Guia da Semana

Foto: www.teledramaturgia.com.br

Senhora absoluta dos horários nobres da televisão e programa favorito de muita gente, as telenovelas fazem parte da rotina de milhões de brasileiros. A estudante Jéssica Teixeira, 17, por exemplo, adia seus compromissos por causa dos seus enredos favoritos. "Entre 18 e 22 horas, não arredo os pés do sofá", confessa. Além de ficar com os olhos grudados na telinha, a jovem vive cantarolando, pelos cantos da casa, as músicas das trilhas sonoras que integram as atrações. Afinal, as tais canções das tramas ficam, em média, nove meses no ar, e com tantas repetições, não há como não "arranhar" um trechinho.

Assim como Jéssica, milhares de telespectadores acabam se rendendo às melodias das novelas. É o caso do analista de sistemas, Nilson Xavier, 38. Aficionado em teledramaturgia, o rapaz coleciona mais de 300 discos de vinil e quase 200 CDs de trilhas de todas as emissoras. "A sonoplastia marca muito uma novela, por isso é natural uma pessoa se apaixonar pelos álbuns dos tais programas", esclarece o noveleiro.

Foto: Julian Marques

Morador de um edifício, localizado no bairro da Consolação, região nobre da capital paulista, o catarinense Nilson (acima) iniciou a sua coleção ainda na adolescência. "Lembro que o primeiro disco que comprei era uma coletânea, Melhor Internacional de Novelas (1983). Ele possui uma das capas mais bonitas. É meu xodó", admite. A partir deste material, Xavier não parou mais. "Visitei sebos e consegui raridades, como o primeiro disco de trilhas: o álbum de Véu de Noiva (1969). Antes dele, há apenas coletâneas lançadas pelos sonoplastas".

O analista de sistemas só compra as trilhas depois que a trama sai do ar. Por isso, ainda não tem as de Paraíso Tropical (Globo), atualmente exibida. "Não pago mais que 10 reais num álbum. Depois de uma semana do término da novela, o preço dos produtos abaixam muito", conta. Como qualquer bom colecionador, Nilson garante que seus títulos não têm preço. "Também não pretendo abastecer nenhum museu. Gosto mesmo de pegá-los nas mãos e escutá-los, sempre que sobra um tempinho", continua.

Foto: www.teledramaturgia.com.br

Dentre todos seus álbuns, Xavier tem o predileto: "amo a trilha internacional da novela Champagne (1983)". O disco traz melodias como I Am What I Am (Gloria Gaynor) e Champagne (Manolo Otero). Títulos internacionais de Guerra dos Sexos (1983), Louco Amor (1983), Sol de Verão (1982), Pão-Pão Beijo-Beijo (1983), Sétimo Sentido (1982), A Gata Comeu (1985), Vale Tudo (1989) e O Outro (1987) também preenchem a "estande de ouro" do colecionador. "Eles são meus favoritos", desabafa.

Foto: www.teledramaturgia.com.br

A Rede Globo foi a primeira a difundir trilhas sonoras de telenovelas. Véu de Noiva (1969), a pioneira, vendeu 70 mil cópias. O LP contava com as participações de Elis Regina, Joyce e Roberto Menescal. O primeiro recorde de vendagem só aconteceu em 1976, com a novela Estúpido Cupido. O atual recordista é o disco da novela O Rei do Gado (1996), com mais de 1,5 milhão de cópias comercializadas. Antes, o lugar era ocupado pelo álbum internacional de Dancin´ Days (1978). "Atualmente, houve um declínio enorme nas vendas, graças à internet", comenta Nilson Xavier.

Foto: Julian Marques

Desde o surgimento do primeiro LP, um padrão foi criado para as capas dos discos. Até 1975, a Globo adotava figuras geométricas e bicolores. "Imagens estranhas e feias", opina Xavier. A partir de 1976, com a novela Gabriela (acima), as capas começaram a ser mais elaboradas, reproduzindo o clima das novelas. Em 1985, com Roque Santeiro, fotos de atores passaram a ser freqüentes. "Este modelo dura até hoje e já cansou um pouco", solta o colecionador.

Após o nascimento da onda de artistas na capa, a recordista em aparições é a atriz Cláudia Raia. A musa já apareceu em Sassaricando (1987), Rainha da Sucata (1990), Deus Nos Acuda (1992), Engraçadinha (1995), Torre de Babel (1999), O Beijo do Vampiro (2002) e Belíssima (2005). Malu Mader e Patrícia França estão em segundo e terceiro lugar, respectivamente. Entre os homens há um empate: Edson Celulari, José Wilker e Eduardo Moskovis aparecem em quatro álbuns.

Caetano Veloso e Gal Costa são os campeões de músicas em telenovelas: cada um tem quase 50 melodias utilizadas. No quesito intérprete mais constante em abertura de novelas, Rita Lee ganha medalha de ouro. A voz da ruiva aparece em 7 tramas. Curiosidades como estas também interessam, e muito, Nilson Xavier, tanto que até o fim de 2007, o analista de sistemas apresenta o livro Almanaque da Telenovela Brasileira. Repleto de histórias dos bastidores, o trabalho será lançado pela editora Panda Books, a mesma que editou O Doce Veneno do Escorpião, autobiografia da ex-prostituta Bruna Surfistinha, e a série Guia dos Curiosos. Hoje, o colecionador administra ainda o site mais completo sobre novelas na rede: www.teledramaturgia.com.br. Sem dúvida, o material foi produzido ao som de suas inseparáveis trilhas novelísticas.

Artistas que mais aparecem em capas de discos
Atrizes

1º. Cláudia Raia
Novelas: Sassaricando (foto), Rainha da Sucata, Deus Nos Acuda, Engraçadinha, Torre de Babel, O Beijo do Vampiro e Belíssima

2º. Malu Mader
Novelas: Anos Dourados, O Outro, Top Model (foto), Anos Rebeldes, Força de Um Desejo e Celebridade


3º. Patrícia França
Novelas: Tereza Batista, Sonho Meu (foto), Salsa e Merengue e Suve Veneno


Atores

Edson Celulari
Novelas: Cambalacho, Deus Nos Acuda, Torre de Babel e Aquarela do Brasil


José Wilker
Novelas: Roque Santeiro, O Salvador da Pátria (foto), O Fim do Mundo e Senhora do Destino


Eduardo Moscovis
Novelas: Por Amor, Pecado Capital, Desejos de Mulher e Alma Gêmeas

Atualizado em 10 Abr 2012.