saltar 18 anos.

Depois que o ex-marido de Luzia (Giovanna Antonelli) reaparece bêbado e tenta bater nela e em Beto Falcão (Emílio Dantas), a mocinha acaba empurrando o homem, que cai de um precipício e morre. Karola (Deborah Secco), oportunista, recomenda que Luzia fuja para não ser presa. A marisqueira aceita o conselho, deixa os filhos na Bahia e vai para a Islândia com seu amigo gringo, Groa (André Dias), voltando 18 anos depois como uma DJ famosa conhecida como Ariella.


Ícaro (Chay Suede) e sua irmã Manuela (Luisa Arraes) serão criados separados depois que sua mãe for embora

De volta ao Brasil, Ariella vai querer reencontrar seus filhos e reestruturar sua vida aqui, mas não vai ser fácil. Seu filho, Ícaro (Chay Suade), terá sido criado pela tia rabugenta Cacau (Fabíula Nascimento), mas foge dela para se tornar um garoto de programa sob os cuidados da cafetina Laureta (Adriana Esteves), que coopta jovens nas ruas de Salvador para lucrar em cima deles.

Manuela (Luisa Arraes), a filha mais nova, terá sido adotada por um homem rico, Edgar (Caco Ciocler), que vai amá-la incondicionalmente, mas a menina será odiada por Michele (Luísa Mendonça), mulher de Edgar, e a filha biológica dele, Rochelle (Giovanna Lancellotti). O reencontro da menina com a mãe se dará em seu aniversário. Manuela é uma grande fã de Ariella, sem saber que ela é sua mãe, e comemorará seu aniversário em um show da DJ, que o dedicará à filha, fazendo uma emocionante homenagem.

As duas acabam se aproximando e virando amigas, ainda que a filha não saiba a verdade. Luzia se aproveita da relação para saber como está seu filho, mas acaba descobrindo difíceis verdades, como o fato de que Manuela é viciada em drogas e Ícaro guarda rancor da mãe por tê-lo abandonado. Como se isso já não fosse bastante, Luzia não sabe, mas tem outro filho, herdeiro de Beto, que ela acredita ter nascido morto, antes de ela partir do Brasil.


Ícaro (Chay Suede) e seu meio-irmão Valentim (Danilo Mesquita) se envolverão com a mesma mulher, Rosa (Leticia Colin)

Valentim (Danilo Mesquita), o filho mais novo da DJ, também será músico, DJ e Guitarrista, assim como os pais, e será criado por Karola, acreditando que a vilã é sua mãe biológica. Sem saber que Ícaro é seu meio-irmão, os dois acabarão se envolvendo com a mesma mulher, a garota de programa Rosa (Leticia Colin), que também trabalha para a cafetina Laureta.

Enquanto tudo isso acontece, Beto mantém a mentira como Miguel, agora casado com Karola, com quem aceitou ficar para cuidar de Valentim, que de fato é seu filho, mas com Luzia. Ionan Falcão (Armando Babioff), irmão do protagonista, e Dodô (José de Abreu), pai do protagonista, ainda estão em crise por viver às custas da suposta morte do cantor, apesar de já saberem a verdade.

A segunda fase da novela Segundo Sol promete! O folhetim global vai ao ar na faixa das 21h, na Rede Globo.

Atualizado em 20 Mai 2018.