Guia da Semana

Escrita por Rui Vilhena, com direção geral de Ricardo Waddington e Gustavo Fernandez, a novela Boogie Oogie promete ser um dos sucessos da Rede Globo. A trama, que estreia no dia 4 de agosto no lugar de "Meu Pedacinho de Chão", se passa na década de 70 e conta com muita música e vingança.

A novela se inicia em 1956, quando Susana, personagem de Alessandra Negrini, comete uma grande maldade. Cega de ódio ao descobrir que seu amante, Fernando (Marco Ricca), não irá mais largar a esposa, Carlota (Giulia Gam), por tê-la engravidado, a morena resolve trocar a bebê da rival por outra criança.

Porém, somente em 1978 que toda essa confusão vem à tona. Por ironia do destino, as crianças trocadas na maternidade, Sandra (Ísis Valverde) e Vitória (Bianca Bin) vão disputar o amor do mesmo homem, o mocinho Rafael (Marco Pigossi). Tudo isso, é claro, embalado por muita música disco, meia de lurex e muitas gírias da época.

A trama

Sandra (Ísis Valverde), a verdadeira filha de Fernando e Carlota e agora com 22 anos, nem imagina que a dona-de-casa Beatriz (Heloísa Périssé) e o militar carrasco Elísio (Daniel Dantas) não são seus verdadeiros pais. Desempregada e dona de uma personalidade forte, a morena luta diariamente para ajudar nas despesas da família, que vive na periferia da cidade do Rio de Janeiro. Apaixonada, ela trai o namorado militar Pedro (José Loreto) com Alex (Fernando Belo), tornando-se noiva do segundo rapaz.

No dia de seu casamento, porém, Sandra tem uma triste surpresa: o noivo Alex morre em um grave acidente de monomotor tentando ajudar Rafael (Marco Pigossi), noivo da patricinha Vitória (Bianca Bin), que por ironia do destino é a verdadeira filha de Beatriz e Elísio. A partir disso, Sandra declara guerra a Rafael e passa a odiá-lo, acusando-o de ser o grande assassino de seu amor. O ódio, no entanto, vai virar uma bela história de amor.

Enquanto Sandra leva uma vida humilde e sem grandes luxos, Vitória vive em uma mansão no bairro da Gávea, também na zona sul do Rio de Janeiro. As diferenças entre as duas afloram quando elas descobrem que foram trocadas na maternidade.

Personagens

FERNANDO (MARCO RICCA)


O empresário é um homem prático que não suporta incompetência e que cultiva um mau humor crônico. Porém, ele tem um grande ponto fraco: as mulheres. Mulherengo incorrigível, ele fará de tudo para manter o casamento com Carlota (Giulia Gam) mesmo com as escapadas constantes. Ele é louco por Vitória (Bianca Bin), a típica “filhinha do papai”, que ele trata como uma princesa.


SUSANA (ALESSANDRA NEGRINI)


No passado, Susana acreditou na falsa promessa de Fernando, que um dia deixaria a mulher para ser feliz com ela. Mas a realidade foi outra: Fernando usou a gravidez de Carlota (Giulia Gam), sua esposa, para abandoná-la. Depois de passar 20 anos em Nova York, a morena decide voltar ao Brasil trazendo na bagagem o peso da vingança. Decidida a revelar um segredo do passado, Susana vai mudar a vida de muita gente. Principalmente a de Fernando.


RAFAEL (MARCO PIGOSSI)


O mocinho Rafael é um jovem piloto que sonha em ingressar na aviação comercial. Ele, que perdeu os pais no incêndio do edifício Joelma, em São Paulo, mora com os tios Mário (Guilherme Fontes) e Cristina (Fabíula Nascimento). Romântico e idealista, ele é o herói imperfeito. As suas intenções são as melhores, mas as suas escolhas nem sempre são as mais corretas. No início da trama, Rafael namora Vitória (Bianca Bin), mas um encontro inesperado com Sandra (Isis Valverde) vai mudar sua vida radicalmente.


SANDRA (ÍSIS VALVERDE)


Filha da dona-de-casa Beatriz (Heloísa Périssé) e o militar carrasco Elísio (Daniel Dantas), Sandra, que é dona de uma personalidade forte, luta diariamente para ajudar nas despesas da família, que vive na periferia da cidade do Rio de Janeiro. Porém, sua vida vira de cabeça para baixo após o então futuro noivo, Alex (Fernando Belo), sofrer um grave acidente e morrer antes do casamento.


VITÓRIA (BIANCA BIN)


A loira é uma vilã cheia de arrogância e com a típica atitude de quem acha que tem o rei na barriga. Namorada de Rafael (Marco Pigossi), ela não vai deixar nada e ninguém atrapalhar o seu romance.


ELÍSIO (DANIEL DANTAS)


Elísio é um tenente-coronel com um lema de vida muito simples: eu mando e os outros obedecem. Trata os três filhos, Sandra (Isis Valverde), Claudia (Giovana Rispoli) e Otávio (José Victor Pires), com pulso forte. Casado com Beatriz (Heloísa Périssé) e apaixonado por ela, ele acredita que tem a relação perfeita e feliz, até que uma revelação do passado da esposa vira a sua vida do avesso.


GILDA (LETÍCIA SPILLER)


Funcionária da agência de viagens Vip Turismo, Gilda vive um caso de longa data com o chefe, Fernando, personagem de Marco Ricca. Apesar dos anos de romance com a funcionária, o empresário nunca terminou seu casamento com Carlota (Giulia Gam).


INÊS (DEBORAH SECCO)


Inês é uma comissária de bordo independente, atualizada e livre. O desejo de se casar e constituir uma família (que na época era quase uma obrigação) passa longe das vontades da loira, que é dona do próprio nariz.

Por Anna Thereza de Almeida

Atualizado em 4 Ago 2014.